31 de ago. de 2012

Blog em manutenção


Por motivos de força maior, o blog estará em manutenção neste fim de semana e retornará normalmente suas atividades na próxima quarta-feira, dia 05/09/2012.

A todos, um ótimo fim de semana!

Momento Flashback: Nina Hagen



Nina Hagen - New York New York

Nina Hagen nasceu em 11 de março de 1955 em Berlim Oriental, sendo filha de pais cantores.

Nina estudou canto clássico e iniciou sua carreira musical em 1972 com um grupo de blues. Ela se apresentou em alguns clubes até 1976, quandofoi expulsa de seu país por comportamentos anti-sociais.

Ela se migrou para Londres, na Inglaterra, onde conheceu o grupo Sex Pistols e outros grupos do movimento punk. De volta à Alemanha, monta seu próprio grupo e grava seu primeiro álbum Nina Hagen Band em 1978. No ano seguinte, lança o seu segundo álbum Unbehagen. No ano seguinte, Nina acaba com o seu grupo e parte para Nova York.

Em 1981 nasce sua primeira filha. No ano seguinte, grava seu terceiro disco Nunsexmonkrock, num registo completamente diferente de tudo que ela havia feito até agora. Em 1983 lança um compacto com uma de suas grandes interpretações com "New York New York" (lembrando que a não é a mesma gravada pelo cantor Frank Sinatra). Nina Hagen Em Ekstacy em 1985 é o seu último verdadeiro sucesso antes de retornar no final da década de 1990.

Entre 2003 e 2006, Nina ainda gravou mais dois álbuns e continua a ser uma das cantoras mais inovadoras da era do punk e, certamente, uma das maiores artistas da Alemanha.
----------------------------------------
Fonte: http://www.stars-celebrites.com (com adaptações).

30 de ago. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 107

No sudeste do Tocantins, está em Palmas para apresentações na feira com danças típicas do estado. A sússia é uma das danças típicas apresentadas pelo grupo.

De origem africana, foi trazida pelos escravos que habitaram a região. Com dois anos de existência, o grupo tem o objetivo de resgatar as tradições do povo tocantinense, que apesar de ser um estado novo mantém a cultura nos povos do antigo norte de Goiás. O grupo tem 16 componentes, com idades entre 12 e 19 anos.

Segundo a responsável pelo grupo, Nevisan Bispo de Macedo, não há nenhuma seleção para participar do grupo. Todos podem participar, pois a idéia é que a cultura não seja esquecida.

Com ensaios semanais, o grupo se prepara para as apresentações como as que fez na França, em agosto, onde acompanhou a caravana do Tocantins no ano do Brasil na França.

As danças também são riquezas folclóricas do Estado, como as congadas de Santa Rosa, sússia e catira de Natividade, a jiquitaia de Almas e o kupré dos índios Xerente. As comidas típicas, também consideradas manifestações folclóricas, ganham destaque em pratos como arroz com pequi, paçoca de carne seca, licores, beiju e biscoitos diversos. E no artesanato com peças de capim dourado do Jalapão, palha de buriti de Peixe, sementes, penas, madeira e fibras e cerâmica.

A preservação desse patrimônio da cultura popular tocantinense é um dos desafios das instituições culturais do Estado. A Fundação Cultural do Tocantins desenvolve projetos como o Conhecendo e Preservando as Culturas Indígenas. Criado em 1996, o projeto vem resgatando desde então as tradições dos povos indígenas tendo desenvolvido vídeo documentário e livro sobre o assunto.
--------------------------------------------------------------------
Postagem original de Tati extraída no Yahoo! Respostas.

29 de ago. de 2012

Núria Mallena: Release


Núria Mallena - Pra Quê?

Dona de um registro que mescla suavidade e potência, além de crueza e sofisticação em boa medida, Nuria Mallena carrega no corpo o despojamento da infância pé no chão saboreada na pequena Ouricuri, e na voz a combinação de uma mente conectada ao que de melhor a música popular brasileira produziu nas últimas décadas.

Tudo começou bem cedo. Aos 10 anos ela já deslizava os dedos pelo violão ao lado da irmã, tirando de ouvido o que a mãe riscava na vitrola. Foi com o sentimento de liberdade batucando no peito que aos 15 anos ela pousou em Recife. Na capital, repensou a vida e a carreira, antes de largar definitivamente as faculdades de relações públicas e direito para tomar as rédeas da música. Apontou a seta para o Sudeste, de mochila e violão nas costas. Desde 2005 radicada no Rio, Nuria agora dá forma ao seu primeiro álbum solo Nu, um apanhado do que melhor ela produziu nos últimos anos, e que apenas alguns sortudos puderam conferir em suas muitas elogiadas apresentações pela noite carioca.

Ao longo das onze faixas autorais o que se ouve é uma cantora segura e uma autora de facetas diversas, que emoldura baladas com tintas de rock, reggaes com acento pop, forrós azeitados com maracatu e uma infinidade de outras combinações.
--------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.malaguetaent.com.br/nuria_mallena/ (com adaptações)

Núria Mallena - Meu Chão


Apresentação ao vivo de Núria Mallena no Centro Cultural Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro, cantando um de seus sucessos.

REVELAÇÃO MPB: Núria Mallena



Núria Mallena - Quando Assim

Mais um novo nome surge na música brasileira, desta vez é a cantora Núria Mallena que vem hoje como a Revelação MPB para todos conhecerem um pouco sobre sua vida e carreira.

26 de ago. de 2012

Sintonia::: Especial Kid Abelha



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Kid Abelha.

Kid Abelha, hoje


Kid Abelha - Eu Tive um Sonho

A partir do ano 2000, Kid Abelha foi novamente convidado a participar de mais um evento do festival Rock In Rio e lançar o disco Surf, com destaque para a música "Eu Contra a Noite". Já em 2002, monta seu repertório reunindo seus maiores sucessos para a gravação do cd e dvd Acústico MTV, em comemoração aos 20 anos de carreira.

Em 2004, foi a vez de George Israel gravar seu cd solo 4 Letras, com faixa-título de sua autoria em parceria com Cazuza. Dois anos depois ele lança seu primeiro disco com o grupo Os Britos, criado em 1994, em trabalho paralelo.

Em 2007, o Kid Abelha dá uma pausa em suas atividades. Paula Toller e George Israel lançam novos cds solo, apesar dos apelos dos fãs em relação à volta do grupo, o que ocorre em 2010 com sua volta aos palcos após 3 anos de "férias", iniciando shows pelo Japão. Em 2011, realiza shows pelo Brasil com a turnê Glitter de Principiante para comemorar os 30 anos de atividade, com mais de 15 discos gravados e já trabalha com novo single lançado neste ano - "Caso de Verão (O Amorzinho)" - do recém-lançado cd Multishow Ao Vivo.

Mudança e consolidação do Kid Abelha


Kid Abelha - Grand Hotel

Após o lançamento do segundo disco Educação Sentimental em 1985 e uma apresentação no show do cantor Léo Jaime, Leoni sai do Kid Abelha e passa a ser mais unido com três integrantes: Paula Toller, Bruno Fortunato e George Israel.

No ano seguinte, grava seu primeiro disco ao vivo gravado no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Em 1987, grava o disco Tomate, com destaque para as faixas "No Meio da Rua" e "Amanhã É 23". Em 1988, Paula se casa com o cineasta Lui Farias. Com o disco Kid, de 1989, o grupo deixa de usar o complemento "os Abóboras Selvagens", passando a ser conhecido apenas como Kid Abelha que continuou a gravar novos discos, emplacando grandes sucessos e realizando shows pelo país.

Na segunda metade da década de 1990, Kid Abelha realiza shows pelo exterior, divulgando seu trabalho nos Estados Unidos e na Europa, chegando a gravar um disco em espanhol em 1997. No ano seguinte, Paula Toller lança um projeto paralelo gravando um disco solo, mas sem deixar de lado o grupo.

Paula Toller, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens


Kid Abelha e os Abóboras Selvagens - Como Eu Quero

2012 é um ano especial, tanto para Paula Toller como para o Kid Abelha.

Na última quinta-feira, 23 de agosto, ela fez 50 anos de idade e, para muitos, ainda é considerada a maior musa do rock nacional. Já o Kid completou 30 anos de fundação.

Paula Toller nasceu no Rio de Janeiro. Com 17 anos de idade fez curso de Desenho Industrial e Comunicação Visual na PUC-RJ, onde conheceu o baixista Leoni (mais informações sobre ele, aqui no blog), o baterista Beni Borja e o guitarrista Pedro Farah e é convidada para ser vocalista da primeira banda musical chamada Chrisma. Após alguns ensaios, conhecem o saxofonista George Israel e, juntos, formam o grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Nos meses seguintes, Pedro sai da banda e é substituído pelo guitarrista Bruno Fortunato. Mais tarde, é a vez de Beni Borja ser o segundo integrante a sair.

Com esta formação, novos ensaios e composições são feitos, especialmente com Paula e Leoni assinando boa parte das canções. Após uma estréia na Rádio Fluminense FM com a música "Distração", lançam um compacto com os dois primeiros sucessos do grupo: "Pintura Íntima" e "Por Que Não Eu?". O ano de 1982 marca a sua estréia oficial nos palcos ao se apresentar no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Outro compacto é lançado em 1984 seguido do primeiro LP Seu Espião, que trouxe o primeiro sucesso nacional com a balada "Como Eu Quero" e desponta como uma das grandes bandas do cenário do rock nacional. Em 1985, o grupo é convidado para participar do festival Rock In Rio.

Kid Abelha - Lágrimas e Chuva


Um dos grandes sucessos (e clássicos) do Kid Abelha, neste clipe do dvd MTV Acústico, onde Paula, Bruno e George dão um show nesta apresentação.

Homenageado do Dia: Kid Abelha


Kid Abelha - Eu Contra a Noite

Um dos grupos pop-rock mais populares do país, o Kid Abelha é o Homenageado do Dia deste domingo.