18 de jun. de 2010

Momento Flashback: The Smiths


The Smiths - This Charming Man

The Smiths é uma banda de rock inglesa que tem, em sua formação, o líder e vocalista Steven Morrissey (ou simplesmente Morrissey), o guitarrista Johnny Marr, o baixista Andy Rourke (que substituiu Dale Hibbert que ficou um ano) e o baterista Mike Joyce, sendo criada em 1982.

Seu primeiro disco homônimo saiu em 1984 que emplacou o primeiro single nas paradas do sucesso com "Heaven Knows I'm Miserable Now", além de destaques como "How Soon Is Now" e "William". O auge da carreira ocorreria em 1986 com o quarto disco The Queen Is Dead, que foi aclamado um dos maiores discos da década. Mas também marca problemas na banda entre os integrantes, principalmente pelos atritos entre Morrissey e Johnny Marr, que logo daria o fim das atividades da banda no ano seguinte, após o lançamento do último disco Strangeways, Here We Come.

Com 8 discos na trajetória da banda, incluindo coletâneas, houve tentativa de retorno da banda no início da década de 2000, de acordo com as entrevistas concedidas por Johnny Marr e Morrissey, mas sem êxito. Em 2008 foram lançadas duas coletâneas denominada The Sound of The Smiths, um cd duplo produzido por Morrissey e Marr, e The Smiths Singles Box, reunindo alguns hits de maior sucesso da banda.




17 de jun. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 35

O forró é uma forma reduzida do forrobodó (para alguns historiadores, inclui o termo "forrobodança") sendo um gênero tradicionalmente popular no Nordeste, dançado em par e tocado, como base, através de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

De um tipo de diversão essencialmente rural e dançado nos pés-de-serra, o forró urbanizou-se e se estendeu para os grandes centros, inclusive no sul do Brasil. Cidades como São Paulo oferecem um grande número de forrós, geralmente animados por músicos e cantores de renome. No Nordeste dança-se o forró o ano inteiro, mas a prática se intensifica durantes as festas juninas (Santo Antônio - 13.06 / São João - 24.06 / São Pedro - 29.06). Já em Campina Grande, na Paraíba, é a cidade em que se reúnem os maiores aficionados da dança em toda a região. Outras cidades como Caruaru-PE, Juazeiro do Norte-CE, Cruz das Almas-BA entre outras também realizam grandes festas neste período.

Por ser um gênero musical, o forró abrange vários ritmos musicais como o baião, a quadrilha, o xaxado, o xote, o arrasta-pé, entre outros que, originalmente, são tocados por um trio que mantém a tradição dos instrumentos musicais utilizados. O principal divulgador que ajudou a popularizar este gênero foi o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga. Outros grandes nomes do forró foram Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Marinês e Sua Gente, Dominguinhos e Genival Lacerda.

Desde a década de 1990, o forró passou a ser descaracterizado com a introdução de novos instrumentos e com um novo estilo criado no estado do Ceará, o que viria a ser conhecido como forró estilizado, cujo responsável por essa "modernização do forró" foi a banda Mastruz Com Leite. Em outros estados, várias bandas surgiram para trilhar pelo mesmo caminho como Limão Com Mel, Magníficus, Raio da Silibrina, Calcinha Preta, etc.

Por outro lado, contrários a esta nova vertente musical, também surgem outros artistas que buscam preservar a tradição do forró como Petrúcio Amorim, Flávio José, Alcymar Monteiro, entre outros. Mais tarde surgiria uma nova variante do gênero denominado forró universitário, iniciado pela banda Falamansa.

Na próxima semana estarei postando uma seleção com o melhor do forró nordestino, já em clima de São João e que finalizará esta seção neste semestre. Até lá!



16 de jun. de 2010

Biografia de Rita Ribeiro 2

Mas sua popularidade, sempre crescente, aumentou mesmo com o inovador Tecnomacumba, resultado de uma intervenção cultural. O show nasceu em apresentações em uma casa na zona sul carioca, virou um fenômeno independente da mídia. Rita Ribeiro fez diversas temporadas de grande sucesso e levou o espetáculo para as maiores casas de show do país. Em 2005 ganhou, por esse projeto, o Prêmio Rival Petrobras de Música na categoria Melhor Show.

Ainda nesse ano participou do Ano Brasil na França, pelo Projeto Pixinguinha, ao lado de artistas contemporâneos como o saxofonista Carlos Malta e o compositor Totonho O cabra. No Brasil foi convidada a participar das comemorações de 30 anos do Projeto Pixinguinha realizando uma série de shows pelo Brasil ao lado do cantor e compositor carioca Tantinho da Mangueira.

Em 2006 lançou o CD Tecnomacumba, gravado em estúdio com o repertório do show, com exceção das músicas Moça Bonita e Xangô, o vencedor. Mas os fãs sempre cobraram um registro ao vivo.

Paralelo a esse sucesso Rita Ribeiro participa de outros projetos. Ao lado de Jussara Silveira e Teresa Cristina, idealizou e produziu o show Três Meninas do Brasil, com direção musical do maestro Jaime Alem. O espetáculo virou DVD e CD de sucesso, lançado em 2008 pelo selo Quitanda e distribuição da Biscoito Fino. Nesse mesmo ano Rita participa de shows, ao lado de Eduardo Dussek, em homenagem a Carmen Miranda enquanto refresca seu repertório no shows acústicos.

Em 2009 Rita Ribeiro lança em DVD e CD o álbum Tecnomacuma - A Tempo e ao Vivo, gravado em um grande show no Vivo Rio que contou com participação de Maria Bethânia e tem nos extras depoimentos de Alcione, Ney Matogrosso, Angela Leal e Jean Wyllys. O vídeo comemora seis anos de sucesso do projeto, que continua na estrada despertando curiosidade e trazendo cada vez mais pessoas aos shows.

O formato das apresentações intimistas serve de base para o projeto (Sub)Urbano Coração, projeto em pré-produção para virar CD ainda no primeiro semestre de 2010.
---------------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.ritaribeiro.com.br



Biografia de Rita Ribeiro 1

Rita Ribeiro - Moça Bonita

Rita Ribeiro nasceu no Maranhão e, depois de morar em São Luís, onde iniciou sua carreira de cantora, começou a despontar como grande revelação da música brasileira em 1996.

Em 1997, já morando em São Paulo, gravou seu primeiro CD intitulado Rita Ribeiro, com produção de Mario Manga e Zeca Baleiro. O CD e o show, apresentado em várias capitais brasileiras, deram projeção nacional à cantora maranhense.

Em 1998, assinou contrato com a MZA Music, gravadora do produtor Marco Mazzola, e ainda sob a batuta do maestro Mário Manga, lançou em 1999 seu segundo CD, Pérolas aos Povos, que recebeu excepcional acolhida de público e crítica. Neste mesmo ano, ao lado de Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Zeca Baleiro e Chico César, apresentou-se na noite brasileira do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e foi convidada para se apresentar no Festival Brasil-Caracas na Venezuela.

Em 2000, dando continuidade ao lançamento e divulgação do CD Pérolas aos Povos, Rita Ribeiro foi convidada a participar do Festival Todos os Cantos do Mundo, dividindo o palco com Lokua Kanza, considerado um dos grandes expoentes da música pop africana. Ainda nesse ano, teve seu CD lançado nos Estados Unidos e Canadá pela gravadora Putumayo World Music, o que resultou na realização de uma turnê internacional. Os shows aconteceram entre agosto e setembro de 2000 nas principais cidades americanas e canadenses, entre elas São Francisco, Los Angeles, Toronto e Montreal, para platéias de 15 mil pessoas.

O resultado desse empreendimento levou Rita Ribeiro a ser indicada entre os melhores do mundo ao Grammy Awards 43rd, na categoria de melhor álbum de pop latino, realizado em fevereiro de 2001.

Ainda em 2001, a cantora lançou seu terceiro Cd Comigo, com produção de Marco Mazzola, co-produção dela e do parceiro Pedro Mangabeira, que representou uma mudança em seu visual e uma ampliação de seu público em todo Brasil.

---------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.ritaribeiro.com.br


Rita Ribeiro - Aceito Seu Coração


Clipe oficial de um dos sucessos de Rita Ribeiro que faz parte do projeto de show em voz e violão denominado (Sub)Urbano Coração que irá transformar em cd e dvd neste ano.



REVELAÇÃO MPB: Rita Ribeiro


Rita Ribeiro - Pérolas aos Povos

Cantora e compositora maranhense nascida em 1966 e que só veio a despontar na música brasileira a partir de 1996. Rita Ribeiro é a Revelação MPB desta quarta-feira.




13 de jun. de 2010

Sintonia::: Especial Chico César



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Chico César.

Os novos trabalhos de Chico César


Chico César - Pensar em Você

Após passar uma temporada na Europa, Chico César retorna ao Brasil para gravar seu quinto e elogiado disco Respeitem Meus Cabelos Brancos, que contou com algumas participações como Carlinhos Brown, Chico Buarque, Naná Vasconcelos, entre outros. Em 2003, César cria sua própria gravadora - Chita Discos - que lança o disco do grupo Jaguaribe Carne que deu seus primeiros passos para a carreira profissional do cantor.

Em 2005, Chico César cria um projeto pessoal através de sua própria gravadora denominado Compacto e Simples, apresentando algumas composições inéditas. Logo depois grava seu novo trabalho De Uns Tempos Pra Cá, pela gravadora Biscoito Fino, que contou com a participação do Quinteto da Paraíba e teve boa receptividade. Dado a isso, o disco viria a originar seu primeiro dvd Cantos e Encontros de Uns Tempos Pra Cá, também pela mesma gravadora.

No ano seguinte, César lança seu primeiro livro de poesias "Cantáteis - Cantos Elegíacos de Amozade" que é, segundo ele, um "canto de amor e amizade a uma mulher", que começou a escrever desde 1993. O último trabalho de Chico César foi o cd Francisco Forró y Frevo, gravado em 2008, mergulhando nos festejos do Carnaval e São João, apresentando novas músicas e contando com participações como Armandinho Macedo e Claudionor Germano.


Chico César e o estrelato


Chico César e Maria Bethânia - A Força Que Nunca Seca

O primeiro cd Aos Vivos, de 1995, foi gravado ao vivo quando Chico César realizou um show em São Paulo no ano anterior, apresentando suas composições com destaque para "Mulher Eu Sei" e "Templo" entre outras já consagradas, além de interpretações de outros artistas.

Com as vendagens e boa recepção do público e da crítica do seu primeiro trabalho, veio o segundo disco Cuscuz Clã, em 1996. A partir daí inicia uma carreira de sucesso em que chegou a aparecer nos meios de comunicação, novas parcerias e ter suas músicas gravadas por outros cantores como Renata Arruda (com "Templo"), Daniela Mercury (com "A Primeira Vista"), Maria Bethânia (com "Onde Estará o Meu Amor") e Alcione (com "Pedra de Responsa", parceria de Chico com Zeca Baleiro).

Em 1997, Chico César lançou Beleza Mano, que não repetiu o sucesso dos trabalhos anteriores. O mesmo ocorrendo com Mama Mundi, lançado no início de 2000, embora teve alguns destaques que tocaram nas rádios como "Dança do Papangu", em parceria com Zeca Baleiro e "A Força Que Nunca Seca", parceria com Vanessa da Matta que também foi gravada por Maria Bethânia.


O Início da Carreira de Chico César


Chico César - Mama África

Natural de Catulé da Rocha e caçula dos sete filhos da família Gonçalves, chegou a formar as bandas The Snakes e Supersom Mirim ainda na infância com seus amigos, tocando covers nacionais e internacionais. Em seguida, Chico César foi morar em João Pessoa com 16 anos de idade. Lá, fez parte do grupo de vanguarda Jaguaribe Carne. Era o seu primeiro contato com a música. Chegou a fazer curso de Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba, sem deixar de lado suas atividades musicais.

Mais tarde, foi morar em São Paulo em 1985 já graduado como jornalista trabalhando como revisor de textos e repórter, além de continuar a tocar e compor. Com influências em Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Caetano Veloso, entre outros, chegou a fazer algumas apresentações como intérprete e cantando suas composições para o público paulistano.

No início da década de 1990, Chico fez shows na Alemanha, sempre acompanhado de seu violão. A partir daí surgiriam futuras composições famosas como "Mama África" e "A Primeira Vista" que iriam incluir em seu primeiro cd quando começaria a ter destaque nos jornais nacionais. O começo de sua carreira profissional estava para surgir a partir de 1994.




Chico César e Maria Bethânia - Onde Estará o Meu Amor


Dueto entre Chico César e Maria Bethânia que interpreta um dos grandes sucessos de César.


Homenageado do Dia - Chico César


Chico César - Respeitem os Meus Cabelos, Brancos

Francisco César Gonçalves nasceu em Catolé do Rocha, estado da Paraíba para se tornar o cantor, compositor e instrumentista Chico César, um artista regional e universal que viria a ter o devido reconhecimento logo em seu primeiro cd que via a ganhar o Prêmio Sharp como "Artista Revelação", em 1995. Chico César é o Homenageado do Dia.