14 de set. de 2009

Há 104 Anos Nascia Ismael Silva

Ismael Silva - Pra Você Jurar

Hoje, 14 de setembro, fazem exatamente 104 anos do nascimento de um dos cantores e compositores da música popular brasileira: o sambista Ismael Silva.

Nascido em Niterói, estado do Rio de Janeiro, aos 15 anos compôs seu primeiro samba "Já Desisti". Em 1928, junto com Nilton Bastos, Mano Edgard e outros amigos, Ismael ajudou a criar a Escola de Samba Estácio de Sá, uma das mais conhecidas escolas de samba do Rio de Janeiro. E, ao lado de Francisco Alves (que comprou alguns de seus sambas), passa a gravar alguns sambas, iniciando sua carreira musical no samba.

Em 1944, passando por dificuldades financeiras, Ismael compôs o samba "Antonico" que nada mais é do que sua própria história na letra e considerado um dos melhores sambas brasileiros. Em 1964, gravou dois discos: O Samba na Voz do Sambista e Ismael Canta Ismael, e logo surgiu a oportunidade de ser convidado por Cartola e Dona Zica para apresentar em seu restaurante Zi-Cartola após sua inauguração. No ano seguinte, atua na peça musical O Samba Pede Passagem, ao lado de Aracy de Almeida, no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro que logo viraria um disco.

Em 1973, Ricardo Cravo Albin lançou o espetáculo Pra Você Jurar, no Teatro Paiol, em Curitiba, estado do Paraná, onde Ismael foi convidado para se apresentar, sendo uma de suas últimas aparições públicas. No mesmo ano, Ismael grava novo disco Se Você Jurar contendo regravações e alguns sambas inéditos. Faleceu no Rio de Janeiro, em 14 de março de 1978, seis meses antes da data em que completaria 73 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário