16 de mai. de 2014

Momento Flashback: Julian Lennon


Julian Lennon - Valotte

Filho de John Lennon com Cynthia Powell, nascido em Liverpool, quando seu pai estava em ascensão com os Beatles. Julian e sua mãe foram mantidos escondidos do público e da imprensa por John a pedido de Brian Epstein, que temia o desinteresse na banda por parte das fãs. No entanto, quando a imprensa britânica descobriu que John era pai e casado, não fez a menor diferença.

Julian Lennon participou do filme "Magical Mystery Tour" dos Beatles e diretamente inspirou uma das canções mais famosas de seu pai, "Lucy in the Sky with Diamonds", cuja letra é baseada em uma aquarela feita por Julian sobre uma garota - uma colega sua chamada Lucy O'Donnell - cercada por estrelas, que ele descreveu para seu pai como "Lucy no céu com diamantes", frase que John usaria como título da canção que seria incluída no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

Quando tinha cinco anos, a relação entre seus pais não era das melhores, e em 1968, eles se divorciaram depois de sua mãe descobrir que John estava tendo um caso com Yoko Ono. Ele mais uma vez inspirou outro clássico dos Beatles, mas desta vez escrita por McCartney, que triste com sua situação, compôs "Hey Jude" como forma de consolá-lo pelo sofrimento que passava.

Ele quase não teve contato com seu pai após o divórcio, até a década de 70, que por iniciativa da então namorada de John, May Pang, Julian começou a ver seu pai frequentemente. John comprou para Julian uma guitarra Gibson Les Paul e uma bateria e o incentivou a se envolver no ramo musical, ensinando-lhe alguns acordes.

Julian fez sua estréia musical aos 11 anos, no álbum de seu pai Walls and Bridges tocando bateria na canção "Ya-Ya". Porém como cantor e compositor, somente aos 20 anos de idade com o seu disco de estréia, Valotte.

Julian tem uma relação cordial com Yoko Ono, enquanto se dá muito bem com seu meio-irmão Sean tendo passado um tempo com seu meio-irmão durante a turnê dele em 2007 .

Em 2011, Julian gravou junto com a banda norte-americana Aerosmith uma faixa intitulada "LUV XXX", o décimo quinto (15º) álbum de estúdio da banda, o Music From Another Dimension!, de 2012.
--------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).

15 de mai. de 2014

Sintonia In Concert: Joan Sutherland



Joan Sutherland foi uma grande soprano australiana e uma das maiores do século XX, nascida na cidade de Sydney em 1926.

Começou a estudar canto seriamente por volta dos 18 anos. Curiosamente, ela nunca frequentou um conservatório. Em 1946, com 20 anos, atua como corista no Oratório de Natal de Bach, seguindo-se concertos e atuações em óperas e oratórios barrocos. Nos recitais, seu repertório é heterogêneo e, acima de tudo, conta com árias de óperas para soprano dramática, especialmente as de Richard Wagner.

Em 1951, canta na estreia mundial de "Judith", de Eugene Goosens. No mesmo ano, ganha a mais importante competição de canto da Austrália e, com o dinheiro do prêmio, viaja para Londres a fim de estudar na Opera School of the Royal College of Music, iniciando uma grande carreira na Grã-Bretanha.

Em 1959, sua carreira internacional ganhou grande impulso quando Joan Sutherland é convidada para cantar, no Covent Garden, a ópera "Lucia di Lammermoor", de Donizetti, que não fora apresentada no teatro há décadas, em uma produção regida por Tullio Serafin e encenada por Franco Zeffirelli. Essa produção se tornou um clássico, inspirando diversas encenações posteriores, e conduziu Joan Sutherland para a consagração, cuja interpretação de uma agilidade possante e destemida e um senso trágico e elegíaco apurado fez manchetes em diversos jornais e, de imediato, tornou-a uma das divas mais promissoras de sua geração.

Os anos se sucederam e ela continuou a se apresentar em vários lugares até voltar à Austrália em 1965. Passou por uma cirurgia das cordas vocais, fato que comprometeu seu canto até a década de 1970 quando sua voz teve uma melhora. Continuou a se apresentar em vários países em sua carreira., recebendo importantes premiações.

Joan Sutherland morreu no dia 10 de outubro de 2010 aos 83 anos, de causa não divulgada, em sua casa situada em Les Avants, uma vila perto de Genebra, na Suíça na qual vivia com seu marido Richard Bonynge. Encontra-se sepultada no Cemitério Clarens, Montreux, Vaud na Suíça.
-----------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).



14 de mai. de 2014

Sintonia::: Especial Marisa Monte



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Marisa Monte.

Um Chá Com Brown - Parte 10 (Brown, Marisa e Antunes)


Tribalistas - Carnavália

Em 1994, a cantora e compositora Marisa Monte lançou seu disco Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, considerado seu melhor trabalho de sua carreira. Nele contou com a colaboração de alguns parceiros musicais, com destaque para Carlinhos Brown (autor de 3 faixas, incluindo o sucesso "Segue o Seco") e Arnaldo Antunes (também autor de 3 sucessos, incluindo "De Mais Ninguém", em parceria com Marisa). A amizade entre o baiano Carlinhos Brown, a carioca Marisa Monte e o paulista Arnaldo Antunes permaneceria forte nos trabalhos seguintes de cada um deles.

A partir daí, vieram o primeiro e segundo discos de Carlinhos Brown (Alfagamabetizado e Omelete Man), lançado em 1996 e 1998 respectivamente, sendo o segundo produzido por Marisa Monte que trouxe duas músicas compostas por Brown e Antunes ("Amantes Cinzas" e "Busy Man"). Já Arnaldo Antunes registrou sua primeira parceria com Brown no terceiro disco do ex-titã com a música "O Silêncio" (que também dá nome ao disco).

Embora os três vinham se revezando nas composições, havia um desejo de realizar um trabalho juntos. A primeira experiência surgiu na gravação do disco Paradeiro, de Arnaldo Antunes, produzido por Carlinhos Brown na Bahia em 2001 e que contou com a participação de Marisa Monte na faixa-título. Os três haviam gravado algumas canções juntos e que ficaram guardadas por um ano, quando Marisa convidou os dois amigos e parceiros para selecionar as músicas em sua casa no Rio e, juntos, gravar um cd e um dvd. 

De forma espontânea, surgem os Tribalistas. O nome do grupo veio de uma música composta pelo grupo que recebeu o título de "Tribalistas". Um nome que vem de "tri" (três integrantes), de tribo. A canção foi feita já com esta ideia. E em 2002 saiu o primeiro e único cd lançado pelos três amigos, com a participação de  que vendeu mais de um milhão de cópias e emplacou sucessos como "Já Sei Namorar", "Carnavália", "Grão de Amor" e "Velha Infância". Ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro no 4º Grammy Latino no ano seguinte, além de vários prêmios nacionais e internacionais.

Contudo, não chegaram a fazer shows juntos, embora tenham feito algumas participações juntos. Os Tribalistas duraram apenas dois anos, mas a parceria entre eles continuam em seus trabalhos individuais.

11 de mai. de 2014

Sintonia::: Especial Luiz Melodia



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Luiz Melodia.

Luiz Melodia, Ontem e Hoje.

Luiz Melodia - Ébano


Em 1975, foi realizado o Festival Abertura, organizado pela TV Globo onde Luiz Melodia fez um a participação cantando a música "Ébano", no Teatro Municipal de São Paulo, com direção de Augusto César Vanucci. No ano seguinte, o cantou lançou seu segundo LP Maravilhas Contemporâneas, mesclando samba, jazz, soul music e outros estilos, com destaque para as faixas "Congênito" e "Juventude Transviada".

Em 1978 gravou seu terceiro álbum Mico de Circo, onde traz a regravação de "A Voz do Morro", de Zé Keti. A música "Presente Cotidiano", embora incluída neste disco, foi composta especialmente para Gal Costa que a gravou em 1973 no seu LP Índia

Nas décadas seguintes, Melodia lança diversos álbuns e realiza shows, inclusive internacionais. Em 1987 apresenta-se em Chateauvallon, na França e em Berna, Suíça, além de participar em 1992 do III Festival de Música de Folcalquier, na França, e em 2004 do Festival de Jazz de Montreux à beira do Lago Lemán, onde se apresentou no Auditorium Stravinski, palco principal do festival.

Nota do blog (atualização em 11/04/2019): Em sua carreira, gravou mais de 15 discos. No dia 04 de de agosto de 2017, o cantor e compositor carioca Luiz Melodia morreu aos 66 anos de idade, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações de um câncer que atacou sua medula óssea.

Luiz Melodia e o Início da Carreira

Luiz Melodia - Pérola Negra

Luiz Melodia é o nome artístico de Luiz Carlos dos Santos, que nasceu no Morro de São Carlos, bairro do Estácio, Rio de Janeiro em 7 de janeiro de 1951, onde seu pai, amante da música como Luiz, já tocava em barzinhos.

Influenciado pela Jovem Guarda e pelo samba, iniciou sua carreira em 1963 com o cantor Mizinho, ao mesmo tempo em que trabalhava como tipógrafo, vendedor, caixeiro e músico em bares noturnos. No ano seguinte, formou o conjunto musical Os Instantâneos, com Manoel, Nazareno e Mizinho.

Em 1971, conheceu o compositor baiano Waly Salomão através de uma amiga em comum e o apresentou ao jornalista Torquato Neto que o tornou conhecido no meio artístico. Ao mostrar suas composições, Luiz impressionou aos dois novos companheiros e viu que tinha potencial para se tornar um grande cantor. Entre as canções estava "Pérola Negra" (antes intitulada "My Black, Meu Nego") que veio a ser gravada pela cantora Gal Costa no ano seguinte.

Assim, Luiz Melodia conseguiu contrato com a gravadora Polygram e gravou seu primeiro disco Pérola Negra. Era o início de sua carreira musical.


Luiz Melodia - Congênito


Uma das mais belas composições de Luiz Melodia. Faz parte do disco Maravilhas Contemporâneas, lançado em 1976.

Homenageado do Dia: Luiz Melodia


Luiz Melodia - Juventude Transviada

Um dos grandes nomes da música brasileira, o cantor e compositor Luiz Melodia é o Homenageado do Dia deste domingo.