10 de jun. de 2011

Momento Flashback: Paul Young


Paul Young - Everytime You Go Away

Paul Antony Young nasceu na cidade de Luton, na Inglaterra em 1956. Influenciado pelo rock que dominava na época, fez parte da banda Kat Kool & The Kool Kats, onde atuou como cantor e baixista quando ainda estudava.

Na década de 1970, foi um dos integrantes da Street Band, banda de soul e rock britânica que fez grande sucesso em todo o Reino Unido, ao lado de Mick Pearl (baixo e guitarra) e John Gifford (guitarra). Logo a banda se desfez e Young formou a Q-Tips, sua nova banda em 1979, onde fez sucesso com a música "Letter Song". Não durou muito, e a banda encerrou suas atividades em 1982.

A partir daí, Paul Young conseguiu contrato com a CBS para investir em sua carreira solo. Seu primeiro disco No Parlez foi lançado em 1983 e foi muito bem recebido pelo público, tendo suas vendagens ultrapassando mais de 900 mil cópias, lhe rendendo o Disco Triplo de Platina pela BPI (Indústria Fonográfica Britânica). O álbum teve algumas faixas colocadas nas paradas de sucesso do Reino Unido como "Love of the Common People", "Come Back and Stay" (no clipe desta canção, Young conheceu a modelo Stacey Smith com quem se casa) e a regravação de "Wherever I Lay My Hat (That's My Home)", sucesso de Marvin Gaye.

Mas é com o segundo disco - The Secret of Association - que alcança fama internacional. Este álbum lançado em 1985 entrou no Top 20 norte-americano ficando várias semanas nas melhores colocações, graças ao estouro da música "Everytime You Go Away", composição de Daryl Hall (da dupla Hall and Oates) e que marcou a carreira de Paul Young.

Com cerca de 8 discos gravados além de coletâneas, Paul Young fez várias participações em shows e trabalhos de outros artistas como Queen, Crowded House, Zucchero (dueto na faixa "Senza Una Donna" em 1991), entre outros. Outro grande sucesso foi a canção "Oh Girl" de 1990. Atualmente continua em atividade.

9 de jun. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 67

A História dos Festivais da Música Popular - 2ª parte

Em 1960, a música brasileira via a bossa nova ser reconhecida mundialmente. Tanto é que, em 1962, ocorre o Festival de Bossa Nova realizado no Carnegie hall, em Nova York, que dá projeção ao gênero. Na mesma época, a cantora Celly Campello torna-se a primeira estrela nacional do rock com hits como "Estúpido Cupido" e "Banho de Lua", que levarão ao movimento chamado Jovem Guarda (que já foi destaque neste blog).

Em 1965, a TV Excelsior de São Paulo realiza o seu I Festival de Música Popular Brasileira (praticamente 5 anos após o primeiro festival realizado pela TV Record), na cidade de Guarujá, em São Paulo, um ano após a implantação da Ditadura Militar no país. É a partir deste ano que os festivais entram em uma nova fase, popularizando-se e tomando grandes dimensões, graças ao apoio do público e da sua divulgação pela televisão.

Neste festival, os vencedores foram: Elis Regina com "Arrastão" (de Edu Lobo e Vinícius de Moraes) em 1º lugar; Elizeth Cardoso com "Valsa do Amor Que Não Vem" (de Baden Powell e Vinícius de Moraes) em 2º lugar; Claudette Soares com "Eu Só Queria Ser" (de Vera Brasil e Míriam Ribeiro) em 3º lugar; Ciro Monteiro com "Queixa" (de Sidney Miller, Zé Keti e Paulo Tiago) em 4º lugar; e Wilson Simonal com "Rio do Meu Amor" (de Billy Blanco) em 5º lugar.

O sucesso deste festival viria fazer com que a TV Excelsior repetisse no ano seguinte com seu segundo festival, bem como a volta da TV Record que seria sua concorrente direta na disputa pelo ibope. Assim, em 1966 ocorre o auge do ciclo dos festivais de música popular realizados pelas duas emissoras paulistas que irão revelar grandes nomes da mpb que nos conhecemos hoje. Detalharei sobre os dois festivais na semana que vem. Até lá!

8 de jun. de 2011

Diogo Poças: Release

Diogo Poças (part. especial de Céu) - Nada Que Te Diz Respeito

Diogo Poças é cantor, compositor e produtor musical, natural de São Paulo. Tendo um maestro como pai (Edgard Poças), Diogo já demonstrava conhecimento com a música até mesmo antes de saber ler e escrever.

Com influência na música brasileira e latina, Diogo aprendeu a tocar piano, estudou regência e canto lírico. Ao longo de sua profissão, com 16 anos trabalhando com publicidade, dublagens e gravando jingles comerciais, o cantor teve um acidente de moto que viria a mudar seu rumo de trabalho. De volta às atividades, passou a focar um trabalho mais autoral, mostrando seu lado compositor. Para isso, contou com a ajuda do produtor musical Pepe Cisneiros para gravar seu álbum de estréia como cantor e compositor profissional.

Tendo formada sua banda de acompanhamento, Diogo Poças lança seu primeiro cd Tempo pela gravadora Warner Music, em 2009. Nes te disco, além de trazer composições suas, com contribuições de seu pai (como a faixa "Carioquinha"), traz algumas regravações interessantes de Gilberto Gil, Vinícius de Moraes, Sidney Miller e Braguinha, como também a participação de sua irmã, a cantora Céu, em "Nada Que Te Diz Respeito".

Mesmo estando ligado à veia musical, Diogo Poças já demonstra capacidade de trilhar seus próprios caminhos na música brasileira. Breve poderá chegar com novidades, enquanto continua fazendo shows atualmente.

Diogo Poças - Tempo de Viver


Clipe oficial de um dos sucessos do cantor e compositor Diogo Poças. A música faz parte do disco Tempo, de 2009.


REVELAÇÃO MPB: Diogo Poças


Diogo Poças - Tempo de Viver

Nesta quarta, trago o talento de mais um dos novos nomes da mpb. Trata-se de Diogo Poças, filho do arranjador e maestro Edgard Poças e irmão da cantora Céu (que também foi destaque desta seção neste blog no primeiro ano) que é a Revelação MPB de hoje.

5 de jun. de 2011

Sintonia::: Especial John Denver



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de John Denver.

John Denver - Don't Close Your Eyes Tonight


Um dos grandes sucessos de John Denver, esta linda música faz parte do disco Dreamland Express, de 1985.

Reconhecimento e morte de John Denver

John Denver - Annie's Song

Novos discos foram gravados por John Denver chegando a lhe render um reconhecimento devido ao seu sucesso, se tornando um dos artistas mais populares dos Estados Unidos. Com o quarto disco Poems, Prayers & Promises gravado no ápice da Guerra do Vietnã, trouxe como destaque a música "Take Me Home, Country Roads" que ficou em segundo lugar na lista do ranking da Billboard Hot 100 e a regravação de "Let It Be" (dos Beatles)

Neste mesmo álbum, trouxe no lado B um dos grandes hits de sua carreira - "Sunshine On My Shoulders" - que só iria emplacar nas paradas dois anos depois ao ser incluída na trilha do filme "Sunshine - Um Dia de Sol", dirigido por Joseph Sargeant e que foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 1973.

John Denver também tentou dedicar sua carreira como ator, embora obteve pouca projeção. Em 1981, compôs a música "Perhaps Love", dedicada à sua ex-esposa. A canção foi gravada em álbum homônimo pelo tenor espanhol Plácido Domingo que contou com a participação de John, cantando em dueto. No mesmo disco trouxe outra famosa canção de Denver - "Annie's Song" - também feita para sua ex-esposa em 1974, após fim do seu casamento.

John Denver gravou mais de 25 discos ao longo de sua trajetória musical além de receber diversos prêmios pelo seu feito. Também desenvolvia trabalhos em prol da natureza, como ativista político nas causas humanitárias. Nas horas vagas, Denver era piloto de avião, sendo uma de suas paixões ao lado da música. Por ironia do destino, veio a falecer vítima de acidente de avião em que pilotava em 12 de outubro de 1997, no mar da Califórnia, EUA.

Até hoje, suas músicas estão na memória de muitos fãs e admiradores de sua obra. O cantor ainda foi lembrado no filme "Take Me Home: A História de John Denver", dirigido por Jerry London e feito em sua homenagem no ano 2000, tendo o ator Chad Lowe no papel principal.


O começo da carreira de John Denver

John Denver - Take Me Home, Country Roads

Considerado o maior cantor da música country romântica norte-americana, Henry John nasceu em Roswell, estado do Novo Méxido, EUA, no ano de 1943. O interesse pela música veio ainda na infância quando ganhou seu primeiro violão aos 12 anos de idade como presente de sua avó.

Começou a cantar no início da década de 1960, chegando a ir morar em Los Angeles, onde entrou para o The Chad Mitchell Trio, passando a adotar o nome John Denver, cantando músicas que criticavam as guerras e movimentos que ocorriam no mundo (Guerra Fria e Guerra do Vietnã).

John ficou no grupo até 1969 quando resolveu partir para carreira solo, lançando seu primeiro disco Rhymes and Reasons, pela gravadora RCA. Uma de suas primeiras composições foi "Babe I Hate To Go" que logo mudou o nome para "Leaving On A Jet Plane", sendo gravada com sucesso pelo trio Peter, Paul and Mary, um dos grandes representantes da música folk norte-americana.

John Denver e Plácido Domingo - Perhaps Love


Composição de John Denver que foi uma das músicas mais marcantes em todo o mundo na década de 1980 e que cantou em dueto memorável com o tenor espanhol Plácido Domingo, em apresentação ao vivo.

Homenageado do Dia: John Denver


John Denver - Sunshine On My Shoulders

Henry John Deutschendorf Jr., mais conhecido artisticamente como John Denver, foi um cantor, compositor e ativista político norte-americano que mais se destacou na música folk e country na década de 1970 e 1980. Além da música, lutava pelas causas humanitárias sempre a favor da natureza. Neste domingo dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, John Denver é o Homenageado do Dia que trago para todos conhecerem um pouco de sua vida e sua obra.