7 de mai. de 2010

Momento Flashback: Tracy Chapman


Tracy Chapman - Fast Car

Cantora e compositora norte-americana nascida em 1964, na cidade de Cleveland, estado de Ohio. Com 8 anos de idade começou a tocar guitarra e a escrever suas primeiras composições. Se mudou para Cambridge, estado de Massachusetts onde passou a estudar na Universidade de Tufts e fazer apresentações nas horas vagas até que, em 1988, gravou seu primeiro e aclamado disco Tracy Chapman, que destacou com dois grandes sucessos: "Baby Can I Hold You?" e "Fast Car".

O sucesso do disco teve boas vendagens e rendeu três prêmios Grammy Awards para Tracy, incluindo a categoria "Melhor Artista Revelação". No ano seguinte lança Crossroads, com repercussão um pouco inferior em relação ao trabalho anterior, mas destacou pela faixa-título, que foi um dos singles bem executados nas paradas.

Com oito discos no currículo, Tracy Chapman ainda continua na ativa. Seu último trabalho é o disco Our Bright Future, lançado em 2008 e que recebeu indicação ao Grammy Awards, na categoria "Melhor Álbum Folk Contemporâneo".


6 de mai. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 29

A História do Jazz - Parte V

Em meados da década de 1960, surgiu um movimento, tanto político quanto musical, de liberação das convenções e da "ordem estabelecida": o free jazz (jazz livre) ou new thing (coisa nova). Rompendo os critérios tradicionais, os novos transgressores criaramm uma música violenta, caótica, convulsiva, baseada na improvisação coletiva.

Os principais responsáveis por esse vendaval sonoro foram o pianista Cecil Taylor, o trompetista Don Cherry e os saxofonistas Albert Ayler, "Pharaoh" Sanders e Archie Shepp. John Coltrane também deu sua colaboração para o surgimento deste movimento.

No início da década de 1970, a onda free reflui. Miles Davis eletrifica seu trompete, lançando uma ponte entre o jazz e o rock. Em torno dele agrupam-se jovens músicos que depois seguiriam seus próprios caminhos: Herbie Hancock, John McLaughin, Tony Williams, Jack Dejohnette, Chick Corea e Keith Jarrett.

Ao mesmo tempo, chefiada pelo saxofonista Anthony Braxton, uma nova correte pesquisa algo "além do jazz", partindo para horizontes que o aproximam da música contemporânea européia. No final da década de 1970, delineia-se um importante movimento de retorno ao bebop.

Finalizando em 5 partes, a matéria referente à história do jazz, na próxima semana irei tratar da história do reggae. Até lá!



5 de mai. de 2010

Há 93 Anos nascia Dalva de Oliveira


Dalva de Oliveira - Ave Maria do Morro

A Estrela Dalva



Era o dia 5 de maio de 1917 quando uma estrela brilhou na cidade de Rio Claro, em São Paulo: nascia a Estrela Dalva. Deram-lhe o nome de Vicentina porque não sabiam que ali nascia uma estrela, a Estrela Dalva do universo de nossa música popular: DALVA DE OLIVEIRA.


Antes mesmo de ser essa estrela ela fez parte de um trio, denominado de Trio de Ouro, junto com a dupla Preto e Branco (Herivelto Martins e Nilo Chagas), cantando composições de Herivelto, como "Laurindo", "Ave Maria do Morro", entre outras. Foi em 1936 que eles conheceram a cantora Dalva de Oliveira no Cine Pátria, onde trabalhavam e a convidaram para fazer parte. O primeiro sucesso deste conjunto vocal foi a música "Ceci e Peri", em 1937.


A voz de Dalva dominou o Trio quando eles gravaram "Ave Maria do Morro" em 1942 e passou a fazer parte da Rádio Nacional. Parece que esse foi o começo do fim do Trio com Dalva, Herivelto e Nilo Chagas. Em 1950, Dalva e Herivelto oficializaram a separação de seu casamento do qual tiveram dois filhos: Pery Ribeiro e Ubiratan de Oliveira Martins.


E pouco depois, uma situação de desavenças chegou ao conhecimento do público e quando tudo parecia perdido, nasceu a verdadeira Estrela Dalva. Cantando sozinha, ela dominou um repertório que a levou ao auge do estrelato, enquanto as novas formações do Trio de Ouro não emplacavam.


Sua voz, fina, cristalina, bem colocada dominou como poucas a música da época. Compositores, como Marino Pinto e Ataufo Alves acreditavam na Estrela Dalva e enriqueceram seu repertório com verdadeiras jóias, que não eram mais "de ouro", mas continuavam brilhando. E vieram novos sucessos como "Tudo Acabado", "Calúnia", "Meu Rouxinol", "Estrela do Mar", entre outros.


Outros sucessos na voz da cantora marcaram o carnaval, como "Máscara Negra" e "Bandeira Branca", de grande êxito. Dalva faleceu vítima de câncer em 1972.

4 de mai. de 2010

REVELAÇÃO MPB: Coro dos Contentes


Coro dos Contentes - Vou Indo

O Coro dos Contentes é um grupo surgido em 2008, em São Paulo, capital, e liderada pelo guitarrista e vocalista Danilo Ventura, com influências em Los Hermanos, Chico Buarque, Milton Nascimento e Djavan. Completa a formação os integrantes: Allan Hollmann (no baixo), Guilherme Peace (na guitarra) e Pablo Marchatto (na bateria).

Por ser uma banda recente, com quase 2 anos de estrada, ainda se encontra em gravação de seu primeiro cd que pretende lançar neste ano, embora suas músicas já estejam circulando na internet. Para quem tiver curiosidade, algumas músicas podem ser escutadas no espaço musical da banda pelo link http://www.myspace.com/corodoscontentes

2 de mai. de 2010

Sintonia::: Especial Marina Lima



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Marina Lima.

Marina hoje


Marina Lima - Acontecimentos

Marina sempre gostou de falar abertamente sobre política e sexualidade. É neste sentido que, em 2009, passou a escrever seu primeiro livro "Entre as Coisas" onde traz alguns artigos publicados por ela, além de entrevistas, letras, partituras e fotos, que será lançado neste ano.

Agora morando em São Paulo, também se encontra em estúdio para gravar novo cd de inéditas, desde 2006 quando lançou Lá nos Primórdios, como também busca registrar em dvd, o elogiado show Primórdios que ocorreu no mesmo ano. Atualmente, Marina possui várias canções gravadas por outros artistas como Gal Costa, Adriana Calcanhotto, Lulu Santos, entre outros, e espero (assimm como outros fãs e admiradores) que ela continue na ativa, voltando a nos presentear sempre com ótimos trabalhos como sempre fez.


"Eu espero acontecimentos..."


Marina na década de 1990 e 2000


Marina Lima - Não Sei Dançar

Após a morte do pai, no período de confecção de O Chamado (1993) e o cancelamento da turnê do CD posterior a este, Abrigo, de 1995, provocado por este e outros problemas pessoais, Marina entra em depressão. Na época alegava que o empecilho eram problemas nas cordas vocais. Mesmo neste estado, inspiradíssima e notavelmente cheia de vontade de cantar, lança em 1996 o CD Registros à Meia-Voz, com versões próprias para letras de Paulinho da Viola, Zélia Duncan, Christiaan Oyens, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Somente em 1998 é que se pode notar os danos que a depressão causou à voz. Pierrot do Brasil é um disco magistral, mas que traz uma voz sussurrada, falada e um tanto castigada. Em 1999, Marina fez um ensaio para a revista "Playboy".

Em 2000, retorna aos palcos com Síssi na Sua, um grandioso espetáculo, com influência teatral. É nítida a deficiência vocal, apesar de não ter problemas físicos, a voz ficou comprometida com os problemas emocionais. Em 2003, no Acústico MTV, apesar de ainda deficiente, é nítida a melhora na voz. Em outubro de 2005, Marina estréia o novo show Primórdios com duas temporadas, por duas semanas em São Paulo, seguida de outra temporada em Janeiro. Essa foi a estratégia. Experimentar como funcionam as novas ideias ao vivo para depois gravar com a certeza de agradar o público. Em Agosto de 2006, lança o CD Lá Nos Primórdios, com a voz mais firme e forte. Anuncia que está fazendo aula de canto e fono, para reaprender a usar a voz.

Em Novembro de 2006 registrou o show Primórdios em DVD com show fechado no Auditório do Ibirapuera (SP). O DVD sai em Julho de 2009. Em 2007, Marina se lança na estrada com um novo show, o "Topo Todas Tour". O show é um apanhado de seus maiores sucessos com as canções inéditas de seu último disco, o elogiadíssimo Lá nos Primórdios. O show foi encerrado na metade de 2008 e deu lugar para que Marina concebesse o, ainda mais belo, Marina Lima e Trio em Concerto.
------------------------------------------------------------
Extraído do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Lima



Marina e seu sucesso nacional


Marina Lima - A Francesa

Marina muda de gravadora em 1984. De novo contrato com a Polygram, lança seu bem sucedido álbum Fullgás, que emplaca com as regravações de "Me Chama" (de Lobão), "Mesmo Que Seja Eu" (de Erasmo Carlos), "Veneno" (versão de Polacci, incluida na trilha da novela global "Selva de Pedra"), além do hit "Fullgás", de sua autoria com Antônio Cícero.

Em 1985, tem sua música "Pra Começar" como tema de abertura da novela global "Roda de Fogo" e lança o disco Todas. O sucesso alcançado nos últimos trabalhos e em turnê de seu último álbum, alcançando grandes vendagens e premiações, leva a Marina a gravar seu primeiro disco ao vivo no ano seguinte. Marina alcança projeção nacional e reconhecimento do público e da crítica que a coloca como uma das melhores cantoras e intérpretes na década de 1980. Já em 1987, grava o disco Virgem que emplaca duas músicas nas rádios - "Virgem" e o hit do verão "Uma Noite e Meia" - e ganha mais um Disco de Platina.

Em 1989, com Próxima Parada, Marina conta com as participações de Léo Gandelman e Cláudio Zoli que assina a faixa "A Francesa", grande destaque do disco que foi incluida na novela global "Top Model" e se tornando uma das músicas mais tocadas do ano. A partir de 1990, a cantora passa a assinar como "Marina Lima" em todos os seus discos.



O começo da carreira de Marina


Marina Lima - Pra Começar

A cantora e compositora Marina Lima, apesar de carioca, é filha de pais nordestinos. Tendo morado nos Estados Unidos durante a infância e adolescência , iniciou sua carreira musical em sua volta ao Brasil. Foi em 1977 que ela deu uma composição sua ("Meu Doce Amor") para a cantora Gal Costa gravar.

Como seu irmão era poeta e filósofo, Marina resolveu musicar seus textos e passaram a ser parceiros musicais. Daí, Marina grava, em 1979, seu primeiro disco pela WEA - Simples Como Fogo - e que teve uma música ("Transas de Amor") incluida na trilha sonora da novela global "Pai Herói". No mesmo ano, participou do especial Malu 80, também exibido pela TV Globo e inspirado na série "Malu Mulher" estrelado por Regina Duarte, ao lado de outras grandes cantoras da MPB como Simone, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Joanna, Rita Lee, entre outras.

A partir de 1980, o sucesso de Marina começa a aumentar. Grava os discos Olhos Felizes (de 1981, que contou com participação de Caetano Veloso na faixa "Nosso Estranho Amor"), Certos Acordes (de 1982, com destaque para "Charme do Mundo") e Desta Vida, Desta Arte (de 1984). Faz participação no filme "Garota Dourada", de Antonio Calmon, onde ela atua e canta ao lado de Ricardo Graça Mello.



Marina: Release


Marina Lima - Charme do Mundo


Uma carreira marcada por grandes hits, passagens inesquecíveis, frases e canções que ficaram no imaginário das pessoas. Marina Lima é, indiscutivelmente, um dos mais importantes nomes da música brasileira. Nascida no Rio de Janeiro, habitante da cidade de Washington D.C. dedos 5 aos 12 anos, pessoa do mundo influenciada pela música americana, latina e, claro, pela boa música brasileira. Um único jeito de cantar e de se expressar.

A parceria com o irmão, poeta e filósofo Antônio Cícero trouxe momentos raros de inspiração. Casamento de música, letra e dança. Marina lança o seu primeiro disco solo em 1979, fica conhecida do grande público nos anos 80, transforma-se em uma referência nos anos 90, conquistando todos os prêmios, o melhor público, reconhecimento, identidade. Um perfil único, inédito, sem estar preso a um estilo ou época.

A Marina Lima do século 21 está cada vez mais autoral, antenada, jovem e madura ao mesmo tempo. Amante dos novos sons, do que está por vir e cada vez mais inteira para dividir suas jóias com o seu público. Marina já é uma artista eterna.
------------------------------------------------------------------
Extraído do site oficial da cantora www.marinalima.com.br



Marina Lima - Fullgás



Com participação de Liminha, Marina canta um dos maiores clássicos de seu repertório Fullgás - ao vivo
.

Homenageada do Dia: Marina Lima


Marina Lima - Gata Todo Dia

No ano em que irá comemorar 55 anos de idade, a carioca Marina Correia Lima vem ocupar este espaço para todos conhecerem um pouco de sua vida, sua carreira, bem como suas músicas que vieram a torná-la uma das maiores e competentes cantoras da música brasileira. Marina Lima é a Homenageada do Dia.