14 de mai. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 10 (Brown, Marisa e Antunes)


Tribalistas - Carnavália

Em 1994, a cantora e compositora Marisa Monte lançou seu disco Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, considerado seu melhor trabalho de sua carreira. Nele contou com a colaboração de alguns parceiros musicais, com destaque para Carlinhos Brown (autor de 3 faixas, incluindo o sucesso "Segue o Seco") e Arnaldo Antunes (também autor de 3 sucessos, incluindo "De Mais Ninguém", em parceria com Marisa). A amizade entre o baiano Carlinhos Brown, a carioca Marisa Monte e o paulista Arnaldo Antunes permaneceria forte nos trabalhos seguintes de cada um deles.

A partir daí, vieram o primeiro e segundo discos de Carlinhos Brown (Alfagamabetizado e Omelete Man), lançado em 1996 e 1998 respectivamente, sendo o segundo produzido por Marisa Monte que trouxe duas músicas compostas por Brown e Antunes ("Amantes Cinzas" e "Busy Man"). Já Arnaldo Antunes registrou sua primeira parceria com Brown no terceiro disco do ex-titã com a música "O Silêncio" (que também dá nome ao disco).

Embora os três vinham se revezando nas composições, havia um desejo de realizar um trabalho juntos. A primeira experiência surgiu na gravação do disco Paradeiro, de Arnaldo Antunes, produzido por Carlinhos Brown na Bahia em 2001 e que contou com a participação de Marisa Monte na faixa-título. Os três haviam gravado algumas canções juntos e que ficaram guardadas por um ano, quando Marisa convidou os dois amigos e parceiros para selecionar as músicas em sua casa no Rio e, juntos, gravar um cd e um dvd. 

De forma espontânea, surgem os Tribalistas. O nome do grupo veio de uma música composta pelo grupo que recebeu o título de "Tribalistas". Um nome que vem de "tri" (três integrantes), de tribo. A canção foi feita já com esta ideia. E em 2002 saiu o primeiro e único cd lançado pelos três amigos, com a participação de  que vendeu mais de um milhão de cópias e emplacou sucessos como "Já Sei Namorar", "Carnavália", "Grão de Amor" e "Velha Infância". Ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro no 4º Grammy Latino no ano seguinte, além de vários prêmios nacionais e internacionais.

Contudo, não chegaram a fazer shows juntos, embora tenham feito algumas participações juntos. Os Tribalistas duraram apenas dois anos, mas a parceria entre eles continuam em seus trabalhos individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário