16 de abr. de 2010

Momento Flashback: Michael Sembello


Michael Sembello - She's a Maniac

Nascido na Filadélfia, nos Estados Unidos, o cantor Michael Sembello começou a carreira como guitarrista. Já trabalhou para nomes como Stevie Wonder, The Temptations, Michael Jackson, Diana Ross, Chaka Khan, George Benson, Barbara Streisand, Stanley Clarke, David Sanborn, e Donna Summer.

Em 1983, a canção "She's a Maniac", do álbum Bossa Nova Hotel, fez parte da trilha sonora do filme "Flashdance". No mesmo ano, a música foi premiada com um Grammy.

Sembello ainda trabalhou na banda sonora de vários filmes como "Cocoon", "Gremlins", "Summer Lovers", "The Monster Squad", "Predator 2" e "Independence Day". Nos últimos anos o cantor vem se dedicando à música oriental e à espiritualidade.

Sembello já gravou em seis idiomas e continua compondo, produzindo e lançando álbuns. Em sua carreira, possui 6 discos.

----------------------------------------------
Biografia extraída do site Wikipédia.


15 de abr. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 26

História do Jazz - Parte II

Entre 1890 e 1910, ocorreu em Nova Orleans a fusão de três corentes musicais até então paralelas: a música popular dos negros (música religiosa, cantos de trabalho e, sobretudo, o blues), o ragtime e a versão "branca", europeizada, da música popular afro-americana (canções, música de vaudeville). Esta síntese foi possível graças ao entrosamento dos músicos negros com os mulatos.

O jazz de Nova Orleans

Em 1917, o fechamento do bairro de Storyville provocou um êxodo maciço de músicos negros para Chicago. King Oliver ali instalou-se com seu grupo, a Original Creole JazzBand, do qual participava Luis Armstrong. Em 1920, Fletcher Henderson fundou em Nova York sua primeira grande orquestra e Louis Armstrong destacou-se como o primeiro "astro do jazz". Em 1923, foram gravadas algumas das mais características peças do estilo Nova Orleans, baseado principalmente na improvisação coletiva e na pesquisa de uma polifonia espontânea.

Em 1925, Louis Armstrong conduziu as primeiras apresentações de seu grupo Hot Five. Paralelamente à atividade dos músicos negros, jovens músicos brancos começaram a destacar-se como os trompetistas Bix Beiderbeck e Muggsy Spanier, os saxofonistas e clarinetistas Frank Teschemacher, Benny Goodman e Mezz Mezzrow, além do baterista Gene Krupa. Aos poucos Nova York foi tomando o lugar de Chicago.

O estilo e a concepção orquestral de Nova Orleans firmaram-se a partir de 1929, mas só foram consagrados pelo público em 1940, com a onda do New Orleans Revival.

Próxima semana falarei do jazz clássico. Até lá!



14 de abr. de 2010

Marina de La Riva - Taí (Pra Você Gostar de Mim)


No clipe, Marina canta um dos grandes sucessos da mpb, em apresentação no Bourbon Street Music Club, em São Paulo.



Quem é Marina de La Riva?


Marina de La Riva e Chico Buarque - Ojos Malignos

Filha de pai cubano e mãe brasileira, Marina viveu boa parte de sua vida em Baixa Grande da Leopoldina, distrito de Campos dos Goytacazes, embora seja natural do Rio de Janeiro.

Formou-se em Direito, mas a música viria a fazer parte de sua vida ao ser vocalista do grupo Alta Fidelidade, no início da década de 2000. A partir de 2004 entrou em estúdio para gravar seu cd Marina de La Riva, com algumas músicas gravadas em Cuba, mesclando ritmos daquele país com os do Brasil, contando, ainda, com a participação de Chico Buarque e Davi Moraes. Demorou três anos para chegar às loja, conseguindo boas vendagens, além de receber ótimos elogios da crítica musical, inclusive conquistando prêmios importantes como o da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Prêmio Tim, em 2007.

Chegou a participar de show de outros artistas e chegou a receber convites para trabalhar com o grupo Três na Massa e com a Orquestra Sinfônica da USP.


REVELAÇÃO MPB: Marina de La Riva




Marina de La Riva - Mariposa

Cantora carioca que mistura elementos da música cubana com elementos da música brasileira em suas canções, como jazz latino, música cubana e bossa nova.

11 de abr. de 2010

Sintonia::: Especial Geraldo Azevedo



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Geraldo Azevedo.

Geraldo Azevedo - Dona da Minha Cabeça



Outro grande sucesso de Geraldo Azevedo, em apresentação ao vivo.

Geraldo Azevedo, ontem e hoje


Geraldo Azevedo - Chorando e Cantando

Buscando novas parcerias para suas composições, Geraldo gravou novos discos no decorrer dos anos e conquistando nova legião de fãs pelo Brasil. O disco Bicho de 7 Cabeças, lançado em 1977, mostra um trabalho maduro do compositor ao cantar suas canções como "Bicho de 7 Cabeças II" e "Táxi Lunar", além das interpretações de outros artistas como Tom Jobim (em "Águas de Março") e Milton Nascimento (em "Paula e Bebeto").

Sofreu represálias durante o período da Ditadura Militar, mas nem por isso, abandonou sua carreira e continuou a gravou discos e sucessos que marcariam seu repertório. Em 1984, junta-se com os cantores Xangai, Vital Farias e Elomar para lançar um projeto musical ao vivo denominado Cantoria, onde apresentam sucessos dos quatro músicos e o melhor da música regional, gravado no Teatro Castro Alves, em Salvador-BA. Muito bem elogiado pelo público e pela crítica que logo viriam a lançar o segundo volume do Cantoria, em 1988.

Geraldo também chegou a compor para o especial infanto-juvenil "Sítio do Picapau Amarelo", para a TV Globo. Lança seu primeiro disco ao vivo em 1994 onde reúne grandes sucessos de sua carreira e, em 1996, une-se à cantora Elba Ramalho, Alceu Valença e Zé Ramalho para uma série de apresentações juntos, pelo Nordeste e pelo Brasil, e que viria a dar origem ao cd "O Grande Encontro". O sucesso desse show viria a lançar mais dois discos em continuação ao primeiro trabalho, mas sem a participação do cantor Alceu Valença.

Atualmente, Geraldo Azevedo comemora sua trajetória com o lançamento do cd/dvd Uma Geral do Azevedo, lançado no ano passado, reunindo grandes sucessos em um show de interpretação e improvisos ao lado de sua banda formada por excelentes músicos e de seus filhos que, também, seguiram carreira musical.


Nota do blog (atualização em 14/07/2012): Em abril de 2011, Geraldo Azevedo lançou seu cd e dvd intitulado Salve São Francisco, pela gravadora Biscoito Fino, contando com participações especiais de Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Djavan, Fernanda Takai e Alceu Valença, entre outros.

O início da carreira de Geraldo Azevedo


Geraldo Azevedo - Sabor Colorido / Moça Bonita

Geraldo Azevedo nasceu no dia 11 de janeiro de 1945, em Petrolina, estado de Pernambuco, tendo aprendido a tocar violão aos 12 anos de idade, que viria a se tornar um violonista talentoso e versátil. Resolveu dedicar-se à música pelas influências de Luiz Gonzaga e da bossa nova, além da música regional.

Com 18 anos de idade, muda-se para Recife onde viria a conhecer músicos como o percussionista Naná Vasconcelos, a cantora Teca Calazans, entre outros, e integrar ao grupo Construção, iniciando sua carreira musical. Com 22 anos, muda-se para o Rio de Janeiro e cria o grupo Quarteto Livre, que passa a acompanhar o cantor Geraldo Vandré em suas apresentações na década de 1960, nos auges dos festivais e da Ditadura Militar, vigente a partir de 1964, no Brasil.

Já tendo algumas composições suas gravadas por outros artistas, Geraldo Azevedo só viria a lançar seu primeiro disco Quadrafônico em 1972, juntamente com o cantor Alceu Valença, após participação no Festival Internacional da Canção realizado no mesmo ano e fazendo apresentações na tv. Em 1977, já sozinho, grava seu disco Geraldo Azevedo pela Som Livre, tendo suas composições próprias, em parceria com Alceu Valença e outros músicos, com destaque para as faixas "Caravana" e "Talismã".



Geraldo Azevedo - Bicho de 7 Cabeças




Clipe extraído do clipe DVD Uma Geral do Azevedo, com Geraldo apresentando um de seus grandes clássicos em uma performance maravilhosa junto com seus músicos.

Geraldo Azevedo - Homenageado do Dia


Geraldo Azevedo - Dia Branco

Cantor, compositor e violonista vindo de Petrolina, em Pernambuco e que completou, no último mês de janeiro, seus 65 anos de idade, com uma carreira que já dura mais de 40 anos de sucesso, Geraldo Azevedo é o Homenageado do Dia.