4 de abr. de 2014

Momento Flashback: Savage


Savage - Don't Cry Tonight

Roberto Zanetti é um cantor, produtor musical, compositor e empresário italiano, nascido em Massa, Toscana, nascido em 28 de novembro de 1956. Como cantor, Zanetti é conhecido sob o nome artístico de Savage, e como produtor musical, é conhecido como Robyx.

Ele fundou várias empresas como a Robyx Productions, a Extravaganza Publishing e a DWA Records.

Zanetti produziu e escreveu músicas para diversos artistas além de si mesmo, incluindo Ice MC, Double You, Alexia, Corona e Zucchero.

Desde 1983, Zanetti tem registrado sob o nome artístico de Savage. Sua canção "Don't Cry Tonight" foi bem-sucedida na Europa e tem sido freqüentemente remixada desde então. No mesmo ano gravou "Only You", um número de disco lento, que também se tornou consideravelmente popular. Seu primeiro álbum, Tonight foi bem sucedido comercialmente e precedido singles como "Radio", "Time", "A Love Again", "Celebrate", "Love Is Death". Em 1989, gravou "I Just Died In Your Arms Tonight" (um remake Hi-NRG de uma canção de Cutting Crew), bem como um álbum de grandes sucessos. 

Em 1994, ele lançou outro álbum, Strangelove, contendo uma série de remixes de suas músicas mais antigas e quatro misturas da música "Strangelove" (originalmente composta pelo grupo musical inglês Depeche Mode). O último single lançado por Savage foi "Don't You Want Me", que apareceu em seu próprio selo Dance World Attack, em 1994. Esta faixa não está presente no álbum Strangelove. Após um silêncio de quinze anos, ele lançou Twothousandnine - 2009 como maxi-single em outubro de 2009.
----------------------------------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.

3 de abr. de 2014

Sintonia In Concert: Monserrat Caballé


Maria de Montserrat Viviana Concepción Caballé i Folc mais conhecida como Montserrat Caballé (Barcelona, 12 de abril de 1933) é uma famosa cantora lírica catalã espanhola com voz de soprano.

De origem humilde, necessitou de grandes esforços para concluir seu curso de canto no Conservatório Superior de Liceu e completar logo seus estudos com Eugênia Kemeny e Conchita Badía.

O início de sua carreira foi também muito modesto até que decidiu ir para Suíça, de onde fez parte da Ópera de Basileia entre 1957 e 1959, estreou com um repertório pouco frequente para as cantoras espanholas, que incluía Mozart e Strauss, o que serviu para sua seguinte etapa profissional na companhia permanente da Ópera de Bremen (1959-1962).

Mas sua verdadeira estreia mundial se deu na noite de 20 de abril de 1965 no Carneggie Hall, quando teve que substituir imprevisivelmente a Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia de Donizetti: sua actuação lhe rendeu 25 minutos de aplausos ao término de uma representação e um dos mais importantes críticos nova-iorquinos titulou ao dia seguinte "Callas + Tebaldi = Caballé". A partir desse momento, Caballé ficou conhecida como uma das grandes divas da ópera mundial a fama lhe gerou vários anos de teatros lotados para assistir suas apresentações. 

Hoje tem em discos uma variedade enorme em estilo e repertório que estão em mais de 130 gravações, abrangendo papéis tão díspares quanto a Salome de Richard Strauss, Fiordiligi da ópera Così fan tutte de Mozart, Norma de Bellini e Mimì da ópera La Bohème de Puccini. 

Em 1988 junto com Freddie Mercury, do grupo de rock britânico Queen, grava o álbum Barcelona, considerado um mito na união de uma cantora de ópera com um cantor de rock, sendo considerado um dos melhores trabalhos de ambos, logo após, saíram numa pequena turnê que foi registrada em vídeo em Ibiza. 

Em 1992 cantou na abertura dos jogos olímpicos de Barcelona, sem a presença de Freddie Mercury, que faleceu no ano anterior ao evento, mas ela fez um dueto virtual com este, fato que a emocionou muito. Este dueto virtual se repetiu em 1999, antes da final da UEFA Champions League, entre Manchester United e Bayern de Munique, que foi vencida pela equipe inglesa de Manchester. Ela fez um tributo ao Freddie Mercury cantando "Bohemian Rhapsody" junto a outro grande vocalista de heavy metal, Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, considerado por muitos como um dos melhores vocalistas de todos os tempos. Essa versão é uma versão mais operística, por parte de Montserrat, e forte, por causa de Dickinson, que interpretou muito bem a música. Esse tributo pode ser encontrado no álbum Montserrat Friends for Life

Atualmente vive em Barcelona, sua cidade natal.
--------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.


2 de abr. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 4 (O Compositor Carlinhos Brown)


Caetano Veloso - Meia Lua Inteira (Capoeira Larará)

A boa receptividade da música "Visão de Cíclope" nas rádios gravada por Luiz Caldas começou a abrir portas para Carlinhos Brown, mostrando seu novo talento além dos tambores e percussão: o lado compositor.

Entre 1985 a 1989, Brown compôs vários sucessos que foram gravados por inúmeros artistas do recém-criado "axé-music", expressão criada pelo jornalista Hagamenon Brito para designar as músicas oriundas do carnaval baiano, embora de forma pejorativa. Dessa turma que registrou suas canções em seus discos temos: o próprio Luiz Caldas ("Clima Delicado"), Ara Ketu ("Deus do Fogo e da Justiça"), Virgílio ("Iaiá Maravilha", "10 Litros de Licor"), Sarajane ("Cadê Meu Coco?", "Xenhenhém", "Vale"), Asa de Águia ("A Gente Pede Festa", "Sacaneou", "Tem Balé"), Cheiro de Amor ("Tipo Nativo"), Chiclete Com Banana ("É Difícil", "Selva Branca", "Vumbora Amar"), entre outros. Em 1987, Carlinhos Brown ganhou o Troféu Caymmi como o compositor mais gravado e executado na música baiana (foram 26 músicas tocadas ao longo de 1986).

Mesmo que esses e outros artistas tenham gravado outras composições de Carlinhos Brown, ele continuava a tocar em várias bandas. Mas foi em 1989 que viu sua vida mudar, ao colaborar com Caetano Veloso na gravação do disco O Estrangeiro (que deu mesmo nome à turnê). Caetano já conhecia Brown desde que este tocava na banda Acordes Verdes e regravou "Capoeira Larará" (de Carlinhos Brown, gravada originalmente pela banda Chiclete Com Banana em 1988), intitulando como "Meia Lua Inteira" e virou sucesso no Brasil todo ao ser incluído na trilha da novela Tieta, da TV Globo.

A partir daí, Caetano realizou vários shows pelo Brasil e pelo exterior, com Brown na percussão ao lado de outros integrantes da banda. Depois surgiram convites para tocar ao lado de João Gilberto, Djavan, João Bosco e outros artistas consagrados da mpb. Mas a década de 1990 estava chegando e novas idéias foram surgindo.

Próxima semana veremos quais foram as novas investidas de Carlinhos Brown. Até lá!

30 de mar. de 2014

Sintonia::: Especial Titãs



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos dos Titãs.

Novos Rumos dos Titãs

Titãs - Epitáfio

A década de 1990 teve altos e baixos para a banda. Primeiro pela saída de Arnaldo Antunes em 1991, após o lançamento do disco Com Tudo ao Mesmo Tempo Agora. Os álbuns seguintes (Titanomaquia - de 1993, e Domingo - de 1995) não tiveram boas vendagens e a banda atravessava um momento ruim, com mudanças de produtores para seus trabalhos e deram uma paralisação em suas atividades. Alguns dos seus integrantes gravam cds independentes.

Em 1997, sob a produção de Liminha, retornam com o cd e dvd Acústico MTV ao vivo, sendo muito bem recebido pela crítica e pelo público, vendendo mais de 1 milhão de cópias. Neste trabalho contou com participações especiais de Marisa Monte, Marina Lima, Rita Lee, Jimmy Cliff, Fito Paez e do ex-titã Arnaldo Antunes. No ano seguinte, lançaram o segundo volume do cd acústico, desta vez gravado em estúdio, com sucessos que ficaram de fora do álbum anterior. Em 1999 gravam um cd de covers.

No ano de 2001 retornam com um disco de inéditas intitulado A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana com destaque para a música "Epitáfio". Mas uma tragédia abala os integrantes dos Titãs com a morte do guitarrista Marcelo Frommer, vítima de um atropelo fatal em São Paulo. No ano seguinte, o baixista Nando Reis sai da banda para investir em carreira solo. Mesmo diante das baixas, os Titãs resolvem seguir em frente e lançam o 14° disco de sua carreira com o cd Como Estão Vocês?, com Liminha na produção.

Em 2009, voltam com o cd Sacos Plásticos, sendo o último trabalho do baterista Charles Gavin que sai da banda. No ano de 2011, participaram do show de abertura do Festival Rock In Rio ao lado dos Paralamas do Sucesso. O último trabalho do grupo foi lançado em 2012 com o cd Cabeça Dinossauro Ao Vivo, em comemoração aos 30 anos de carreira, gravado no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

A atual formação agora conta com Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Belloto. 

Os Titãs na Década de 1980

Titãs - Miséria

Um grupo de alunos de um dos colégios da elite paulistana se uniu no início da década de 1980 para marcar seu nome na história do rock brasileiro. Inicialmente denominado de Os Titãs do Iê-Iê, seus integrantes tinham influências e estilos que iam da MPB ao punk, do concretismo à arte performática.

Arnaldo Antunes, Nando Reis, Sérgio Britto, Branco Mello, Paulo Miklos, Toni Belloto, Marcelo Fromer, Ciro Pessoa e André Jung passaram a se apresentar em diversos locais da cidade de São Paulo, começando no SESC Pompéia em 1982. Dois anos depois, conseguiram um contrato com a gravadora WEA, para gravar dois discos: Titãs (de 1984) e Televisão (de 1985). Neste período ocorreram mudanças na formação da banda com a saída de Ciro Pessoa e a substituição de André Jung por Charles Gavin.

O sucesso estava começando para os Titãs, mas não faltaram problemas para os integrantes: as vendagens não saíram como o esperado e a prisão de alguns de seus membros. Em 1986, voltaram para gravar o LP Cabeça Dinossauro, considerado um dos seus melhores trabalhos, produzido por Liminha, e que emplacou os sucessos "AA UU", "Polícia", "O Quê?", "Homem Primata", entre outros.

Outros trabalhos se sucederam como Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (de 1987), Go Back (gravado ao vivo em 1988 no Festival de Montreaux, na Suíça) e Õ Blesq Blom (de 1989, com destaque para "Flores", "Miséria" e "O Pulso").

Titãs: Perfil Sinóptico dos Integrantes.

Titãs - Sonífera Ilha

O grupo paulista Titãs (inicialmente chamados de "Titãs do Iê-Iê") tiveram um grande número de integrantes que se conheceram no Colégio Equipe, em São Paulo no final da década de 1970, dos quais, alguns permanecem, enquanto outros resolveram seguir com novos projetos ou carreiras por conta própria. A seguir, um perfil resumido de seus integrantes desde a primeira formação:

01. Arnaldo Antunes - Começou cantando na Aguilar e a Banda Performática ao lado de Paulo Miklos até seguir com sua carreira artística nos Titãs em 1982, sendo um dos principais cantores e compositores. Chegou a ingressar na faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP), porém com a rotina de shows, turnês e gravações dos Titãs, não foi possível que concluísse, e acabou deixando a banda no ano de 1992 para dedicar-se a direção artística. Além de músico, é poeta. Entre seus trabalhos recentes incluem um projeto musical junto com Carlinhos Brown e Marisa Monte em que gravou o disco Tribalistas em 2002, uma banda chamada Pequeno Cidadão criada em 2008 e extinta em 2012, além de escrever alguns livros.

02. Branco Mello - Nome artístico de Joaquim Cláudio Correia Mello Júnior. Começou na banda denominada Trio Mamão e as Mamonetes, onde conheceu o futuro "titã" Marcelo Frommer. Uma das vozes dos Titãs, onde viria a fazer parte junto com André Jung (futuro baterista do Ira!), Branco também é um dos compositores principais. Entre seus trabalhos recentes destacam o livro/CD intitulado "Eu e Meu Guarda-Chuva" lançado em 2001. Continua na banda até hoje.

03. Charles Gavin - Começou tocando em 1981 no grupo Ira! e meses depois no RPM, até chegar aos Titãs, substituindo André Jung (que foi para o Ira!) no final de 1984. Considerado um dos grandes bateristas do rock brasileiro, Charles também produziu discos de algumas bandas pop-rock nacionais. Com os Titãs, Charles ficou até 2010.

04. Ciro Pessoa - Fez parte da primeira formação dos Titãs. Compôs com a banda vários sucessos como "Sonífera Ilha", "Toda Cor", "Babi Índio" e "Homem Primata". Após deixar a banda por motivos pessoais em 1983, fundou o Cabine C em 1987. Ciro também fez parte das bandas CPSP (Ciro Pessoa e Seu Pessoal) e Ciro Pessoa & Banda Ventilador. Além de músico, também é poeta e jornalista.

05. Marcelo Frommer - Junto com Branco Mello, fez parte da banda Trio Mamão e as Mamonetes até vir a fazer parte dos Titãs em 1982. Um dos guitarristas da banda, Marcelo Frommer veio a falecer em junho de 2001, vítima de um atropelo fatal em São Paulo, antes do início das gravações do 13º disco A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana.

06. Nando Reis - Baixista dos Titãs desde 1982 e um dos principais compositores e vocalistas da banda, Nando Reis foi responsável pelas versões das músicas "Márvin" ("Patches", da banda Chairmen of the Board) e "Querem Meu Sangue" ("The Harder They Come", de Jimmy Cliff), além de compor sucessos como "Bichos Escrotos", "Pra Dizer Adeus", "Os Cegos do Castelo", entre outros. Também é violonista e saiu dos Titãs após a morte de Marcelo Frommer e seguiu com carreira solo junto com a banda Os Infernais, compondo inúmeros sucessos que foram gravados por outros cantores da música nacional.

07. Paulo Miklos - Iniciou sua carreira musical junto com Arnaldo Antunes na Aguila e a Banda Performática, chegando a lançar um trabalho independente. Chegou aos titãs em 1982 e é um dos seus principais vocalistas, permanecendo até hoje. Em 2001 iniciou sua carreira como ator de cinema e participações na televisão. Também chegou a ser apresentador na MixTV.

08. Sérgio Britto - Natural do Rio de Janeiro e filho de pai político, foi um dos formadores dos Titãs. Sendo tecladista, compositor e uma das vozes da banda, é responsável por alguns dos principais sucessos como "Bichos Escrotos" (ao lado de Nando Reis), "Comida", "Epitáfio", "Go Back", entre outros. Fez alguns trabalhos paralelos, mas ainda permanece com os Titãs atualmente.

09. Tony Belloto - Guitarrista e compositor dos Titãs desde o início da sua formação. Casou-se com a atriz global Malu Mader e atualmente desenvolve carreira de apresentador na TV Futura, além de ser escritor. Continua em atividade com a banda.

Titãs - Pra Dizer Adeus


Clipe extraído do dvd Titãs Acústico MTV, gravado ao vivo nos dias 06 e 07 de março de 1997 no Teatro São Caetano, em São Paulo.

Homenageado do Dia: Titãs


Titãs - Comida

Uma das maiores bandas de rock que já surgiram no cenário brasileiro na década de 1980 e que continuam em atividade até hoje. Os Titãs são os Homenageados do Dia deste domingo.