17 de set. de 2010

Momento Flashback: Wham!


Wham! - Careless Whisper


Duo inglês formado em 1981 por George Michael (cantor, compositor e produtor) e Andrew Ridgeley (guitarrista) que eram colegas de escola. Ao assinar o contrato com a gravadora CBS, teve de mudar o nome para Wham!UK nos EUA, por existir uma banda registrada com o mesmo nome.

Os primeiros singles que emplacaram foram "Bad Boys", "Young Guns (Go For It!)" e "Wham! Rap (Enjoy What You Do)" que estariam em seu primeiro disco Fantastic lançado em junho de 1983. A performance de George fazia ganhar inúmeros fãs em suas apresentações pelo mundo, já que, paralelamente ao trabalho com o Wham!, lançou seu primeiro compacto solo em 1984 com um dos grandes sucessos de sua carreira - "Careless Whisper" - embora creditada ao duo no disco Make It Big, que se destacou também com os hits "Wake Me Up Before You Go-Go", "Everything She Wants" e "Freedom".

Em 1985, parte em uma turnê de 10 dias na China e participa do grande concerto de rock internacional Live Aid, realizado com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia. O último disco do duo foi Music from the Edge of Heaven, embora não repetiu as vendagens dos trabalhos anteriores.

Com 5 anos de atividade, o Wham! acabou em 1986 e George Michael parte para sua bem sucedida carreira solo.



16 de set. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 39

Antes de conhecer os principais gêneros musicais clássicos, é necessário que você saiba o que é uma obra. Uma obra é simplesmente um conjunto de movimentos, ou seja, um conjunto de músicas.

Diferente da atualidade, onde cada música é composta sem ligação com nenhuma outra, na música clássica o compositor compõe um conjunto de movimentos que posteriormente farão parte de uma obra. Por exemplo, uma sinfonia é, normalmente, composta por 4 músicas. Já um concerto, geralmente divide-se em 3 partes.

Cada movimento geralmente tem o nome conforme a sua velocidade. Abaixo estão relacionados os tipos de movimento, desde o mais rápido até a música mais lenta:

Prestíssimo
Presto
Allegro
Allegretto
Andante
Andantino
Adagio
Larghetto
Largo

Abaixo encontram-se os principais gêneros musicais da música erudita. Vejamos:

Abertura - Música composta para orquestra, geralmente com caráter festivo.

Cantata - É uma forma musical surgida na Itália, no século XVII, caracterizada por ser cantada, à diferença da tocata, executada por instrumentos de teclado, e da sonata, composta para instrumentos de corda. Desenvolveu-se no Barroco, atingindo seu apogeu com J.S.Bach.

Concerto - O concerto é um dos gêneros mais importantes da música erudita. Normalmente divide-se em 3 partes, sendo que a segunda música é lenta. A principal característica de um concerto é a melodia de um instrumento solista, com o acompanhamento orquestral. Por exemplo, num concerto para violino, o violinista se destaca diante de uma orquestra. Existem também, os concertos para dois e até três solistas, conhecidos respectivamente como concerto duplo e concerto triplo.

J.S.Bach foi o primeiro compositor a consolidar o gênero em 3 movimentos. Geralmente, o primeiro possui uma introdução orquestral, que antecede a entrada do instrumento solista. E a música transcorre normalmente. Na maioria dos finais dos primeiros movimentos, há uma passagem onde o solista executa seu instrumento solitariamente, até que a orquestra retorne e conclua a primeira parte. Essa característica passou a existir a partir do Classicismo. O segundo movimento, como já foi mencionada, é uma música lenta. Em seguida, vem o terceiro movimento, a conclusão da obra.

Como vimos, os concertos possuem algumas características. Mas isso não significava que o compositor fosse obrigado a seguir estas regras. Existem alguns alguns concertos que possuem 4 ou 2 movimentos. Outros, já começam com uma música lenta. A introdução do primeiro movimento também inexiste em alguns raros concertos.

Divertimento - Forma musical que se caracteriza pela leveza. Pode ser composto para um ou vários instrumentos e consta em geral de uma série de movimentos alternados e livres. O termo indica, sobretudo na França, um intermezzo com dança, que no século XVII e XVIII se inseria nas óperas e comédias-balés.

Lied - Forma musical originária do Romantismo alemão. Lied nada mais é que uma canção, normalmente composta para um(a) cantor(a), podendo haver também, mais de um solista. A obra é constituída por uma estrutura musical organizada a partir de um poema. A música, de grande complexidade harmônica e bastante elaborada, adapta-se sempre ao texto, que tem função fundamental. A parte instrumental geralmente é atribuída ao piano. O maior mestre do gênero foi Schubert. Mas Schumann, Brahms, Mahler, além de Fauré e Mussorgsky também aderiram ao gênero.

Missa - Gênero sacro católico. Quando possui caráter fúnebre, também é conhecido como Réquiem. Geralmente possui as seguintes partes: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus, Agnus Dei, etc.

Moteto - Gênero de música sacra vocal polifônica, geralmente sem acompanhamento instrumental, e com textos em latim. Ocupou lugar central na liturgia da Igreja Católica. Tal como o madrigal - sem similar profano - o moteto atingiu o auge no século XVI. No século XVII, foi enriquecido com instrumentos. Entre os principais compositores de motetos estão Palestrina e J.S.Bach. O gênero entrou em decadência em fins do século XVIII.

Música de câmara - São as peças executadas por pequenas orquestras. As músicas de câmara trazem em seu nome, o número de integrantes que a executam: trios, quartetos, quintetos, octetos, etc.

Por exemplo, um quarteto para cordas é constituído por 2 violinos, uma viola e um violoncelo. Um quinteto para piano, possui além deste instrumento, mais 2 violinos, uma viola e um violoncelo.

Ópera - Peça teatral cantada, com acompanhamento orquestral. Surgiu no final do século XVI, em Florença, como tentativa de recriar a tragédia grega. Divide-se em duas categorias: a ópera séria ou melodramática e a cômica ou bufa. As primeiras óperas Dafne (1597) e Euridice (1600), foram compostas por Peri, versando sobre temas da mitologia grega. Dentre os maiores compositores operísticos destacam-se: na Itália, Scarlatti, Rossini, Bellini, Donizetti, Verdi e Puccini; Na França, Lully, Rameau, Gounod, Bizet e Massenet; Na Alemanha, Gluck, Weber e Wagner. Na Áustria, Mozart. Na Inglaterra, Händel. Na Rússia, Glinka, Mussorgsky e Borodin.

Opereta - Pequena peça musical derivada da ópera cômica, com partes faladas e cantadas. Considera-se como precursora no gênero, a obra A ópera dos mendigos, paródia sobre as óperas sérias de Händel. Contudo, a opereta firmou-se e popularizou-se só em meados do século XIX, com Offenbach, Suppé e Strauss II.

Oratório - Composição musical para solistas vocais, coro e orquestra, geralmente de conteúdo religioso. Originou-se do teatro sacro medieval por volta de 1600. Entre os seus cultores incluem-se J.S.Bach e Händel, cujo O Messias é, provavelmente, a mais famosa composição do gênero.

Poema Sinfônico - Forma de música orquestral em um único movimento. Popular na segunda metade do século XIX, narra uma história ou uma cena. Foi criado por Liszt.

Serenata - Concerto de instrumentos de estilo leve e comunicativo. É famosa a Serenata n.º 13, de Mozart.

Sinfonia - Um dos mais importantes gêneros musicais. Diferente do concerto, não possui destaque de nenhum instrumento, sendo que cada um possui várias participações ocasionais, e orquestra de cordas carrega a melodia principal.

O gênero divide-se em 4 partes: O primeiro movimento pode ser uma música de caráter ligeiro, um allegro por exemplo. Alguns primeiros movimentos possuem introdução lenta. O segundo movimento é a música lenta da obra. Pode ser um largo, um andante, um adagio. O terceiro movimento é conhecido como minueto. É a música mais simples da obra. Possui um tema inicial, que em seguida é interrompido por outro tema bem diferente. Antes de terminar, o tema inicial retorna, concluindo a música. O quarto e último movimento (finale) pode ser a música mais emotiva da obra. Tem caracteríscas semelhantes à do primeiro movimento, embora eu a considere mais triunfante.

A sinfonia surgiu no Classicismo, tendo sua consolidação com Haydn, considerado o pai da sinfonia. O seu contemporâneo Mozart também foi um grande gênio do gênero.

Porém, no Romantismo, a sinfonia passou a ser maior, e de caráter mais emotivo. Beethoven, transformou o minueto, em scherzo. Foi o primeiro compositor a colocar um coral no último movimento. Outros grandes compositores sinfônicos desta época foram Schubert, Bruckner, Brahms e Tchaikovsky.

É importante lembrar que, apesar das características citadas, nem todas as sinfonias foram compostas seguindo rigorosamente a forma. Existem raras obras no gênero que possui 3 ou 5 movimentos. O movimento lento é a terceira parte de algumas sinfonias.

Sonata - Composição musical geralmente para um ou dois instrumentos. O termo, surgido na Itália no século XVI, referia-se originalmente a peças para instrumentos de cordas, e opunha-se à tocata (para cravo ou órgão) e à cantata (para canto). Desde o final do século XVIII a sonata ficou restrita a composições para piano ou outro instrumento solista (este em geral, com acompanhamento pianístico), geralmente divididas em 3 ou 4 movimentos. Entre os grandes cultores da sonata destacam-se Corelli, Vivaldi, J.S.Bach, Haydn, Mozart e Beethoven.

Stabat Mater - Cânticos da liturgia católica surgidos no século XIII, e que narram os sofrimentos da Virgem Maria durante o Calvário de Cristo. Foi incorporado ao ofício das missas de Nossa Senhora das Dores e da Sexta-Feira da Paixão. É cantado geralmente em gregoriano, sendo também comum o canto em várias vozes. A primeira composição no gênero é atribuída ao Monge Jacopone da Todi. Foi cultivado por muitos compositores de música sacra, destacando-se o Stabat de Palestrina, Rossini e Dvorak.

Suíte - Forma de música instrumental desenvolvida na Alemanha e na França no século XVII e XVIII, e que voltaria a florescer no final do século XIX, com características mais livres. Consiste em uma sequência de movimentos de dança, todos na mesma tonalidade, mas variando no andamento. A combinação era geralmente constituída de prelúdio, allemande, courante, sarabande e gigue, podendo ser incluídos movimentos adicionais, como minueto, gavotte, ciaccona, siciliana, etc. Principais cultores da suíte: Couperin, Rameau, J.S.Bach e Händel.

Tocata - Forma musical de estrutura livre e de caráter virtuosístico, composta para instrumentos de teclado: órgão, cravo e piano. As primeiras composições com essas características datam do século XVI. No século XVIII, era comum ser seguida de uma fuga. Bach celebrizou essa forma de composição.

Na próxima semana veremos um pouco da vida dos principais compositores da música erudita. Até lá!

--------------------------------------------------------------------
Extraído do site http://www.classicos.hpg.ig.com.br/generos.htm



15 de set. de 2010

Quem é Gabriel Sater?

Gabriel Sater nasceu em São Paulo em 1981 e foi morar no Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul com 2 anos e meio, ficando até a adolescência. Estudou música e aprendeu a tocar violão com 15 anos de idade. Chegou a morar nos Estados Unidos e iniciou sua carreira musical aos 19 anos de idade sob influência do instrumentista Cristiano Kotlinski.

Com a técnica aprendida e apurada junto ao violão, Gabriel passou a tocar e compor suas canções ligadas à sua inspiração na música pantaneira herdada do pai, o cantor e compositor Almir Sater.

Seu primeiro cd Gabriel Sater Instrumental saiu em 2006, com nove músicas instrumentais, sendo bem recebido pela crítica, com destaque para as músicas "Turuniño" e "Sonhos de Aço". Com o sucesso do disco, Gabriel completou 10 anos de carreira em 2009 e já inovando na sua proposta musical lançando seu segundo disco A Essência do Amanhecer, passando a cantar suas próprias composições.

Além disso, Gabriel também chegou a se apresentar ao lado de seu pai, como também de outros nomes da música brasileira como Zeca Baleiro, Zezé di Camargo & Luciano, Ney Matogrosso, entre outros. Chegou a participar de alguns festivais de música importantes, conquistando premiações e agora trabalha na gravação de seu terceiro cd, sendo o segundo instrumental onde interpretará músicas do paraguaio Agustin Barrios.



Gabriel Sater e Negão dos Santos - Mercedita



Gabriel Sater, contando com a participação de Negao dos Santos, interpretando a música instrumental "Mercedita" no "Viola, Minha Viola", programa exibido na Rede Minas.



REVELAÇÃO MPB: Gabriel Sater


Gabriel Sater - Amores Para a Vida Inteira

Filho do cantor, compositor e instrumentista Almir Sater e que também resolveu seguir carreira musical, Gabriel Sater é a Revelação MPB que trago hoje por sugestão de uma leitora do blog.



12 de set. de 2010

Sintonia::: Especial Sylvia Patrícia



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Sylvia Patrícia.

Sylvia Patrícia e os novos trabalhos


Sylvia Patrícia - Lágrimas e Vodka

Sylvia Patrícia lança seu terceiro disco Tente Viver Sem Mim em 1998, produzido por Ezequiel Neves, Paulo Rafael e Márcio Miranda, sendo também divulgado no exterior (na Inglaterra e no Japão) e lançando novas composições como "Outro Inverno" (incluída também em coletâneas internacionais) e "Tente Viver Sem Mim", além das regravações de "Marca de Amor Não Sai" (do primeiro disco) e "Soul Parsifal" (sucesso de Legião Urbana e com participação de Toni Platão).

No mesmo ano, a cantora se apresentou no Projeto Novo Canto, criado em 1997 visando mostrar novos talentos da música para o público ao lado de padrinhos formados por cantores consagrados. No caso da Sylvia, o padrinho foi o cantor e compositor Luiz Melodia.

De volta ao estúdio em 2003, Sylvia lança sua primeira coletânea Purpurina 47, gravado ao vivo na Sala do Coro do Teatro Castro Alves em Salvador, reunindo canções de seus discos anteriores, além de algumas faixas inéditas como "Guarde Para os Dias de Chuva" e "Não Quero Saber Seu Nome". Logo depois, parte para a turnê européia divulgando seu trabalho, sendo bem recebida na Espanha.

Os últimos trabalhos mostram uma clara mudança na sonoridade da compositora, mesclando o pop com o blues, a bossa nova e o samba, evidenciada no quinto disco No Rádio da Minha Cabeça, com destaque para "Lágrimas e Vodka", "Não Suma" e "Amor É". Por este disco, recebeu indicação ao Prêmio Toddy 2007 de Música Independente, como Melhor Álbum Pop.

Este ano gravou seu novo disco Andante, sob sua produção e direção e que recebeu indicação ao Grammy Latino na categoria de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro". Lançou sua nova música "Eu Vi o Sol" (versão sua para a música "I Saw the Light", de Todd Rundgren) nas rádios, além da regravação da música "Meus Olhos", gravada originalmente por Zélia Duncan, quando ainda se chamava Zélia Cristina.


O sucesso de Sylvia Patrícia


Sylvia Patrícia - Não Quero Saber Seu Nome

Em 1988, Sylvia Patrícia fez a versão da música "Is It OK If I Call You Mine?", de Paul McCrane que faz parte da trilha sonora do filme Fama. A música intitulada "Marca de Amor Não Sai" saiu no seu primeiro disco Sylvia Patricia e estourou nas rádios de Salvador e em boa parte do Nordeste. O disco, com destaque para as composições "Cenas de Violência e Tensão" e "Sua Mãe, Uma TV e um Gato", além das regravações de "Tempos Modernos" (de Lulu Santos) e "Noite do Prazer" (de Cláudio Zoli, que participa na faixa), foi lançado em 1989.

Logo o disco é lançado nacionalmente e rende à cantora, uma indicação ao Prêmio Sharp de Música no ano seguinte como "Cantora Revelação de Pop-Rock", sendo a primeira cantora baiana ganhar nesta categoria, sendo elogiada por cantores como Caetano Veloso e Cazuza.

Em 1992, Sylvia Patrícia lança o seu segundo e ótimo disco Curvas e Retas que emplacou vários hits nas rádios, além de contar com parcerias como Nelson Motta e Orlando Morais. As músicas "Glória" e "Cantar" (composição de Godofredo Guedes e com participação de Caetano Veloso) foram incluídas na trilha sonora das novelas "Perigosas Peruas", da TV Globo, e "Pantanal", da TV Manchete, respectivamente. O grande sucesso do disco foi a música "Mil Pedaços e... Crac".



O início da carreira de Sylvia Patrícia


Sylvia Patrícia - Sua Mãe, uma TV e um Gato

Tendo aprendido a tocar violão aos 8 anos de idade, a baiana Sylvia Patrícia vem da linha familiar dos Irmãos Valença, de Pernambuco (responsáveis por um dos sucessos carnavalescos mais conhecidos ao lado de Lamartine Babo: "O Teu Cabelo Não Nega").

Mais tarde, estudou Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mudando-se logo em seguida para São Paulo, onde veio a se graduar em Música pela Faculdade Paulista de Arte.

Decidida a seguir carreira na música, fez cursos de música clássica indiana, informática musical e violão clássico, até compor suas próprias músicas a partir da década de 1980. Um dos seus primeiros sucessos foi com a música "Lady Pank", de 1985, que saiu na coletânea Rock In Brasil que reuniu nomes do rock nacional na época como Lobão, João Penca, Herva Doce, entre outros.



Perfil: Sylvia Patrícia (por ela mesma)


Sylvia Patrícia - Mil Pedaços e... Crac

Meu nome é SYLVIA PATRICIA CESAR PIRES VALENÇA. Nasci numa terça feira, 21 de março, em Salvador - Ba. Sou de Áries com ascendente em Touro e Lua em Gêmeos. Meus Pais são Gutembergue Valença e Maria Aldinar Cesar Pires Valença. Sou a caçula de três filhas: Quando criança costumava deixar minhas irmãs, Graça e Dália, loucas, porque eu ficava pra cima e pra baixo tentando “tirar” músicas de ouvido num violão que ganhei no Natal, quando tinha 8 anos. Minhas avós também tocavam instrumentos de Cordas: a mãe da minha Mãe, Marieta, tocava bandolim e minha avó paterna, Dália tocava violino no Cinema de Juazeiro, na época do Cinema Mudo, junto com meu avô Sebastião Valença, pianista e maestro da Filarmônica da cidade.

Tenho duas tatuagens: Uma guitarra modelo Telecaster nas costas e uma pena indígena no braço esquerdo. Gosto de jogar Voley, Frescobol, e Ping-Pong. Fiz aulas de Dança durante alguns anos, mas hoje só faço Musculação e ando de Bicicleta. Também me arrisco a Desenhar e Pintar, de vez em quando. Habitualmente faço terapia (“... São anos de análise e não tem nada errado...”). Mas no momento tenho feito terapia com o meu cachorro Miró.

Quando quero me divertir vou ao Cinema ou gosto de ler, viajar e encontrar meus amigos, que graças a Deus são muitos. E também de ir a Feiras de Antiguidade e a Museus.

E quando quero relaxar vou a Lojas de Instrumento – sofro de uma doença terrível chamada “Instrumentite Aguda”. E concordo plenamente com quem disse que “Sem a música, a vida seria um erro”: Gosto de ouvir Música boa sempre, mas nos momentos sublimes só Billie Holiday, Tom Jobim e Chet Baker.
----------------------------------------------------------
Extraído do site http://www.sylviapatricia.com



Sylvia Patrícia - Marca de Amor Não Sai


Sylvia Patrícia, em apresentação ao vivo, cantando sua versão para a música "Is It OK If I Call You Mine?", de Paul McCrane. Com esta música, a cantora ganhou projeção nacional, em 1989.


Sylvia Patrícia: Homenageada do Dia


Sylvia Patrícia - Eu Vi o Sol


Cantora, compositora e instrumentista e um dos grandes nomes do pop-rock baiano, Sylvia Patrícia é a Homenageada do Dia que trago hoje para todos que desejam conhecer um pouco sobre sua vida e carreira.