10 de out. de 2010

Últimos anos de John Lennon

The Plastic Ono Band - Happy Xmas (War Is Over)

John Lennon ainda fez alguns trabalhos paralelos às atividades dos Beatles. Gravou o disco Two Virgins, em 1968, contendo gravações feitas na casa do cantor e que causou polêmica devido à capa do disco. Um ano antes da dissolução dos Beatles, John Lennon e Yoko Ono criaram uma banda de rock e vanguarda denominada The Plastic Ono Band, onde passaram nomes como Eric Clapton, Billie Preston, além de Ringo e George (parceiros dos Beatles), entre outros. Um dos primeiros trabalhos da banda foi o compacto contendo a música "Give Peace a Chance".

O primeiro disco oficial da banda denominado John Lennon Plastic Ono Band continha canções feitas por Lennon que lembravam e retratavam seus momentos da infância, como "Mother", "Love" e "God" e foi gravado em 1969 e lançado no ano seguinte, sendo bem recebido pela crítica.

Em seguida, John e Yoko se mudam para Nova York, nos EUA em 1971 e se tornam ativistas políticos em prol da paz mundial, realizando conferências em um quarto de hotel chamadas de "Bed-in for Peace", onde gravaram algumas canções juntamente com a banda. Lennon demonstrava indignação com as lutas armadas e guerras que ocorriam pelo mundo. Em sinal de protesto contra o envolvimento britânico na guerra do Biafra e contra o apoio dado aos Estados Unidos na guerra do Vietnã, ele devolveu à Rainha Elizabeth II, da Grã Bretanha, a sua condecoração da Ordem do Império Britânico que havia recebido.

O auge de sua carreira solo vem com o segundo disco Imagine, lançado em 1971. Produzido por Lennon, Yoko e Phil Spector, além da participação de George Harrison, ganhou destaque pela faixa-título que evidencia uma letra de cunho utópico que faz referência à paz no mundo. No mesmo ano, foi gravado junto com a Plastic Ono Band o compacto Happy Xmas (War Is Over), sendo a faixa-título uma canção de protesto à Guerra do Vietnã, composta por Lennon e Yoko. Em 1972, Lennon gravou o terceiro disco solo Some Time in New York City apresentando composições dele e de Yoko Ono.

John e Yoko ficaram juntos por dois anos quando se separaram em 1973. O marco desta separação, bem como do ativismo político de John se deu com o quarto disco Mind Games. John Lennon ainda teve um rápido romance com sua ex-assistente May Pang e gravou o disco Walls and Bridges no ano seguinte. Após a reconciliação com Yoko em 1975, teve um filho chamado Sean Lennon e logo John passaria a dar maior atenção a ele, encerrando as atividades da banda Plastic Ono Band.

Antes de deixar a música para dedicar ao filho, John Lennon ainda gravou um disco só de covers do rock da década de 1950 e 1960 chamado Rock 'n' Roll, onde destacou uma música de Ben E. King que ficaria marcada na voz de John: "Stand By Me". O último disco de John foi Double Fantasy, lançado em 1980, com destaque para a música "Woman", composição dele em homenagem a Yoko que também foi sua parceira neste trabalho.

John Lennon morreu no dia 08 de dezembro de 1980, aos 40 anos de idade na porta do Edifício Dakota, em frente ao Central Park, onde morava. Foi assassinado por Mark David Chapman, declarado fã do cantor e dos Beatles após ter conseguido seu autógrafo no mesmo dia. Este foi preso e logo levado a julgamento onde foi condenado à prisão perpétua.

Após a morte do cantor, foi criado um memorial chamado Strawberry Fields Forever (referência a uma das músicas dos Beatles e um dos locais onde Lennon brincava na sua infância em Liverpool) no Central Park, em frente ao edifício onde morava. Vários discos póstumos foram feitos, além de uma biografia não autorizada e polêmica do cantor escrita por Philip Norman. Ontem, John Lennon estaria fazendo 70 anos em vida e até hoje é reverenciado pelos fãs e admiradores em todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário