10 de out. de 2010

John Lennon e a beatlemania

The Beatles - The Ballad of John and Yoko

John Lennon se casa com Cynthia Powell em 1962, ano em que os Beatles gravam seu primeiro disco já emplacando 3 hits nas paradas ("Love Me Do", "She Love You" e "I Want To Hold Your Hand") e tornando-se o grupo mais popular da Inglaterra. Isso porque a indústria fonográfica, até o final da década de 1950, considerava o mercado juvenil como virtualmente inexistente e passava a ver nos ídolos Elvis Presley e Chuck Berry a tentativa de investir socio-economicamente através da música e que logo abriria os olhos para os "conjuntos de guitarra".

Daí que leva a entender porque os Beatles foram considerado um fenômeno para a juventude na época. Em 1964, a palavra "beatlemania" já era usada para descrever o fenômeno de popularidade que atingiu praticamente toda a juventude ocidental, através de assombrosas vendagens de discos, duas consagradoras viagens aos EUA e o lançamento dos filmes "A Hard Day's Night" ("Os Reis do Iê-Iê-Iê") e "Help!", dirigidos por Richard Lester. Percebe-se a importância que os quatro rapazes são empacotados e vendidos como o primeiro produto de massa legitimamente internacional do pop e o mundo nunca mais seria o mesmo. A música dos Beatles transformou o rock and roll, revitalizado pela riqueza melódica e letras inspiradas de Lennon e McCartney.

Os cabelos compridos e o estilo das roupas do grupo influenciaram o mundo inteiro. Com um repertório de baladas como "Yesterday", "Michelle", "In My Life"; de ritmos complexos como "Paperback Writer"; canções de comentário social e político como "Eleanor Rigby" e "Revolution"; além das inovadoras incursões na música concreta e eletrônica como o disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967; os Beatles foram os músicos de uma geração: o início e o fim da era pop.

Com a morte do empresário Brian em 1967, Paul passou a dirigir a banda que tinha sua própria gravadora (Apple Corps). Os integrantes foram agraciados com a Ordem do Império Britânico, a mais alta condecoração da Grã-Bretanha. John Lennon chegou a dar sua célebre frase para o momento que os Beatles viviam: Eles eram "mais populares que Cristo". E, após conhecer a cantora e artista plástica japonesa Yoko Ono em uma exposição de arte feita por ela em 1966, se separa de Cynthia (com quem teve um filho Julian Lennon, atualmente músico e cantor) e se casa com Yoko três anos depois. Os Beatles, então, encerrariam sua notável trajetória em 1970 após gravarem o disco Let It Be e todos os integrantes, inclusive Lennon, passariam a seguir carreira solo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário