13 de set. de 2009

Sade e sua Carreira

Sade - No Ordinary Love

Sade (leia-se Shar-Day) nasceu na Nigéria, na África e foi criada na Inglaterra quando seus pais se separaram. Durante a adolescência ouvia ídolos do jazz e do soul como Billy Holiday, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Ray Charles, entre outros o que viria a influenciar na sua formação musical no futuro. No colégio, entrou para uma banda onde se apresentava para seus colegas e, em seguida, surgiu o grupo de funk Pride, onde se tornaria vocalista e conheceria o produtor e compositor Raymond St. John, com quem iria compor seu primeiro grande sucesso "Smooth Operator".

Nessa nova fase no início da década de 1980, já começava seus primeiros passos para a música. Após conhecer no grupo os integrantes Stuart Matthewman (compositor, guitarra e sax), Andrew Hale (teclados) e Paul Spencer Denman (baixo), a cantora os convidaria para compor uma nova banda criada por ela: Sade.

O primeiro álbum da banda foi Diamond Life, lançado em 1984 pela gravadora CBS. Além de incluida a música "Smooth Operator", o disco foi bem recebido no Reino Unido e contou com os sucessos "Cherry Pie", "Your Love Is King" e "Hang On To Your Love", sendo responsável pela autoria por boa parte das canções.

No ano seguinte, pela segunda gravadora Epic, lança novo disco Promise que repetiria o sucesso do disco anterior com os sucessos "Jezebel", "The Sweetest Taboo", "Is It a Crime", se consolidando nas paradas britânicas e passando a ser conhecida em outros países como os Estados Unidos, que se renderiam à sua bela voz e sua sensualidade.

Em 1986, ganha o Grammy, seu primeiro prêmio na música pelo reconhecimento de seu trabalho na categoria "artista revelação", além do disco de platina pela vendagem de seu disco. A partir daí, tudo começou a dar certo para a banda que estréia, em 1987, seu terceiro álbum - Stronger Than Pride - produzido pela própria banda. As músicas "Love Is Stronger Than Pride", "Paradise", "Haunt Me" e "Nothing Can Come Between Us" foram destaques deste novo disco.

Após suas apresentações, a banda entra numa pausa de 5 anos para lançar um novo disco em 1992 com Love Deluxe já consagrada e conhecida em todo o mundo. Várias faixas estiveram nas paradas de sucesso, tendo grande destaque para a música "No Ordinary Love" incluida na trilha do filme Proposta Indecente, estrelado por Robert Redfort e Demi Moore e uma das referências em seu repertório dos shows que viria a apresentar daí em diante. Em outubro de 1993, grava o show-video Sade Live realizado no Open Air Theatre, em San Diego, EUA, onde mostra sua performance acompanhada da banda e dos músicos convidados e apresentando uma seleção de grandes hits de sua carreira. No ano seguinte lança sua primeira coletânea The Best of Sade com o melhor da banda e uma música inédita ("Please Send Me Someone To Love").

Após isso, dá-se um novo intervalo para as atividades da banda. Sade Adu se divorcia do cinegrafista espanhol Carlos Scolla (com quem era casada em 1989) em 1995. No ano seguinte, deu a luz à sua filha Ila. Em 2000, a banda volta com um novo trabalho - Lovers Rock - o sexto álbum da carreira, premiado com álbum triplo de platina e destaque para os sucessos "Lovers Rock", "Slave Song", "King of Sorrow" e o mega-sucesso "By Your Side". No ano seguinte, lança o cd e dvd Lovers Live apresentando sucessos do novo disco e dos anteriores, gravado na California, nos EUA. Em 2002, Sade recebe Grammy na categoria de melhor álbum pop vocal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário