The Alan Parson Project - Eye On the Sky
Conforme indicado pelo nome, o Alan Parsons Project não era exatamente uma banda, e sim uma idéia criada pelo “dono” Alan Parsons, um bem sucedido produtor e engenheiro. Nascido na Inglaterra em 20 de Dezembro de 1949, ele começou sua carreira musical como engenheiro assistente nos estúdios EMI, e conquistou uma significante exposição na indústria musical através de seu trabalho na obra-prima Abbey Road dos Beatles em 1969. Depois disto, Parsons trabalhou com Paul McCartney em várias gravações do Wings; Ele também supervisionou gravações de Al Stewart, Cockney Rebel e Pilot, mas solidificou sua reputação trabalhando com o Pink Floyd no Dark Side of the Moon.
Influenciado pelo seu trabalho na gravação do conceitual Time Passages de Al Stewart, Parsons decidiu começar a criar suas próprias gravações temáticas; juntamente com o compositor Eric Woolfson, logo ele fundava o Alan Parsons Project. Mesmo que Parsons tocasse teclados e nem tão frequentemente cantasse nas suas gravações, o projeto era designado primeiramente como um forum rotativo de cantores e músicos de estúdio – entre eles Arthur Brown ( ex-Zombie Colin Blunstone ), Steve Harley (Cockney Rebel ), e os músicos do Hollies Allan Clarke e o guitarrista Ian Bairnson – para interpretar e tocar a magnífica, conceitual música de Parsons e Woolfson.
O Project estreiou em 1975 com Tales of Mystery and Imagination, uma coleção inspirada no trabalho de Edgar Allen Poe; de maneira similar, a ficção científica de Isaac Asimov serviu como matéria prima para a gravação de “I Robot”, em 1977. Com o álbum de 1980 The Turn of a Friendly Card, uma meditação sobre o jogo, o Alan Parsons Project conseguiu um Top 20 hit, "Games People Play"; Seu “Eye in the Sky”, de 1982, foi sua mais bem-sucedida realização, e anotou um Top 3 hit com sua música título. Enquanto que a gravação de 1984 Ammonia Avenue ganhava Disco de Ouro, os discos subsequentes do Project passaram um tanto desapercebidos, mesmo que gravações como Vulture Culture (1985), Gaudi (1987) e On Air (1996) tenham agradado os fãs de longa data. Em 1999, foi lançado o Time Machine.
----------------------------------------------------------------------Fonte: Jason Ankeny, All Music Guide.
Tradução: Ricardo José Iaromicz)