5 de dez. de 2009

Momento Flashback: Milli Vanilli


Milli Vanilli - Girl You Know It's True


Dupla alemã formada por Fab Morvan e Rob Pilatus e criada pelo empresário Frank Farian que viria a fazer grande sucesso na década de 1980.

O primeiro disco All Or Nothing saiu em 1988, na Europa, onde estourou com um de seus singles de grande sucesso, "Girl, You Know It's True", que viria a ganhar o Grammy em 1990, na categoria "Melhor Novo Artista". Em 1989, este disco foi lançado nos EUA com o nome do single. Outro grande hit da dupla foi "Girl I'm Gonna Miss You".

Durante as apresentações da dupla nos EUA, Milli Vanilli passou a sofrer críticas devido à dublagem nos seus shows. Com isso, passaram a aumentar suspeitas pela crítica e pelo público em relação à forma como se apresentavam, não acreditando no talento da dupla e pondo dúvida em relação às músicas cantadas em seus discos. A pressão foi tanta que o empresário confirmou o que todos desconfiavam: Fab Morvan e Rob Pilatus não eram os verdadeiros intérpretes e suas músicas eram cantadas por outros artistas.

A revolta da crítica, do público e da mídia norte-americana foi tanta que forçaram os organizadores do Grammy a cancelarem o resultado de vencedor da dupla, exigindo de volta. Após isso, houve vários processos contra a dupla e Frank Farian. Assim, ficou marcada como a maior fraude da música de todos os tempos.

Com o tempo, houve novas tentativas para um projeto de retorno do Milli Vanilli, mas não logrou êxito.


3 de dez. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 15

Bandas de Guitarra - II
(Cont.)

Segundo Renato (líder dos Blue Caps), os The Sunshines foram o primeiro e único conjunto que, na época da Jovem Guarda, chegou a assustá-los como forte concorrente. Contratado e produzido por Jairo Pires como banda de lançamento pelo selo Epic, na velha CBS (atual Sony), The Sunshines estourou com o single "O Último Trem", versão de LEno para o sucesso "Last Train To Clarksville", dos Monkeys.

Mas o grande concorrente seriam os Incríveis, antes chamados The Clevers, que também colocariam o sax de Manito nos arranjos, sofisticando o som de "banda de guitarra". Netinho, Nenê, Risonho, Manito e Mingo foram os responsáveis por um clássico também chamados "conjuntos de baile" na década de 1960 e mesmo nos anos de 1970 em diante: "O Milionário". Teve outras versões instrumentais como "O Homem do Braço de Ouro" e "Czardas".

Mas compuseram temas históricos com letra. Quem não se lembra como se canta "Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e Rolling Stones"? Manito acompanhou o cenário musical da pré-Jovem Guarda até o rock progressivo da década de 1990 com o Som Nosso de Cada Dia, banda que formou com Pedrinho Batera (bateria), Pedrão (baixo, viola e vocal), Egídio Conde (guitarra), Dino Vicente (teclados) Rangel (percussão) e Marcinha (vocal).

Na década de 1970 lançaram os LPs Snegs (1975) e Som Nosso de Cada Dia (1976), sendo Snegs relançado em cd pela Progressive Rock que, na década de 1990, ainda lançaria o cd Live 94 com Jean Trad e Homero Lolito completando a formação. Netinho dos Incríveis formou nos anos 70 a banda Casa das Máquinas que lançou três discos: Casa das Máquinas (1974), Lar de Maravilhas (1975) e Casa de Rock (1976) com destaque para as músicas "Vou Morar no Ar" e "Casa de Rock". Os dois últimos LPs foram lançados em cd.

Finalmente não poderíamos deixar d elembrar de A Bolha, que foi formada em 1965 no Rio de Janeiro por Renato e César Ladeira, além de Ricardo e Lincoln Bittencourt com o nome, em inglês pra variar, de The Bubbles, que mudaram em seguida. Pela Bolha passaram nomes importantes: Pedro Lima, Marcelo Sussekind (ex-Herva Doce), Gustavo Schroeter, Sérgio Herval e Arnaldo Brandão (Hanói Hanói). Lançaram os LPs Um Passo à Frente (1973) e É Proibido Fumar (1977), além de dois compactos.

Próxima semana veremos sobre a Jovem Guarda.



2 de dez. de 2009

Quem é Karyme Hass?


Karyme Hass - Simplesmente


Natural de Curitiba, estado do Paraná, Karyme já cantava desde a adolescência em corais de igreja e nos bares da cidade . Já adulta, lançou seu primeiro disco independente Tempo de Gritar. Porém, seu primeiro contrato com uma gravadora grande (EMI) veio em 2005 ao lançar o disco Faces e Fases, onde possui canções próprias (09 das 13 faixas, com destaque para a faixa-título e "Coração Insano") além de algumas interpretações e regravações como "Heavy Love", composta por Cazuza, buscando unir mpb ao rock alinhada à sua voz marcante. Foi indicada ao Prêmio Tim de Música, na categoria "Revelação".

Três anos depois da boa estréia, Karyme lança seu atual cd Amor Solene, que também assina algumas faixas e conta com colaboração de Samuel Rosa (do grupo Skank) que compôs a música "Simplesmente" e a participação de Paulinho Moska na música "Carne Vermelha".

Com influências musicais de Marisa Monte e Elis Regina, Karyme Hass hoje é vista como um dos novos talentos da música brasileira. Atualmente vem apresentando shows de divulgação do novo disco e já se prepara para lançar novo cd em breve.


REVELAÇÃO MPB: Karyme Hass


Karyme Hass - Agora Quero Amor

Cantora e compositora paranaense, Karyme Hass é uma artista eclética. MPB, bossa nova, rock, pop são alguns estilos que marcam suas músicas. Com dois cds no currículo, é a Revelação MPB que trago nesta quarta-feira.



1 de dez. de 2009

Feitiço da Vila


Rosa Passos - Feitiço da Vila
Quem nasce lá na Vila
Nem sequer vacila
Ao abraçar o samba
Que faz dançar os galhos,
Do arvoredo e faz a lua,
Nascer mais cedo.

Lá, em Vila Isabel,
Quem é bacharel
Não tem medo de bamba.
São Paulo dá café,
Minas dá leite,
E a Vila Isabel dá samba.

A vila tem um feitiço sem farofa
Sem vela e sem vintém
Que nos faz bem
Tendo nome de princesa
Transformou o samba
Num feitiço descente
Que prende a gente

O sol da Vila é triste
Samba não assiste
Porque a gente implora:
"Sol, pelo amor de Deus,
não vem agora
que as morenas
vão logo embora

Eu sei tudo o que faço
sei por onde passo
paixao nao me aniquila
Mas, tenho que dizer,
modéstia à parte,
meus senhores,
Eu sou da Vila!
*****************************


Corria o ano de 1934, e Noel tinha 24 anos. Lela Casatle, uma jovem mocinha da Vila Isabel, era eleita Rainha da Primavera. A musa estampa as primeiras páginas de revistas e jornais cariocas, e compositores passam a lhe dedicar seus sambas e choros. Junto com seu parceiro Osvaldo Gogliano (o Vadico), Noel também decidiu homenagear a moça e, por tabela, imortalizar Vila Isabel, o bairro onde havia nascido e permaneceria até sua morte, dois anos mais tarde. Surgia, assim, Feitiço da Vila: “Quem nasce lá na Vila/ Nem sequer vacila/ Ao abraçar o samba (...)// São Paulo dá café/ Minas dá leite/ E a Vila Isabel dá Samba”.

No programa carioca A Voz do Rádio, diria o poeta em entrevista: “Enterneci-me vivamente quando senti que meu samba Feitiço da Vila calara fundo no espírito daquela gente boa. (...) Numa mostra de curiosidade bem feminina, as moças perquiriram as razões que inspiraram o título. Traduzi-o por Feitiço da Minha Pátria, pois nunca me senti melhor do que no recanto calmo e bonançoso de Vila Isabel”.

As grandes paixões de Noel – o samba, as mulheres e sua Vila Isabel – estão juntas na letra de "Feitiço da Vila". A complexa e bonita melodia, uma das mais interessantes do gênio de Vadico, foi gravada pela primeira vez pelo cantor João Petra de Barros, ainda em 1934. Mas a versão definitiva da canção seria a de Aracy de Almeida, em álbum de 1950. O nome de Vadico foi omitido nos créditos de Feitiço da Vila e de outro clássico, Conversa de Botequim. O compositor processou em 1954 a gravadora Continental, e o fato gerou uma breve polêmica sobre as qualidades de Noel como compositor de melodias.

Um ano após escrever a letra de "Feitiço da Vila", Noel ainda acrescentaria alguns versos à canção, entre os quais: “A zona mais tranqüila/ É a nossa Vila/ O berço dos folgados/ Não há um cadeado no portão/ Pois na Vila não há ladrão!”. Esse complemento serviu , em grande parte, de resposta ao ainda desconhecido Wilson Batista. Sambista nascido em Campos, no interior do Rio de Janeiro, Batista iniciou uma longa disputa com Noel Rosa em 1933, ano em que lançou "Lenço no Pescoço", canção na qual exalta a associação do samba com a malandragem. Noel compõe, então, Rapaz Folgado, em que contesta a letra de Batista. A resposta é Mocinho da Vila, uma crítica aberta a Noel.

Com o sucesso de "Feitiço da Vila", Batista vê a oportunidade de reacender a polêmica e pegar carona no sucesso de Noel. Assim, compõe "Conversa Fiada", que é uma resposta direta a "Feitiço da Vila"; não atingiu o sucesso desta, mas não permaneceu no ostracismo e já preconizava o grande sambista. A canção desperta o gênio de Noel, que compõe em resposta, um dos sambas mais brilhantes de sua carreira, Palpite Infeliz. Batista ainda tenta retrucar com canções de insulto como Frankenstein da Vila e Terra de Cego, mas estava encerrada a contenda entre os sambistas, que mais tarde se tornariam amigos.
************************************************

Fonte:
Revista Bravo - 100 Canções Essenciais da Música Popular Brasileira
Colaboração: Fabio Eça.




30 de nov. de 2009

Sintonia::: Especial Bryan Adams



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Bryan Adams.

Bryan Adams - (Everything I Do) I Do It For You

Segue a letra e áudio da balada de maior sucesso de Bryan Adams que lhe rendeu seu primeiro Grammy:



Bryan Adams - (Everything I Do) I Do It For You

Look into my eyes
You will see
What you mean to me
Search your heart
Search your soul
And when you find me there
You'll search no more

Don't tell me
It's not worth trying for
You can't tell me
It's not worth dying for
You know it's true
Everything I do, I do it for you

Look into your heart
You will find
There's nothing there to hide
Take me as I am
Take my life
I would give it all
I would sacrifice

Don't tell me
It's not worth fighting for
I can't help it
There's nothing I want more
You know it's true
Everything I do, I do it for you

There's no love like your love
And no other could give more love
There's nowhere, unless you're there
All the time, all the way!

Look into your heart, baby...

Oh, you can't tell me
It's not worth trying for
I can't help it!
There's nothing I want more.
Yeah, I would fight for you!
I'd lie for you!
Walk the wild for you!
Yeah, I'd die for you

You know it's true
Everything I do, ooooh,
I do it for you...

29 de nov. de 2009

O cantor, fotógrafo e ativista social Bryan Adams



Bryan Adams - Here I Am



Em 2002, Bryan Adams volta a compor trilhas para filmes, desta vez para o desenho "Spirit - O Corcel Indomável" com a música "Here I Am". Em 2004, lança seu nono cd Room Service, que alcançou vendagens de mais de 400 mil cópias logo na primeira na Europa, com destaque para as canções "Open Road", "Flying" e "This Side of Paradise". No ano seguinte, durante a turnê Room Service, Bryan registrou seus shows em mais um novo disco denominado Live in Lisbon. Seu último trabalho é 11, lançado em 2008.

Em sua carreira, Bryan Adams já vendeu mais de 65 milhões de discos em todo o mundo. Recebeu 18 Juno Awards e 2 Grammy Awards pela trilha sonora do filme "Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões", além de ter sido indicado treze vezes e teve mais de 40 trilhas sonoras em filmes. Também foi condecorado com a Ordem do Canadá e a Ordem da Columbia Britânica, e adicionou suas mãos no Square of Fame, no estádio Wembley Square em celebração de seu 25° show, em 2007. Além de cantor, Bryan teve atuação em alguns filmes como também possui uma fundação em seu nome onde vem atuando como ativista social e possui alguns trabalhos fotográficos reconhecidos.



Bryan Adams - Back To You

Clipe onde Bryan canta o novo single do cd/dvd MTV Unplugged.


Bryan Adams nos anos 90





O quinto disco Into the Fire, lançado em 1987, não teve a mesma projeção do disco anterior, sendo um trabalho meramente comercial. A música "Heat of the Night" foi indicada como single do ano pelo Juno Awards (premiação musical para artistas canadenses). Outro destaque deste disco foi "Hearts On Fire". No ano seguinte lança sua primeira compilação Hits On Fire, reunindo, em um álbum duplo, sucessos do disco anterior e dos antigos hits. Ainda em 1988, lança também seu disco ao vivo Live! Live! Live!, gravado durante um concerto na Bélgica.

Iniciando a década de 1990, Bryan Adams lança outro grande hit de sua carreira, a balada "(Everything I Do) I Do It For You", que foi incluida no filme "Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões", estrelado por Kevin Costner e Sean Connery, com grande sucesso em todo o mundo. A música entraria para seu novo disco Waking Up the Neighbours que foi muito bem recebido em vários países ficando, inclusive, em primeiro lugar nas vendagens dos EUA, Canadá, Austrália, Alemanha, Reino Unido entre outros. No mesmo ano, Bryan ganhou o Grammy na categoria "Melhor Composição feita para Cinema e TV". Outros singles lançados neste trabalho também tiveram boa aceitação nas rádios pelo público como "Do I Have To Say the Words?" e "Can't Stop This Thing We Started".

Em 1993 lança nova coletânea So Far So Good, reunindo os hits mais conhecidos no mundo, contando com uma balada inédita "Please Forgive Me". No ano seguinte compõe para um filme a balada "All For Love" com participação de Rod Stewart e Sting. Em 1995, compõe outra música para o cinema "Have You Ever Really Loved a Woman?" (incluida na trilha sonora do filme "Don Juan DeMarco", estrelado por Johnny Depp e Marlon Brando). A música estaria em seu novo trabalho 18 til I Die, gravado no ano seguinte, com destaque para as músicas "Star", "Let's Make a Night To Remember" e "The Only Thing That Looks Good on Me Is You", ganhando vários prêmios.

Em 1997, grava em Nova York, seu novo disco e dvd acústico MTV Unplugged reunindo grandes sucessos e lança seu novo single "Back To You". No ano seguinte, grava novo disco de inéditas On a Day Like Today que contou com a participação de Melanie C (ex-Spice Girls) na faixa "When You're Gone", tornando um grande sucesso na Europa. Em 1999, o cantor finaliza a década com mais uma coletânea The Best of Me, contando com a faixa-título e "Inside Out" como destaques do novo cd.




O Início da Carreira de Bryan

Bryan Adams e Tina Turner - It's Only Love

Tendo completado 50 anos no último dia 05 de novembro, Bryan Guy Adams nasceu em Kingston, Canadá, sendo filho de pais britânicos. A guitarra entrou em sua vida ainda na infância e, na adolescência, morou em Vancouver, no Canadá, e em Portugal.

De volta ao Canadá, passa a cantar em uma banda onde faz várias apresentações. Aos 18 anos, conhece Jim Vallence com quem se tornaria seu parceiro musical em várias canções que foram gravadas por artistas renomados como Neil Diamond, Rod Stewart, Kiss, Carly Simon, entre outros. Em 1978, Bryan envia sua fita demo com algumas gravações para a gravadora A&M Records (entre elas estava "I'm Ready", que viria a ser incluida em seu terceiro disco) e veio a lançar seu primeiro disco Bryan Adams, em 1980.

O segundo disco You Want It You Got It veio no ano seguinte com seu primeiro single "Lonely Nights" a ser executado nas rádios canadenses, mas ainda sem projeção mundial que só viria em 1983 com o terceiro disco Cuts Like a Knife, que teve como destaque a faixa-título e sua primeira balada de sucesso mundial "Straight From the Heart". Este álbum foi premiado três vezes com Disco de Platina, no Canadá, um Disco de Platina nos EUA e Ouro na Austrália, dando início à sua carreira internacional.

O quarto disco marca o ápice da carreira do cantor na década de 1980 com Rockless, gravado em 1984, em que lançou o maior número de hits ao mesmo tempo nas rádios de todo o mundo. As músicas "Run To You", "Heaven", "Summer of '69" foram as responsáveis pelo sucesso deste trabalho que ainda contou com a participação de Tina Turner em "It's Only Love".



Bryan Adams - Heaven



Clipe do dvd Unplugged, onde Bryan Adams canta um dos grandes hits de sua carreira: "Heaven", em versão acústica.



Bryan Adams: Homenageado do Dia


Bryan Adams - Straight From the Heart


Neste último domingo de novembro, o homenageado do dia é o cantor, compositor e guitarrista canadense Bryan Adams, onde iremos conhecer um pouco de sua vida e sua carreira.