11 de abr. de 2010

O início da carreira de Geraldo Azevedo


Geraldo Azevedo - Sabor Colorido / Moça Bonita

Geraldo Azevedo nasceu no dia 11 de janeiro de 1945, em Petrolina, estado de Pernambuco, tendo aprendido a tocar violão aos 12 anos de idade, que viria a se tornar um violonista talentoso e versátil. Resolveu dedicar-se à música pelas influências de Luiz Gonzaga e da bossa nova, além da música regional.

Com 18 anos de idade, muda-se para Recife onde viria a conhecer músicos como o percussionista Naná Vasconcelos, a cantora Teca Calazans, entre outros, e integrar ao grupo Construção, iniciando sua carreira musical. Com 22 anos, muda-se para o Rio de Janeiro e cria o grupo Quarteto Livre, que passa a acompanhar o cantor Geraldo Vandré em suas apresentações na década de 1960, nos auges dos festivais e da Ditadura Militar, vigente a partir de 1964, no Brasil.

Já tendo algumas composições suas gravadas por outros artistas, Geraldo Azevedo só viria a lançar seu primeiro disco Quadrafônico em 1972, juntamente com o cantor Alceu Valença, após participação no Festival Internacional da Canção realizado no mesmo ano e fazendo apresentações na tv. Em 1977, já sozinho, grava seu disco Geraldo Azevedo pela Som Livre, tendo suas composições próprias, em parceria com Alceu Valença e outros músicos, com destaque para as faixas "Caravana" e "Talismã".



Nenhum comentário:

Postar um comentário