10 de jun. de 2011

Momento Flashback: Paul Young


Paul Young - Everytime You Go Away

Paul Antony Young nasceu na cidade de Luton, na Inglaterra em 1956. Influenciado pelo rock que dominava na época, fez parte da banda Kat Kool & The Kool Kats, onde atuou como cantor e baixista quando ainda estudava.

Na década de 1970, foi um dos integrantes da Street Band, banda de soul e rock britânica que fez grande sucesso em todo o Reino Unido, ao lado de Mick Pearl (baixo e guitarra) e John Gifford (guitarra). Logo a banda se desfez e Young formou a Q-Tips, sua nova banda em 1979, onde fez sucesso com a música "Letter Song". Não durou muito, e a banda encerrou suas atividades em 1982.

A partir daí, Paul Young conseguiu contrato com a CBS para investir em sua carreira solo. Seu primeiro disco No Parlez foi lançado em 1983 e foi muito bem recebido pelo público, tendo suas vendagens ultrapassando mais de 900 mil cópias, lhe rendendo o Disco Triplo de Platina pela BPI (Indústria Fonográfica Britânica). O álbum teve algumas faixas colocadas nas paradas de sucesso do Reino Unido como "Love of the Common People", "Come Back and Stay" (no clipe desta canção, Young conheceu a modelo Stacey Smith com quem se casa) e a regravação de "Wherever I Lay My Hat (That's My Home)", sucesso de Marvin Gaye.

Mas é com o segundo disco - The Secret of Association - que alcança fama internacional. Este álbum lançado em 1985 entrou no Top 20 norte-americano ficando várias semanas nas melhores colocações, graças ao estouro da música "Everytime You Go Away", composição de Daryl Hall (da dupla Hall and Oates) e que marcou a carreira de Paul Young.

Com cerca de 8 discos gravados além de coletâneas, Paul Young fez várias participações em shows e trabalhos de outros artistas como Queen, Crowded House, Zucchero (dueto na faixa "Senza Una Donna" em 1991), entre outros. Outro grande sucesso foi a canção "Oh Girl" de 1990. Atualmente continua em atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário