15 de mai. de 2014

Sintonia In Concert: Joan Sutherland



Joan Sutherland foi uma grande soprano australiana e uma das maiores do século XX, nascida na cidade de Sydney em 1926.

Começou a estudar canto seriamente por volta dos 18 anos. Curiosamente, ela nunca frequentou um conservatório. Em 1946, com 20 anos, atua como corista no Oratório de Natal de Bach, seguindo-se concertos e atuações em óperas e oratórios barrocos. Nos recitais, seu repertório é heterogêneo e, acima de tudo, conta com árias de óperas para soprano dramática, especialmente as de Richard Wagner.

Em 1951, canta na estreia mundial de "Judith", de Eugene Goosens. No mesmo ano, ganha a mais importante competição de canto da Austrália e, com o dinheiro do prêmio, viaja para Londres a fim de estudar na Opera School of the Royal College of Music, iniciando uma grande carreira na Grã-Bretanha.

Em 1959, sua carreira internacional ganhou grande impulso quando Joan Sutherland é convidada para cantar, no Covent Garden, a ópera "Lucia di Lammermoor", de Donizetti, que não fora apresentada no teatro há décadas, em uma produção regida por Tullio Serafin e encenada por Franco Zeffirelli. Essa produção se tornou um clássico, inspirando diversas encenações posteriores, e conduziu Joan Sutherland para a consagração, cuja interpretação de uma agilidade possante e destemida e um senso trágico e elegíaco apurado fez manchetes em diversos jornais e, de imediato, tornou-a uma das divas mais promissoras de sua geração.

Os anos se sucederam e ela continuou a se apresentar em vários lugares até voltar à Austrália em 1965. Passou por uma cirurgia das cordas vocais, fato que comprometeu seu canto até a década de 1970 quando sua voz teve uma melhora. Continuou a se apresentar em vários países em sua carreira., recebendo importantes premiações.

Joan Sutherland morreu no dia 10 de outubro de 2010 aos 83 anos, de causa não divulgada, em sua casa situada em Les Avants, uma vila perto de Genebra, na Suíça na qual vivia com seu marido Richard Bonynge. Encontra-se sepultada no Cemitério Clarens, Montreux, Vaud na Suíça.
-----------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).



Nenhum comentário:

Postar um comentário