15 de out. de 2010

Momento Flashback: Duran Duran


Duran Duran - Notorius

Um dos maiores nomes do movimento new wave e new romantic internacional na década de 1980, a banda inglesa Duran Duran, composta por Nick Rhodes (teclados), John Taylor (guitarra/baixo), Roger Taylor (bateria), Andy Taylor (guitarra) e Simon Le Bon (vocais) na sua formação definitiva até 1986 após sucessivas mudanças em sua formação, possui mais de 30 anos de carreira.

Criada em 1978, em Birmingham, na Inglaterra, gravou alguns demos até conseguir contrato com a gravadora EMI, onde lançou seu primeiro compacto Planet Earth em 1981, emplacando a faixa-título entre as 12 mais tocadas no país. Juntamente com as faixas "Girls On Film" e "Careless Memories", entrariam para o primeiro oficial Duran Duran, gravado no mesmo ano.

A popularidade da banda cresce e Duran Duran grava seu segundo disco Rio em 1982, que emplaca um dos grandes hits de sua carreira - "Save a Prayer" - tornando-se conhecida em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde seus vídeo-clipes foram bastante divulgados. Já a partir do quarto disco Notorius, de 1986, evidencia-se uma mudança em sua sonoridade, colocando a banda no auge e emplacando novos hits nas paradas em todo o mundo, inclusive o Brasil com a balada "A Matter of Feeling" (incluída na trilha da novela global "Mandala") e "Notorius".

Também neste período marca uma fase de transição da banda com a saída de alguns integrantes para investir em seus projetos pessoais. Daí pra frente, os novos discos não repetem as vendas e a popularidade dos trabalhos anteriores. Em 1988, fez uma apresentação aqui no Brasil no festival Hollywood Rock.

Com cerca de 12 discos gravados, a banda ainda continua em atividade. Da formação original, apenas tem Dominic Brown assumindo a guitarra no lugar de Andy Taylor. Atualmente já se encontra em gravação do seu novo disco que sairá em breve.


14 de out. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 43


Mozart - Don Giovanni (Overture)

Wolfgang Amadeus Mozart foi um compositor austríaco nascido em Salzburg, em 1756, sendo filho do violinista e compositor Leopold Mozart (1719-1787).

Mozart, ainda na infância, deu provas de rara precocidade, seja como intérprete (cravo, violino) ou como compositor (fez o primeiro minueto para piano aos seis anos de idade e a primeira sinfonia aos doze). Aluno do pai, realizou, com a irmã Nanerl, viagens a München e Viena em 1762, e depois a diversas cortes européias. Voltando a Salzburg, estudou contraponto sob a orientação de Michael Haydn, de acordo com os ensinamentos de Fux.

Passou duas temporadas na Itália durante as quais se familiarizou com a ópera italiana. Em 1777 empreendeu uma viagem a Mannheim, München e Paris, que transformou sua vida e música. Entrou em contato com a grande orquestra de Mannheim, cuja influência foi decisiva na sinfonia clássica. Nesta cidade conheceu as irmãs Weber: Aloysia, por quem se apaixonou primeiro; e Constanze, com quem se casou em 1782.

De volta à Áustria, fixou-se em Viena em 1782, vivendo de maneira independente. Aí conheceu seus dois principais libretistas: o padre da Ponte e o comediante Schikaneder. No mesmo ano, Mozart entrou para a loja maçônica de Viena.

Depois do sucesso de "Le Nozze di Figaro ("As Bodas de Fígaro"), de 1786 em Viena, e de "Don Giovanni", de 1787 em Praga, Mozart obteve o título de músico da câmara imperial. Em 1789, viajou para Leipzig, ouvindo os coros de Santo Tomás cantar obras de Bach. Os últimos anos de sua vida foram musicalmente tão intensos como os primeiros com "Cosí Fan Tutte (Assim Fazem Todas)", "Die Zauberflöte (A Flauta Mágica)", concertos para piano (si bemol, K 595), para clarinete (K 622), música de câmara ("Adágio" e "Alegro em Fá Menor").

Um desconhecido encomendou-lhe "O Requiem", que a morte do compositor ocorrida em Viena no ano de 1791 impediu de concluir. O catálogo temático das obras de Mozart foi organizado por Ludwig Koechel (1862) e a letra K é usada para indicar os números das obras nesse catálogo. Suas obras compreendem óperas; música vocal religiosa (18 missas); numerosas árias de ópera independentes; música sinfônica (cerca de 52 sinfonias e 203 danças, entre outros); 7 concertos para violino e 21 concertos para piano, além de concertos para trompa, flauta e harpa; músicas de câmara, das quais incluem 6 quintetos e 25 quartetos (sobretudo os 6 dedicados a Heydn) para cordas, obras com clarinete e 36 sonatas para piano e violino; entre outras.

Próxima semana falarei de Chopin. Até lá!





13 de out. de 2010

Quem é Kléber Albuquerque?

O andreense Kléber Albuquerque estreou, em 1997, com o CD 17.777.700, lançado pela Dabliú Discos e com direção artística de Mário Manga. Deste disco, a faixa "Barriga de Fora" ficou entre as vinte canções mais pedidas do ano pelos ouvintes da extinta Rádio Musical FM.

Seu segundo disco, Para a Inveja dos Tristes, lançado em 2000 pela mesma gravadora, contou com a participação especial de Fábio Jr., na faixa "Isopor". Também em 2000, com "Xi, de Pirituba a Santo André", Kléber foi um dos finalistas do Festival da Música Brasileira, promovido pela Rede Globo. Foi também finalista de muitos outros festivais. O mais importante aconteceu em 2001, quando a música "Logradouro" (parceria com Rafael Altério), conquistou o primeiro lugar no Festival de Avaré, um dos mais respeitados do país. Com a mesma composição, obteve também o segundo lugar no Circuito dos Festivais, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e TV Cultura. Participou ainda do projeto Novos Nomes, realizado pelo SESC São Paulo e foi o cantor convidado para a abertura do show de comemoração à centésima apresentação de Zeca Baleiro.

No reveilon de 2001, gravou, juntamente com os compositores Élio Camalle, Luiz Gayotto e Madan, o álbum UmdoUmdoUm, o primeiro do milênio.

Em 2003, começou o ano com temporada do show Amanhã Vai Virar Hoje, no Teatro Crowne Plaza, que teve participação especial de Ceumar, Vanusa, Mirian Maria e Gero Camilo. Neste espetáculo trabalhou o lançamento de seu CD Faça Virar Música, um trabalho artesanal com capa feita de pano.

No mesmo ano, fez a direção musical e compôs a trilha para a peça "Desmontando Uma Alma Boa" (Cia. Teatraria Paraíso) e, em parceria com Gustavo Kurlat, para o espetáculo "Crime e Castigo" (Escola Livre de Teatro – Prefeitura de Santo André).
-----------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.mpbnet.com.br/musicos/kleber.albuquerque/index.html


Kléber Albuquerque - Isopor


Neste clipe gravado e editado por um cinegrafista amador, Kléber canta um de seus grandes sucessos no Festival de Inverno de Paranapiacaba, distrito de Santo André/SP, no dia 23 de julho de 2006.


REVELAÇÃO MPB: Kléber Albuquerque


Kléber Albuquerque - Brasa

Paulista de Santo André, o cantor e compositor Kléber Albuquerque é o Homenageado do Dia que trago nesta quarta.


12 de out. de 2010

Há 92 anos nascia Bob Nelson


Bob Nelson - Boi Barnabé

Nascido no dia 12 de outubro de 1918 em Campinas, São Paulo, Nelson Roberto Perez se tornou conhecido como Bob Nelson, um cantor brasileiro que cantava no estilo dos "cowboys" dos filmes de faroeste norte-americano. Usava um "grito" como daqueles vaqueiros.

Após se diplomar pela Escola de Comércio de Campinas, iniciou a carreira artística como cantor na Rádio Tupi e depois cantando em bailes e outras rádios, chegando, inclusive, a acompanhar a cantora Carmen Miranda em 1939, quando ela se apresentou em Campinas e ao lado do (ainda desconhecido) cantor Luiz Gonzaga.

Ganha destaque na Rádio Cultura de São Paulo ao apresentar a música "Oh, Suzana", premiado pela sua interpretação. Se tornou um ídolo na Rádio Nacional, onde continou apresentando suas músicas já caracterizado como um cowboy, como "Vaqueiro do Oeste", "Meu Cavalo", "Vaqueiro Alegre", além dos dois de seus grandes sucessos: "Minha Linda Salomé" e "Boi Barnabé". Também chegou a atuar como ator em alguns filmes.

Bob Nelson faleceu no Rio de Janeiro no ano passado (2009) aos 90 anos de idade.


10 de out. de 2010

Sintonia::: Especial John Lennon



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de John Lennon.

Últimos anos de John Lennon

The Plastic Ono Band - Happy Xmas (War Is Over)

John Lennon ainda fez alguns trabalhos paralelos às atividades dos Beatles. Gravou o disco Two Virgins, em 1968, contendo gravações feitas na casa do cantor e que causou polêmica devido à capa do disco. Um ano antes da dissolução dos Beatles, John Lennon e Yoko Ono criaram uma banda de rock e vanguarda denominada The Plastic Ono Band, onde passaram nomes como Eric Clapton, Billie Preston, além de Ringo e George (parceiros dos Beatles), entre outros. Um dos primeiros trabalhos da banda foi o compacto contendo a música "Give Peace a Chance".

O primeiro disco oficial da banda denominado John Lennon Plastic Ono Band continha canções feitas por Lennon que lembravam e retratavam seus momentos da infância, como "Mother", "Love" e "God" e foi gravado em 1969 e lançado no ano seguinte, sendo bem recebido pela crítica.

Em seguida, John e Yoko se mudam para Nova York, nos EUA em 1971 e se tornam ativistas políticos em prol da paz mundial, realizando conferências em um quarto de hotel chamadas de "Bed-in for Peace", onde gravaram algumas canções juntamente com a banda. Lennon demonstrava indignação com as lutas armadas e guerras que ocorriam pelo mundo. Em sinal de protesto contra o envolvimento britânico na guerra do Biafra e contra o apoio dado aos Estados Unidos na guerra do Vietnã, ele devolveu à Rainha Elizabeth II, da Grã Bretanha, a sua condecoração da Ordem do Império Britânico que havia recebido.

O auge de sua carreira solo vem com o segundo disco Imagine, lançado em 1971. Produzido por Lennon, Yoko e Phil Spector, além da participação de George Harrison, ganhou destaque pela faixa-título que evidencia uma letra de cunho utópico que faz referência à paz no mundo. No mesmo ano, foi gravado junto com a Plastic Ono Band o compacto Happy Xmas (War Is Over), sendo a faixa-título uma canção de protesto à Guerra do Vietnã, composta por Lennon e Yoko. Em 1972, Lennon gravou o terceiro disco solo Some Time in New York City apresentando composições dele e de Yoko Ono.

John e Yoko ficaram juntos por dois anos quando se separaram em 1973. O marco desta separação, bem como do ativismo político de John se deu com o quarto disco Mind Games. John Lennon ainda teve um rápido romance com sua ex-assistente May Pang e gravou o disco Walls and Bridges no ano seguinte. Após a reconciliação com Yoko em 1975, teve um filho chamado Sean Lennon e logo John passaria a dar maior atenção a ele, encerrando as atividades da banda Plastic Ono Band.

Antes de deixar a música para dedicar ao filho, John Lennon ainda gravou um disco só de covers do rock da década de 1950 e 1960 chamado Rock 'n' Roll, onde destacou uma música de Ben E. King que ficaria marcada na voz de John: "Stand By Me". O último disco de John foi Double Fantasy, lançado em 1980, com destaque para a música "Woman", composição dele em homenagem a Yoko que também foi sua parceira neste trabalho.

John Lennon morreu no dia 08 de dezembro de 1980, aos 40 anos de idade na porta do Edifício Dakota, em frente ao Central Park, onde morava. Foi assassinado por Mark David Chapman, declarado fã do cantor e dos Beatles após ter conseguido seu autógrafo no mesmo dia. Este foi preso e logo levado a julgamento onde foi condenado à prisão perpétua.

Após a morte do cantor, foi criado um memorial chamado Strawberry Fields Forever (referência a uma das músicas dos Beatles e um dos locais onde Lennon brincava na sua infância em Liverpool) no Central Park, em frente ao edifício onde morava. Vários discos póstumos foram feitos, além de uma biografia não autorizada e polêmica do cantor escrita por Philip Norman. Ontem, John Lennon estaria fazendo 70 anos em vida e até hoje é reverenciado pelos fãs e admiradores em todo o mundo.


John Lennon e a beatlemania

The Beatles - The Ballad of John and Yoko

John Lennon se casa com Cynthia Powell em 1962, ano em que os Beatles gravam seu primeiro disco já emplacando 3 hits nas paradas ("Love Me Do", "She Love You" e "I Want To Hold Your Hand") e tornando-se o grupo mais popular da Inglaterra. Isso porque a indústria fonográfica, até o final da década de 1950, considerava o mercado juvenil como virtualmente inexistente e passava a ver nos ídolos Elvis Presley e Chuck Berry a tentativa de investir socio-economicamente através da música e que logo abriria os olhos para os "conjuntos de guitarra".

Daí que leva a entender porque os Beatles foram considerado um fenômeno para a juventude na época. Em 1964, a palavra "beatlemania" já era usada para descrever o fenômeno de popularidade que atingiu praticamente toda a juventude ocidental, através de assombrosas vendagens de discos, duas consagradoras viagens aos EUA e o lançamento dos filmes "A Hard Day's Night" ("Os Reis do Iê-Iê-Iê") e "Help!", dirigidos por Richard Lester. Percebe-se a importância que os quatro rapazes são empacotados e vendidos como o primeiro produto de massa legitimamente internacional do pop e o mundo nunca mais seria o mesmo. A música dos Beatles transformou o rock and roll, revitalizado pela riqueza melódica e letras inspiradas de Lennon e McCartney.

Os cabelos compridos e o estilo das roupas do grupo influenciaram o mundo inteiro. Com um repertório de baladas como "Yesterday", "Michelle", "In My Life"; de ritmos complexos como "Paperback Writer"; canções de comentário social e político como "Eleanor Rigby" e "Revolution"; além das inovadoras incursões na música concreta e eletrônica como o disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967; os Beatles foram os músicos de uma geração: o início e o fim da era pop.

Com a morte do empresário Brian em 1967, Paul passou a dirigir a banda que tinha sua própria gravadora (Apple Corps). Os integrantes foram agraciados com a Ordem do Império Britânico, a mais alta condecoração da Grã-Bretanha. John Lennon chegou a dar sua célebre frase para o momento que os Beatles viviam: Eles eram "mais populares que Cristo". E, após conhecer a cantora e artista plástica japonesa Yoko Ono em uma exposição de arte feita por ela em 1966, se separa de Cynthia (com quem teve um filho Julian Lennon, atualmente músico e cantor) e se casa com Yoko três anos depois. Os Beatles, então, encerrariam sua notável trajetória em 1970 após gravarem o disco Let It Be e todos os integrantes, inclusive Lennon, passariam a seguir carreira solo.



O início de Lennon e a fase pré-Beatles

The Beatles - I Want To Hold Your Hand

John Winston Ono Lennon nasceu em Liverpool, Inglaterra, no dia 09/10/1940, sendo filho único de sua família. Foi criado pela sua mãe Julia Lennon que chegou a lhe comprar uma guitarra e lhe ensinar a tocar, já que seu pai vivia afastado por trabalhar na Marinha.

Lennon estudou na Dovedale County Primary School e na Quarry Bank Grammar School, onde viria a conhecer Paul McCartney em 1956 através de Ivan Vaughan. Um ano depois, John cria sua primeira banda de skiffler chamada The Quarry Men e convida Paul a participar da banda juntamente com Rod Davis, Pete Shotton e demais amigos e colegas da escola, após reconhecer seu talento como músico. Durou apenas dois anos de atividade. Durante este tempo, sua mãe foi vítima de atropelamento em 1958, deixando Lennon inconsolável e que o fez se aproximar ainda mais de Paul que também perdeu sua mãe ainda criança.

Com a saída de Rod Davis da banda, George Harrison foi convidado a fazer parte da banda que já chegava a apresentar composições próprias. No início da década de 1960, a banda mudou várias vezes de nome e já tinha cinco integrantes: John Lennon (voz e guitarra-base), Paul McCartney guitarra), George Harrison (guitarra), Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria). Logo depois Stuart e Pete se desligariam do grupo e com a entrada de Ringo Star como baterista, Paul assumiria o baixo e a banda mudou novamente de nome para The Silver Beatles e logo depois The Beatles (Os Besouros) e passou a iniciar suas primeiras apresentações com novo nome a partir de 1961, no Cavern Club de Liverpool.

Em visita ao clube para assistir a uma das apresentações dos Beatles, o empresário musical Brian Epstein ficou interessado e resolveu dirigir a banda, levando para Londres e tentar assinar contrato com uma gravadora. Logo iniciaria o fenômeno da beatlemania que duraria por toda a década de 1960.



John Lennon and Yoko Ono - Give Peace a Chance


Soando como um canto de aclamação ao dizer "Tudo que nós estamos dizendo é que dê uma chance à paz", esta música se tornou um dos grandes sucessos na voz de John Lennon e Yoko Ono, composta em 1969.


John Lennon: Homenageado do Dia


John Lennon - Imagine

"Você pode dizer que sou um sonhador, mas eu não sou o único". Se tem alguém na música pop mundial que marcou o século XX e que pode ser considerado o principal nome na arte de influenciar positivamente as pessoas, este alguém é o cantor, compositor e ativista político John Lennon. Um homem que sonhava e imaginava como muitos em ter um mundo diferente, cheio de paz, onde as pessoas possam compartilhar entre si. É o Homenageado do Dia que trago hoje que, se vivo fosse, teria completado 70 anos ontem (09/10/2010).