24 de dez. de 2010

Momento Flashback: Laura Branigan



Laura Branigan - Self Control

Cantora e atriz norte-americana que entrou no mundo artístico em 1973 ao fazer parte do grupo Meadows, mas só em 1982 alcançou o estrelato com a música "Gloria", uma versão da música do cantor italiano Umberto Tozzi (outras músicas também fariam parte do repertório de Branigan nos trabalhos posteriores), ficando 36 semanas no topo das paradas. O single, que lhe rendeu um Grammy na categoria "Best Pop Vocal Performance Female", saiu em seu primeiro disco Branigan que trambém trazia o hit "All Night With Me".

Logo viria o segundo disco Branigan 2 gravado no ano seguinte, sendo também um ótimo trabalho em relação ao primeiro, emplacando baladas como "Solitaire" e "How I am Supposed To Live Without You", sucesso de Michael Bolton. Ainda gravou o terceiro disco Self Control em 1983, com destaque para a faixa-título, e teve uma música sua - "Imagination" - incluída na trilha sonora do filme "Flashdance".

Em sua trajetória musical, Laura Branigan gravou nove discos, incluindo duas coletâneas, e também atuou no cinema, fazendo inicialmente uma participação especial na série policial Chips na tv. Nos últimos meses de sua vida, a cantora vinha se queixando de constantes dores de cabeça, embora não teve qualquer acompanhamento médico, vindo a falecer em 2004, vítima de aneurisma cerebral não diagnosticado em sua residência em Nova York, aos 47 anos de idade.


23 de dez. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 53

Jingle Bells

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

As canções natalinas são símbolos do Natal e as letras retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade, o amor, os valores cristãos. (...)

As cantigas de Natal são uma tradição antiga e bastante difundida entre os países cristãos tanto católicos quanto protestantes. As cantigas são ensinadas aos pequenos e cantadas em coros, igrejas e residências na época do Natal para comemorar o nascimento de Cristo e reforçar os valores cristãos.

As músicas natalinas cantadas por corais originaram-se Europa e, quando surgiram, eram consideradas pagãs. Costumavam ser cantadas durante as cerimônias do Solstício de Inverno (o dia mais curto do ano). As pessoas reunidas cantavam e dançavam em volta de círculos de pedra.

Aos poucos, as músicas da cerimônia, executadas no dia 22 de dezembro, foram substituídas por canções consideradas cristãs. A primeira canção natalina de que se tem registro data do ano 129. Um bispo romano teria dito que a música "Hino dos Anjos" deveria ser cantada durante o Natal.

As músicas de Natal atravessaram séculos, correndo o risco de desaparecer como as antigas tradições que a criaram.

"Jingle Bells" é uma das mais comuns e conhecidas canções natalinas do mundo. Foi escrita por James Lord Pierpont (1822–1893) e publicada como "One Horse Open Sleigh" em 16 de Setembro de 1857, sendo que, originalmente, não se tratava de uma canção natalina. A canção foi traduzida para muitos idiomas. No Brasil, ela recebeu versão em português de Evaldo Rui. João Dias a gravou em disco de 78rpm pela Odeon, em 4 de outubro de 1951, para o suplemento de dezembro daquele ano.

Portanto, diante dessas informações, é que desejo um Feliz Natal ao som de "Jingle Bells" a todos que passaram e passam por aqui, com muita paz e luz.
------------------------------------------------------------------------------
Fontes:
- http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm
- http://pt.wikipedia.org
- http://pessoas.hsw.uol.com.br/natal-eua15.htm


22 de dez. de 2010

Um pouco sobre Tulipa Ruiz

Tulipa Ruiz - Às Vezes

Tulipa Ruiz nasceu em São Paulo, capital, sendo filha do jornalista e guitarrista Luiz Chagas (da banda Isca de Polícia) e irmã do guitarrista Gustavo Ruiz. Mudou com sua família para Minas Gerais, onde cresceu na cidade de São Lourenço. Despertou desejo pela música na adolescência, o que em breve iria seguir sua carreira de cantora.

Antes disso, ainda teve experiência como jornalista e desenhista quando retornou para São Paulo. Logo depois foi convidada por amigos a participar de bandas e a cantar, inclusive participando de shows de outros artistas, influenciada por seu pai. Ao revelar-se como compositora, começou os trabalhos para gravar seu primeiro disco como cantora profissional no final de 2009.

Assim, o cd de estréia Efêmera foi lançado em maio deste ano, que foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, contando com a participação de alguns dos novos nomes da mpb como Tiê, Thalma de Freitas, Mariana Aydar, Juliana Kehl entre outros, com destaque para as faixas "Brocal Dourado", "Pontual", "Às Vezes" e da faixa-título. Hoje continua fazendo shows e dividindo seu tempo com a internet através de seu perfil no MySpace.


Tulipa Ruiz - Só Sei Dançar Com Você


Apresentação de Tulipa Ruiz no programa Oi Novo Som, apresentado por Fabiana Leão.


REVELAÇÃO MPB: Tulipa Ruiz


Tulipa Ruiz - Efêmera

Tulipa Ruiz é uma cantora, compositora e desenhista paulista e é mais uma das novidades na nossa música brasileira. É a Revelação MPB desta quarta-feira.


19 de dez. de 2010

Sintonia::: Especial Lionel Richie



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Lionel Richie.

Lionel Richie, hoje

Lionel Richie - Do It To Me

Embora a década de 1980 marcou a fase áurea de Lionel Richie, o mesmo não se pode dizer na década seguinte. Após um período difícil em sua vida pessoal marcada por vícios, as vendas de dois discos gravados por ele com músicas inéditas (Louder Than Words, de 1996; e Time, de 1998) não tiveram o mesmo sucesso dos trabalhos anteriores, lançados pela Motown. Em 1992, gravou uma coletânea de seus grandes sucessos denominado Back To Front, que incluía ainda 3 faixas inéditas: "Do It To Me", "My Destiny" e "Love, Oh Love"

A partir de 2000, retorna às origens de seu estilo musical que o consagrou nos anos 80, com o disco Renaissance. Torna-se ativista na luta contra o câncer, motivado pela doença de sua avó, diagnosticada com câncer de mama. Em sua carreira, Lionel Richie ganhou cinco Grammy Awards, 18 American Music Awards, 1 Globo de Ouro, 5 People's Choice Awards, além de ser um dos poucos artistas do mundo, ao lado de Paul McCartney, Rolling Stones e Stevie Wonder, ao alcançar o posto nº 1 com nove composições diferentes nas paradas por mais de 30 semanas, entre 1978 a 1986. Seu nono e último disco foi lançado em 2009 com Just Go.


O premiado Lionel Richie

Lionel Richie - Say You, Say Me

Em 1985 ocorre o auge da carreira de Lionel Richie. Primeiro compõe, junto com Michael Jackson, a música "We Are the World" para o compacto U.S.A. For Africa que reuniu 45 cantores de todo o mundo para gravá-la, destinando fundos para o povo necessitado do continente africano. Com a gravação, lhe rendeu 5 Grammy.

No mesmo ano, compõe um de seus grandes sucessos "Say You, Say Me" que entraria para o filme "O Sol da Meia-Noite (White Nights)", estrelado pelo bailarino Mickail Baryshnikov e dirigido por Taylor Hackford, ganhando um Oscar na categoria Melhor Canção Original, emplacando em primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Embora não tenha feito parte da trilha sonora do filme por pressão da Motown por fazer parte do terceiro disco de Lionel Richie (Dancing On the Ceiling, de 1986), o clipe da música contém cenas do filme e se tornou a grande canção do ano.


O Reconhecimento de Lionel Richie

Lionel Richie e Diana Ross - Endless Love


Paralelo às atividades do grupo, Lionel Richie investe em novo ramo, produzindo o disco do cantor Kenny Rogers em 1980, além de compor algumas faixas. No ano seguinte vem a consagração mundial com sua composição "Endless Love", dueto com Diana Ross, incluída no filme "Amor Sem Fim", se tornando uma das baladas românticas mais conhecidas da década.

Devido a este grande sucesso, Lionel Richie, desliga-se oficialmente do grupo para seguir carreira solo, gravando seu primeiro disco homônimo em 1982, com destaque para a música "Truly". A fama vem com o disco seguinte Can't Slow Down, de 1983, que entra para a Lista da Fama entre os 200 discos mais expressivos do pop rock mundial, sendo um dos mais vendidos. Neste trabalho estão alguns hits como "Stuck On You" e a balada "Hello". Lionel ainda gravou o clipe do primeiro single "All Night Long" no Caribe e ainda participou da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.


O Início da Carreira de Lionel Richie

The Commodores - Easy

A infância de Lionel Richie se passou em duas cidades do estado norte-americano de Alabama: Tuskegee (onde nasceu em 1949) e Illinois. Na década de 1960, veio a despertar o gosto pela música ao integrar em alguns grupos musicais, influenciado pelo estilo rhythm and blues, até chegar ao grupo de soul/funk The Commodores, formado por Milan Williams, Ronald LaPread, Willian King Jr., Thomas McClary e Walter Clyde Orange, em 1968. Era o início de sua carreira musical.

No mesmo ano, após assinar contrato com a Motown (mesma gravadora dos Jackson 5 e Diana Ross), lança seu primeiro disco somente em 1974 com Machine Gun e emplaca alguns sucessos, inclusive de própria autoria de Richie ("Easy", "Still" e "Three Times a Lady"). The Commodores fez enorme sucesso na década de 1970, após deixar de abrir shows para os Jackson 5. Com o tempo, Lionel percebe que não dá para continuar no grupo e, aos poucos, foi se afastando do grupo, após ganhar 3 discos de platina pelas vendagens, até o início da década de 1980, quando parte para uma bem sucedida carreira solo.


Lionel Richie - Lady


Apresentação ao vivo de Lionel Richie no canal alemão RTL, cantando um dos grandes sucessos: "Lady". Embora a canção faça parte do disco Time, de 1998, foi composta em 1980.


Lionel Richie: Homenageado do Dia


Lionel Richie - All Night Long

O norte americano Lionel Brockman Richie Jr. é o nome completo de um dos grandes astros da música pop internacional, nascido em Tuskegee, estado de Alabama, nos Estados Unidos. Para todos os leitores deste blog, trago Lionel Richie como o Homenageado do Dia.