15 de abr. de 2011

Momento Flashback: The Police


The Police - Every Little Thing She Does Is a Magic

Trio britânico formado por Sting (vocal e baixo), Andy Summers (guitarra) e Stewart Copeland (bateria) criado em 1977 quando lançou seu primeiro single "Fall Out" que saiu em um compacto, mas que somente na década de 1980 é que veio a se tornar conhecido mundialmente.

Em 1978 saiu o seu primeiro disco intitulado Outlandos d'Amour que, apesar de não ter sido bem nas vendas, deu o primeiro passo para a caminhada ao sucesso com "Roxanne" e "So Lonely". O segundo disco Regatta De Blanc veio no ano seguinte com destaque para a música "Walking On the Moon".

Após o lançamento de Zenyattà Mondatta, The Police parte em turnê para a América, vindo a ser bem recebido nos Estados Unidos com seu disco entre os 10 mais vendidos, mesclando o new wave com ritmos jamaicanos como o reggae. O sucesso repete com o LP Ghost In the Machine, destacando os hits "Every Little Thing She Does Is Magic" e "Invisible Sun" e vem a ser indicado à premiação do Grammy Award, ganhando e reconhecido como melhor grupo.

The Police gravou 6 discos em apenas seis anos de atividade, vindo a encerrar em 1986, tendo seus integrantes partindo para projetos pessoais. Após sucessivas reuniões prevendo o retorno aos palcos, The Police retornou em 2007 para matar saudades dos fãs saudosos em todo o mundo, realizando shows em vários países (inclusive o Brasil onde esteve em 1982), vindo a encerrar em definitivo em 2008. Entre os clássicos do repertório do The Police estão "Every Breath You Take", "King Of Pain", "Message in a Bottle", entre outros.


14 de abr. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 59

Beto Dias - Sin Sabeba

O Kizomba é reconhecido como um ritmo africano de origem angolana, desenvolvido principalmente desde os fins dos anos 70 princípios dos anos 80. Os primeiros kizombas surgem com uma banda Angolana que na altura pertencia as forças armadas popular de libertação de Angola (FAPLA), os Fachos, liderados por Abel da samba. No entanto, os músicos que mais influenciaram o estilo, levando à consolidação do estilo, no inicio da década de 90, ao ponto de ficarem conhecidos como os pais do kizomba foram Paulo Flores, Ruca Van-Dúnem e Eduardo Paím.

No entanto, como nasceu num continente de efervescente historial de música, kizomba é o resultado da evolução: Gerações jovens, ao ouvir música tradicional como o semba (umbigada), sentiram que estava a faltar algo – um toque moderno e sensual. Adicionando um ritmo lento e extremamente sensual nasceu o kizomba.

A Kizomba é, portanto, uma mescla de ritmos e de sabores, uma dança plena de calor e de sensualidade que propicia uma verdadeira cumplicidade e empatia entre o par. Dançar kizomba é considerado como uma experiência única. Muito juntos ao pé um do outro, parceiros movem-se de uma maneira sensual, onde conduzir e ser conduzido encontra uma nova dimensão.

As letras têm muitas vezes como base o tema do eros e da paixão. Ao ouvir o ritmo sensual, cada um dos pares move-se de forma suave, não raro causando excitação sexual no parceiro devido aos movimentos bastante sugestivos. Essa excitação é tida como normal e apreciada como parte integrante da experiência musical proporcionada pelo ritmo único do Kizomba. Libertinoso, incita a folia.

Uma dança a dois, quente, suave, contagiante e sensual, que propicia uma verdadeira cumplicidade entre os corpos. Os vários cantores de Kizomba incitam com as suas letras e ritmos contagiantes um ritmo cada vez mais quente e apaixonado. Ideal para se conquistar uma rapariga pela dança. Nos últimos tempos, especialmente em Angola tornou-se popular uma evolução, por assim dizer da Kizomba. A Tarrachinha é uma dança ainda mais erógena e sensual onde se confundem os corpos, e o homem e a mulher numa sabedoria de passos caminham lado a lado e quase que colados.

Existem três estilos de passo no kizomba:
1. Passada — estilo clássico
2. Tarraxinha (ou tarrachinha)
3. Quadradrinha
4. Ventoinha

O estilo de dança é conhecido por ser muito sensual. É conhecido por ter um ritmo lento, insistente e um tanto quanto forte e ainda assim sensual. Incita e acede a chama de paixão no momento promovendo a troca livre de sensações físicas desmedidas.
--------------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.


13 de abr. de 2011

Reportagem com Tiê na Folha de São Paulo

Cantora Tiê lança álbum e critica rótulo Novos Paulistas


Por: Marcus Preto, de São Paulo


Quando, em 2009, a cantora paulistana Tiê estreou com Sweet Jardim, ninguém poderia imaginar as funções extraordinárias que o álbum acabaria cumprindo, sem se dar conta do que fazia.

Ao mesmo tempo em que embalavam corações tristonhos, aquelas baladas melancólicas, acompanhadas quase sempre pelo violão precário e sincero da própria compositora, acabaram por abrir portas, quebrar preconceitos, romper fronteiras.

"Sweet Jardim" levou a voz de Tiê para fora do circuito independente de São Paulo --sobretudo para os quintais cariocas, que nunca foram grandes simpatizantes da estranheza sombria da música "made in Sampa".

Uma vez aberta essa porta, entraram por ela, logo na sequência, seus colegas de cena: Thiago Pethit, Marcelo Jeneci, Tulipa, Leo Cavalcanti.

Isso tudo torna ainda mais esperado o lançamento deste A Coruja e o Coração, seu segundo trabalho, que chega às lojas nos próximos dias.

As baladas confessionais, marcas registradas da autora, estão de volta --mas quase nunca com a antiga embalagem "cheia de vazios".

"São os mesmos assuntos de antes: cotidiano e amor. Mas o disco ficou mais colorido", diz. "O banjo deu um leve tom country. E a bateria, que eu não usava no primeiro disco, trouxe a leveza."

A produção musical, mais uma vez, ficou aos cuidados do carioca Plinio Profeta.

E se em Sweet Jardim eram só Profeta e Tiê tocando todos os instrumentos, aqui o time se amplia. Da "turma", entram a bateria de Naná Rizzini, o violão de Hélio Flanders (Vanguart), a sanfona de Jeneci, os vocais de Tulipa e Karina Zeviani.

"Mas não fiquei só na panela", ela se defende. "Também chamamos o James Muller, [da banda Funk como le Gusta], o [uruguaio] Jorge Drexler e até o [compositor potiguar] Dorgival Dantas."

Este último entra apenas como compositor, por meio de seu hit "Você Não Vale Nada", transformada em flamenco pelo violão de Emiliano Castro. As outras duas regravações são "Mapa-Múndi", de Pethit, e "Só Sei Dançar com Você", de Tulipa.

Ainda que fique evidente a sólida conexão entre Tiê e seus colegas de cena, a cantora rejeita o rótulo Novos Paulistas, usado para enquadrar essa geração emergente de músicos da cidade.

"Isso não foi uma coisa feliz", diz. "Foi um nome que uma produtora inventou para vender shows para o Sesc, e, de repente, a gente estava numa sinuca de bico. Criou uma coisa superantipática."

O selo Novos Paulistas, ela diz, sugere um movimento musical. Ou um grupo com a mesma estética, como os Novos Baianos. Não é o caso. "Aqui, todo mundo é bem diferente um do outro. Mesmo que a gente ande junto, toque junto e cresça junto."
------------------------------------------------------------
Fonte: Folha de São Paulo: "Ilustrada". Em 09/03/2011 - 09h57.


Toca Brasil: Tiê fala do primeiro disco e carreira


A cantora Tiê relembra sua carreira e a construção e repercussão de seu primeiro disco solo. Além disso, há trecho da apresentação que fez para a série Toca Brasil do Itaú Cultural, em 26/09/2009.
-----------------------------------------------------
Crédito: Itaucultural, postado no Youtube.

REVELAÇÃO MPB: Tiê


Tiê - Sweet Jardim


Paulistana, a cantora e compositora Tiê é mais uma das cantoras da nova safra da música popular brasileira que une talento, carisma, boa voz e beleza que desponta no cenário nacional. É a Revelação MPB que trago nesta quarta.


10 de abr. de 2011

Sintonia::: Especial Dalto



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Dalto.

Dalto, hoje


Dalto - O Amor Não É um Filme

Dalto volta a emplacar nas paradas com o disco Um Coração em Mil de 1988, que traz ótimas composições como "Quase Não Dá Para Ser Feliz" e "Leão Ferido", parceria dele com Biafra também gravada por este. Merece destaque para a gravação da música "A Canção do Nosso Amor", composta pelo seu pai, o poeta Dalto Medeiros, com o músico Silveira.

Em seguida participa da gravação de novos discos de sua antiga banda Os Lobos até ficar um bom tempo sem gravar um disco novo. Retorna aos estúdios em 1994 para a gravação do disco Guru que reúne alguns de seus grandes sucessos e canções inéditas em formato acústico como a música "Véu dos Olhos", que conta com a participação de Marina Lima chegando a faturar o Prêmio Sharp na categoria "Melhor Música Pop", e "Jezebel (O Amor Não É um Filme)".

Atualmente Dalto, com 61 anos, continua fazendo shows e sempre contando com o amigo Claudio Rabello, parceiro de longa data em suas composições. Em 1998, gravou seu último cd Cachorro Fujão e, em 2009, lançou seu novo single "Faça um Pedido" (parceria com Claudio Rabello) e que entrou na trilha da novela global Viver a Vida, após quase 10 anos sem gravar.


O êxito de Dalto

Dalto - Muito Estranho (Cuida Bem de Mim)

O sucesso obtido pela gravação de sua música "Bem-Te-Vi" gravada por Renato Terra em todo o Brasil, fez com que Dalto investisse ainda mais o seu lado compositor, deixando de lado o ofício de médico. É em 1982 que grava o LP que leva o título de seu maior sucesso: "Muito Estranho (Cuida Bem de Mim)" pela gravadora EMI-Odeon e vende mais de um milhão de cópias em todo o país, sendo tocada em diversas rádios brasileiras e entrou para a trilha da novela global Sol de Verão. O disco ainda reúne algumas das canções feitas por Dalto nos compactos anteriores.

Com este trabalho, Dalto ganha diversos prêmios, incluindo Discos de Ouro e de Platina. No ano seguinte repete o sucesso com o álbum Pessoa que traz as faixas "Espelho d'Água" (regravada por Patrícia Marx), "Anjo", além da faixa-título.

O reconhecimento e o talento de Dalto fez com que suas canções passassem a ser gravadas por outros cantores como Biafra ("Leão Ferido" e "Vinho Antigo"), Roupa Nova ("Anjo"), Zizi Possi, Simone, Marina Lima, entre outros. Os dois discos seguintes - Dalto (de 1984) e Kama Sutra (de 1986) - não repetem o êxito obtido dos dois trabalhos anteriores.


O início da carreira de Dalto

Dalto - Flash Back

Dalto nasceu em Niterói, estado do Rio de Janeiro em 1949, sendo filho de pai poeta e mãe professora, e começou na música influenciado pelas músicas que ouvia na década de 1960. Os Beatles já eram quase uma unanimidade e influenciaram na carreira do futuro compositor.

Chegou a dar aulas de violão até vir a integrar a banda Os Lobos em 1968, animando festas e bailes em sua cidade e que logo viriam, a partir daí, suas primeiras canções como a música "Fanny" que saiu em um compacto junto com "Cabine Classe 'A'", ambas em parceria com Claudio Rabello. Em 1971, a banda lança o LP Miragem e Dalto continua na banda até 1974 quando resolve seguir carreira solo gravando seu primeiro compacto com as músicas "Leila Ly" e "Flash Back", tido como seu primeiro sucesso comercial.

Após mudar-se para o Rio de Janeiro e dar um tempo em suas atividades musicais, resolve fazer a faculdade de Medicina pela Universidade Federal Fluminense, onde se forma. Em 1981, retorna gravando seu novo compacto produzido por Mayrton Bahia e com arranjos de Eduardo Souto Neto para as faixas "Relax" e "Bocas Fatais". No mesmo ano, compõe a música "Bem-Te-Vi" com Claudio Rabello e é gravada com sucesso pelo cantor Renato Terra que entra na trilha da novela global O Amor É Nosso.


Dalto e Marina Lima - Pessoa



Momento raro de um encontro entre dois grandes artistas da nossa música. Em apresentação no programa Por Acaso, apresentado por José Maurício Machline na extinta TV Manchete em 1994, onde a entrevistada Marina Lima convida Dalto para fazer um dueto cantando "Pessoa" (composição dele em parceria com Claudio Rabello). A música faz parte do disco homônimo de Dalto lançado em 1983 e logo depois seria regravada por Marina no seu disco O Chamado.



Homenageado do Dia: Dalto


Dalto - Quase Não Dá Para Ser Feliz

Dalto Roberto Medeiros é o nome completo de um dos mais conhecidos cantores e compositores da nossa música brasileira. O auge de sua carreira se deu na década de 1980 e ainda continua fazendo shows pelo Brasil. Dalto é o Homenageado do Dia que trago neste domingo.