5 de jul. de 2013

Momento Flashback: Stevie Wonder


Stevie Wonder - I Just Called To Say I Love You

Steveland Morris, conhecido mundialmente como Stevie Wonder, é um cantor, compositor, pianista, gaitista  e produtor musical norte-americano natural da cidade de Saginaw, estado de Michigan, onde nasceu no ano de 1950. Cego de nascença, estreou na vida artística aos 10 anos de idade.

Descoberto por Barry Gordy, presidente da Motown Records, Stevie Wonder foi fortemente influenciado por Ray Charles, tendo seu primeiro grande êxito em 1962 com "Fingertips" gravada ao vivo. Mais tarde consagrou-se como um autêntico criador , realizando com muita liberdade uma fusão da soul music com os ritmos de rock, destacando com os discos Where I'm Coming e Music of My Mind lançados em 1971 e 1972, respectivamente, além de destacar-se por suas canções como "My Cherie Amour"“For Once in My Life”. Neste mesmo ano, o cantor ganhou seu primeiro Grammy com a música "You Are the Sunshine of My Life".

Ao final da década de 1970, Stevie Wonder foi perdendo seu prestígio na música e retornou em alta a partir de 1984 ao lançar o single "I Just Called To Say I Love You" que entrou na trilha do filme A Dama de Vermelho. A música ganhou um Oscar na categoria de Melhor Canção. 

Stevie Wonder também se destacou em duetos com vários nomes da música internacional como Julio Iglesias na música "My Love" e Paul McCartney em "Ebony and Ivory". Em 2005 recebeu um Grammy pelo conjunto da obra.

Sendo um dos artistas mais premiados na música internacional com 25 Grammy, Stevie Wonder também se destacou como ativista em causas políticas, além de ser nomeado como Mensageiro da Paz das Nações Unidas em 2009 e um dos maiores artistas internacionais de todos os tempos.


4 de jul. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 137


O berimbau é um instrumento musical que foi introduzido no Brasil pelos escravos africanos, sendo constituído por um arco cujas extremidades se ligam por um fio de metal, ao qual se adere uma meia-cabaça que serve como caixa de ressonância.

É percutido com uma vareta, que se segura entre o indicador e o dedo médio da mão direita, juntamente com um maracá (cestinha de palha com sementes), para marcar o ritmo. É conhecido também como berimbau-de-barriga ou urucungo, por apoiar-se no ventre do músico.

O berimbau é muito usado no folclore baiano, sobretudo para acompanhar a capoeira durante o jogo. Entre os músicos renomados, alguns utilizaram o berimbau como instrumento como Max Cavalera, Naná Vasconcelos, Paulinho da Costa e Ramiro Musotto.

3 de jul. de 2013

Georgeana Bonow: release

A cantora e compositora carioca Georgeana Bonow iniciou sua carreira ainda adolescente. Seu primeiro contato com os palcos foi com bandas de rock e pop. Entretanto, a bossa nova sempre influenciou sua sonoridade e já se refletia em seus primeiros esboços autorais.

Aos dezessete anos começou a apresentar-se junto a um conjunto de jazz, inaugurando seu contato com esse estilo pelo qual se apaixonou e tornando-se aquela uma nova fonte da qual tiraria muita inspiração. Aos poucos foi desenvolvendo um estilo próprio, reunindo as influências do jazz, da bossa e do pop.

Mais tarde passou a integrar o elenco de duas bandas de baile, apresentando-se em casamentos, formaturas, festas corporativas, municipais e aniversários, interpretando um repertório bastante eclético que contempla Jazz Standards, flashback, disco, pop, rock e muita música brasileira.

Além do disco autoral O Que Nunca Foi Dito Antes Por Nós Dois (2011), a artista já teve trabalhos lançados pela gravadora Albatroz direcionados ao mercado asiático e europeu, participou em quatro faixas do disco Bossa Lounge, lançado pela Som Livre, de releituras da música de Paul McCartney em álbum lançado pela gravadora Discobertas e de trabalhos independentes com o produtor Marcio Lomiranda.

O primeiro disco de carreira da cantora contou com a participação de vários músicos consagrados que acreditaram no trabalho e apostaram nas belas canções inéditas do repertório. A cereja no topo da sobremesa é o arranjo especial do mestre da bossa nova Roberto Menescal para a faixa de autoria de Vinícius de Moraes que leva o nome da cantora, "Georgiana". Excetuando essa obra, todas as outras são inéditas, trazendo ao mercado compositores excepcionais e apresentando essa faceta da própria Georgeana.

Desde 2010 a cantora também vem desenvolvendo um lindo trabalho com crianças. Tornou-se professora de iniciação musical e trabalha com pequenos de 0 a 10 anos, inclusive com crianças com necessidades especiais, em projetos que estimulam a criatividade e o gosto pela música desde a infância. Como não poderia deixar de ser, passou também a compor canções pra os pequenos alunos e em breve entrará em estúdio para fazer um registro desse material. Georgeana já uniu todos os seus projetos no clipe “Foi-se o Tempo”, que teve participação especialíssima dos alunos bebês, esbanjando fofura e carisma.
------------------------------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial da cantora.

Georgeana Bonow - Balanço Zona Sul


Apresentação da cantora Georgeana Bonow no programa Som Brasil, exibido pela TV Globo no dia 28/06/2013, interpretando um dos grandes sucessos do saudoso cantor Wilson Simonal.

REVELAÇÃO MPB: Georgeana Bonow


Georgeana Bonow - Apologize

Uma nova voz descoberta pelo cantor e compositor Roberto Menescal surge na vertente da bossa nova. Georgeana Bonow é a Revelação MPB desta quarta.

30 de jun. de 2013

Sintonia::: Especial Rádio Táxi



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Rádio Táxi.

Rádio Táxi: 30 anos de carreira

Rádio Táxi - Eva

Só na década de 1980, o Rádio Táxi gravou cinco LPs, participou de inúmeros programas de televisão, fez centenas de shows, ditou regras, moda e estilo musical. Com suas letras despojadas de rebuscamento, tratava de temas atuais, falando aos jovens da época na mesma linguagem por eles praticada.

Com o declínio do rock nacional, a partir da década seguinte, e o surgimento de outros estilos musicais predominantes, como pagode, sertanejo e axé, o Rádio Táxi prosseguiu sua carreira, certamente com menos destaque, mas sempre presente na história da música popular brasileira e, especialmente, na do rock nacional, sendo referência e ponto de partida de muitas outras bandas do mesmo estilo. Gravaram ainda mais dois trabalhos, em 1991 e 1997, e um DVD ao vivo, em 2007.

Após a morte prematura de um de seus fundadores, Wander Taffo, em maio de 2008, o conjunto se reestruturou, mantendo Lee Marcucci, Gel Fernandes e trazendo como convidados Fábio Nestares (vocal), Gabriel Navarro (guitarra) e Flávio Fernandes (teclados). 

Atualmente, está preparando novo DVD que será um documentário relatando a trajetória da banda, com canções inéditas, alguns temas dos Beatles e sucessos dos anos 1980, comemorando seus 30 anos de estrada na música popular brasileira com seu rock de sempre: sonoridade, vibração e energia para a juventude de nossos dias.
----------------------------------------------------
Extraído da página oficial da banda no facebook.

Rádio Táxi e os primeiros anos da banda

Rádio Táxi - Garota Dourada

O ano de 1981 foi marcado pelo início do movimento das bandas de pop rock no Brasil. A primeira banda a surgir nesse novo cenário musical foi o Rádio Táxi. O grupo já estava junto há algum tempo, como integrante da banda que acompanhava a cantora Rita Lee, grande incentivadora desse novo projeto.

Na época, o filme Menino do Rio era lançado nos cinemas do País, com a música “Garota Dourada” - uma parceria de Wander Taffo, Lee Marcucci e Nelson Motta - como tema principal. A música, que logo estourou nas rádios, foi o primeiro sucesso do Rádio Táxi.

A banda era formada por músicos que já tinham uma história sólida no rock nacional. Lee Marcucci, baixista, foi um dos integrantes do Tutti Frutti e co-autor de músicas como “Jardins da Babilônia” e “Miss Brasil 2000”. Wander Taffo, guitarrista, já era reconhecido por seu estilo próprio de tocar guitarra, com solos que deixavam a platéia atônita em shows do Made in Brazil, Joelho de Porco, Gang 90, Secos e Molhados e por todas as bandas pelas quais passou. Gel Fernandes, baterista, iniciou sua carreira cedo, juntamente com Taffo, e logo mostrou seu talento como baterista de bandas como Os Incríveis, Memphis e Sunday. Willie de Oliveira, cantor, também fez parte do Tutti Frutti.

O primeiro disco da banda foi Rádio Táxi, lançado em 1982 que, além de “Garota Dourada”, trazia o sucesso “Coisas de Casal”, presente da madrinha Rita Lee, e “Dentro do Coração (Põe Devagar)”, que fez parte de uma das cenas mais engraçadas do filme Os Normais em 2003. 
-----------------------------------------------------------
Extraído do site Jornal Livre.

Rádio Táxi - Um Amor de Verão


Um dos grandes sucessos da banda Rádio Táxi em apresentação ao vivo.

Homenageado do Dia: Rádio Táxi


Rádio Táxi - Com o Rádio Ligado

Uma das maiores bandas pops nacionais que surgiram na década de 1980, Rádio Táxi é a Homenageada do Dia deste domingo.