19 de set. de 2009

Clipe da Semana: Lenine, Yusa e Ramiro Musotto



Lenine se apresentando em Paris, França, cantando "Virou Areia", um de seus grandes sucessos, acompanhado da baixista cubana Yusa e do percussionista argentino Ramiro Musotto (que morava aqui na Bahia e faleceu no último dia 11 deste mês). Um show de interpretação!




18 de set. de 2009

As 100 Mais em 100 Anos

Um link interessante e muito legal que recebi por e-mail e compartilho para os leitores deste blog. Descubra que música estava tocando no ano em que você nasceu. São 100 músicas pra cada ano. Vai de 1904 até 2008 e quem sabe em breve, tenha nova atualização.


http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm




Momento Flashback: Wax



Wax - Right Between the Eyes

Wax (palavra inglesa que significa "cera") foi uma banda pop surgida na década de 1980. Era composta pelo norte-americano Andrew Gold e pelo britânico Graham Gouldman. Os seus maiores sucessos comerciais foram as músicas "Shadows of Love", "Bridge To Your Heart" e o megasucesso "Right Between The Eyes".

A banda produziu três álbuns: Magnetic Heaven, American English e 100,000 In Fresh Notes entre 1986 e 1989. Andrew Gold e Graham Gouldman são amigos e parceiros. Na hora de compor, fazer os arranjos, produzir e executar, eles se completam: Gouldman na guitarra e Gold nos teclados. Com a música "Right Between The Eyes", do lp "Magnetic Heaven", eles alcançaram o 40º lugar na parada Top 100, da Bilboard. Anteriormente, Gold integrou a banda de Linda Ronstadt e chegou a fazer quatro elepês solos.

17 de set. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 4

Ao falarmos sobre música aleatória ou improvisada, o compositor libera um ou outro aspecto da estrutura musical (ritmo, elementos harmônicos-melódicos, andamento), deixando os intérpretes livres para criá-los na hora da execução.

Os processos aleatórios modernos reintroduzem o subjetivo e o incerto na obra musical, de onde haviam sido banidos pelas experiências sonoras eletrônicas que produzem "música sem acaso". Retomam a tradição da improvisação em música, representada nos séculos XVII e XVIII pelo baixo-contínuo e pela capacidade que qualquer músico sério adquiria então de improvisar no órgão ou no piano.

O compositor oferece ao intérprete um simples texto provisório que ele combina de acordo com sua inspiração, variando os resultados ao infinito. São exemplos de música aleatória: o Móbile para dois pianos (de Boulez); Klavierstücke n°s 5 a 11 (de Stockhausen); Music for David Tudor para piano (de John Cage). Nesses casos, o compositor elimina a notação musical tradicional, substituindo-a por sinais (imagens, traços), destinados a estimular psicologicamente o intérprete, que os traduz então livremente. A segunda parte de Ukrinmakrinkrin, de Marlos Nobre, libera os valores de duração positivos e negativos (notas e pausas), deixando-os ao critério do regente e do intérprete.

Assim, Stockhausen e John Cage tornaram-se figuras importantes na criação e desenvolvimento da música aleatória ou improvisada. Ao contrário da música eletrônica, a música aleatória depende principalmente do intérprete. O compositor propõe alguns elementos rítmicos, harmônicos e melódicos, e o intérprete, a partir daí, cria sua própria interpretação. Por este motivo, não existem duas execuções iguais da mesma composição aleatória.

Próxima semana falarei sobre o grupo "Música Viva".



16 de set. de 2009

Vander Lee - Esperando Aviões







Vander Lee e sua Carreira


Vander Lee - Contra o Tempo


Nascido na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e cantando em barzinhos na década de 1980, Vander Lee só veio a lançar seu primeiro disco independente com seu nome (quando ainda se chamava Vanderli), em 1997, após a premiação no festival Canta Minas, no ano anterior. Deste disco, destacaram os sucessos "Contra o Tempo" e "Subindo a Ladeira" que foi regravada pela cantora Elza Soares no ano seguinte, após conhecer seu trabalho e o convidar para participar de seus shows em algumas cidades brasileiras. Ainda em 1998, o cantor foi incluido numa coletânea com diversos cantores mineiros, em comemoração aos 500 anos do Brasil.

A partir daí, a carreira de Vander Lee começava a fluir e, em 1999, lançou seu segundo disco No Balanço do Balaio, pela gravadora Kuarup e já adotando novo nome, emplacando os sucessos "Fogo" e "Românticos". A turnê deste disco iniciou em 2000, no Rio de Janeiro, sendo dirigido pelo compositor e produtor musical Sérgio Natureza (autor da música "Frisson" em parceria com Tunai) e contou com a participação especial do cantor Luiz Melodia que viria a ser convidado por Vander Lee para participar de outro espetáculo juntos, no projeto "Novo Canto", também dirigido por Sérgio.

Suas músicas começaram a fazer sucesso. Vários artistas da mpb passaram a gravar suas músicas como "Onde Deus Possa Me Ouvir" (Gal Costa e Leila Pinheiro), "Contra o Tempo" (Margareth Menezes e Rita Ribeiro) , entre outros. Com a temporada de shows feitos pelo cantor em Belo Horizonte, veio a gravar, em 2003, o disco Vander Lee Ao Vivo, pela gravadora Indie Records, contando com participação de Elza Soares. Neste mesmo ano também foi lançado o disco Ivânia Catarina.

O novo disco Naquele Verbo Agora, lançado em 2005 lhe rendeu indicação ao Prêmio Tim de Música nas categorias de "Melhor Disco" e "Melhor Cantor de Canção Popular". Neste novo trabalho, teve como destaque os sucessos "Iluminado", "A Voz", "Meu Jardim", entre outros.

No ano seguinte, mais um novo trabalho é lançado - Pensei Que Fosse o Céu ao vivo - em cd e dvd e que contou com a participação de Zeca Baleiro. Surge nova indicação para o Prêmio Tim de Música e o cantor fatura na categoria de "Melhor Disco de Canção Popular".

Neste ano, o cantor retorna com novo álbum - Faro - destacando três novos sucessos: "Eu e Ela", "Desejo de Flor" e "Ninguém Vai Tirar Você de Mim".


Vander Lee - Iluminado




REVELAÇÃO MPB: Vander Lee


Vander Lee - Aquela Estrela

Vanderli Catarina, cantor e compositor mineiro que adoraria o nome artístico Vander Lee, iniciou sua carreira cantando em barzinhos na década de 1980. Em 1987, surgiu oportunidade de se apresentar no Projeto Segunda Musical, no Teatro Francisco Alves, em Belo Horizonte, cantando composições de sua autoria.



Sua música começou a chamar atenção a partir de 1996, quando participou do festival Canta Minas, realizado pela Globo Minas, marcando o início de sua carreira que viria a lançar seu primeiro disco.


Vander Lee, portanto, é uma das revelações da música popular brasileira que trago para todos nesta quarta-feira.


15 de set. de 2009

Ismael Silva na Globo News

Entrevista com Ismael Silva, no programa Arquivo N, da Globo News.





14 de set. de 2009

Há 104 Anos Nascia Ismael Silva

Ismael Silva - Pra Você Jurar

Hoje, 14 de setembro, fazem exatamente 104 anos do nascimento de um dos cantores e compositores da música popular brasileira: o sambista Ismael Silva.

Nascido em Niterói, estado do Rio de Janeiro, aos 15 anos compôs seu primeiro samba "Já Desisti". Em 1928, junto com Nilton Bastos, Mano Edgard e outros amigos, Ismael ajudou a criar a Escola de Samba Estácio de Sá, uma das mais conhecidas escolas de samba do Rio de Janeiro. E, ao lado de Francisco Alves (que comprou alguns de seus sambas), passa a gravar alguns sambas, iniciando sua carreira musical no samba.

Em 1944, passando por dificuldades financeiras, Ismael compôs o samba "Antonico" que nada mais é do que sua própria história na letra e considerado um dos melhores sambas brasileiros. Em 1964, gravou dois discos: O Samba na Voz do Sambista e Ismael Canta Ismael, e logo surgiu a oportunidade de ser convidado por Cartola e Dona Zica para apresentar em seu restaurante Zi-Cartola após sua inauguração. No ano seguinte, atua na peça musical O Samba Pede Passagem, ao lado de Aracy de Almeida, no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro que logo viraria um disco.

Em 1973, Ricardo Cravo Albin lançou o espetáculo Pra Você Jurar, no Teatro Paiol, em Curitiba, estado do Paraná, onde Ismael foi convidado para se apresentar, sendo uma de suas últimas aparições públicas. No mesmo ano, Ismael grava novo disco Se Você Jurar contendo regravações e alguns sambas inéditos. Faleceu no Rio de Janeiro, em 14 de março de 1978, seis meses antes da data em que completaria 73 anos.



13 de set. de 2009

Sintonia::: Especial Sade



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Sade.

Sade - Paradise

Pra finalizar a homenagem deste dia, encerro com o clipe de outro grande sucesso, nessa apresentação do video-show Sade Live: "Paradise".





Sade: Premiações e novo disco

Sade, em sua carreira, ganhou vários prêmios musicais.

Com o Grammy (prêmio máximo da música mundial) ganhou, em 1986, na categoria "Artista Revelação" e na categoria "Melhor Performance Vocal R&B de Dupla ou Grupo" pela música "No Ordinary Love", em 1994. Também foi indicada como melhor Performance Vocal R&B de Dupla ou Grupo pelo disco Promise, em 1987.

Também ganhou discos de platina pela vendagem de seus discos: Disco de Platina por Stronger Than Pride (1988); quatro vezes Disco de Platina por Love Deluxe, em 1992 e quatro vezes Disco de Platina por The Best of Sade (1994).

Foi indicada ao American Music Awards como cantora favorita na categoria Soul/R&B pela opinião pública, em 1989.

A gravadora Sony anunciou que Sade está em gravação de seu novo disco Soldier of Love desde junho e que provavelmente deverá sair no final deste ano de 2009.


Nota do blog (atualização em 24/08/2013): Após o lançamento do disco Soldier of Love em 2009, a cantora faz uma retrospectiva de sua carreira em seu novo cd duplo intitulado The Ultimate Collection em 2011, reunindo seus grandes sucessos.

Sade - By Your Side

Na postagem n° 100 deste blog, apresento um dos grandes sucessos de Sade neste belíssimo clipe oficial: "By Your Side".






Sade e sua Carreira

Sade - No Ordinary Love

Sade (leia-se Shar-Day) nasceu na Nigéria, na África e foi criada na Inglaterra quando seus pais se separaram. Durante a adolescência ouvia ídolos do jazz e do soul como Billy Holiday, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Ray Charles, entre outros o que viria a influenciar na sua formação musical no futuro. No colégio, entrou para uma banda onde se apresentava para seus colegas e, em seguida, surgiu o grupo de funk Pride, onde se tornaria vocalista e conheceria o produtor e compositor Raymond St. John, com quem iria compor seu primeiro grande sucesso "Smooth Operator".

Nessa nova fase no início da década de 1980, já começava seus primeiros passos para a música. Após conhecer no grupo os integrantes Stuart Matthewman (compositor, guitarra e sax), Andrew Hale (teclados) e Paul Spencer Denman (baixo), a cantora os convidaria para compor uma nova banda criada por ela: Sade.

O primeiro álbum da banda foi Diamond Life, lançado em 1984 pela gravadora CBS. Além de incluida a música "Smooth Operator", o disco foi bem recebido no Reino Unido e contou com os sucessos "Cherry Pie", "Your Love Is King" e "Hang On To Your Love", sendo responsável pela autoria por boa parte das canções.

No ano seguinte, pela segunda gravadora Epic, lança novo disco Promise que repetiria o sucesso do disco anterior com os sucessos "Jezebel", "The Sweetest Taboo", "Is It a Crime", se consolidando nas paradas britânicas e passando a ser conhecida em outros países como os Estados Unidos, que se renderiam à sua bela voz e sua sensualidade.

Em 1986, ganha o Grammy, seu primeiro prêmio na música pelo reconhecimento de seu trabalho na categoria "artista revelação", além do disco de platina pela vendagem de seu disco. A partir daí, tudo começou a dar certo para a banda que estréia, em 1987, seu terceiro álbum - Stronger Than Pride - produzido pela própria banda. As músicas "Love Is Stronger Than Pride", "Paradise", "Haunt Me" e "Nothing Can Come Between Us" foram destaques deste novo disco.

Após suas apresentações, a banda entra numa pausa de 5 anos para lançar um novo disco em 1992 com Love Deluxe já consagrada e conhecida em todo o mundo. Várias faixas estiveram nas paradas de sucesso, tendo grande destaque para a música "No Ordinary Love" incluida na trilha do filme Proposta Indecente, estrelado por Robert Redfort e Demi Moore e uma das referências em seu repertório dos shows que viria a apresentar daí em diante. Em outubro de 1993, grava o show-video Sade Live realizado no Open Air Theatre, em San Diego, EUA, onde mostra sua performance acompanhada da banda e dos músicos convidados e apresentando uma seleção de grandes hits de sua carreira. No ano seguinte lança sua primeira coletânea The Best of Sade com o melhor da banda e uma música inédita ("Please Send Me Someone To Love").

Após isso, dá-se um novo intervalo para as atividades da banda. Sade Adu se divorcia do cinegrafista espanhol Carlos Scolla (com quem era casada em 1989) em 1995. No ano seguinte, deu a luz à sua filha Ila. Em 2000, a banda volta com um novo trabalho - Lovers Rock - o sexto álbum da carreira, premiado com álbum triplo de platina e destaque para os sucessos "Lovers Rock", "Slave Song", "King of Sorrow" e o mega-sucesso "By Your Side". No ano seguinte, lança o cd e dvd Lovers Live apresentando sucessos do novo disco e dos anteriores, gravado na California, nos EUA. Em 2002, Sade recebe Grammy na categoria de melhor álbum pop vocal.



Sade - Smooth Operator

Um dos grandes momentos do dvd Lovers Live, de 2001, onde Sade faz turnê pelos Estados Unidos, divulgando seu cd Lover Rock. Aqui ela canta o seu maior clássico: "Smooth Operator".






Sade: Homenageada do Dia


Sade - Pearls

A homenagem do dia é para Helen Folasade Adu. A cantora nigeriana mais popular do Reino Unido, filha de mãe inglesa e pai africano, que neste ano completou 50 anos, juntou com três grandes músicos (o guitarrista e sax Stuart Matthewman, o tecladista Andrew Hale e o baixista Paul Spencer Denman) para formar uma banda que leva parte de seu nome para ser conhecido em todo o mundo, com forte influência no jazz: Sade.