15 de jun. de 2012

Momento Flashback: Bill Medley


Bill Medley e Jennifer Warnes - (I've Had) The Time of My Life

William Thomas "Bill" Medley (Los Angeles, 19 de setembro de 1940) é um cantor e compositor americano, mundialmente conhecido por integrar a dupla The Righteous Brothers.

Ele conheceu seu parceiro, Bobby Hatfield, na Universidade de Long Beach no estado da Califórnia. A dupla começou a cantar como um duo em 1962. Seu primeiro hit foi "You've Lost That Lovin Feelin" ficando em primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos e no Reino Unido, produzido por Phil Spector em 1964.

A dupla se separou em 1968, e Medley também teve uma carreira solo de sucesso foi convidado para fazer os vocais da trilha sonora do filme Emperor of the North Pole de 1973. Em 1984 e 1985, emplacou cinco singles nas paradas country dos EUA, sendo "I Still Do" a principal.

Em 1987, seu dueto com Jennifer Warnes, "(I've Had) The Time of My Life", foi incluído na trilha sonora do filme Dirty Dancing que lhe rendeu o 1º lugar na Billboard Hot 100. A canção também ganhou em 1988 o Grammy Award para Melhor Performance Pop e um Oscar de melhor canção. Medley também gravou duas músicas para a trilha sonora do filme Rambo III com Sylvester Stallone em 1988 e "Up Where We Belong" do filme An Officer and a Gentleman de 1982.
---------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

14 de jun. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 102

Marabaixo - Dança típica do estado do Amapá

Praticado pelos negros no período da escravidão, o Marabaixo é uma dança afro praticada em grupo, numa variedade de ritmos e passos marcados pelo som de tambores que leva o brincante a criar movimentos harmônicos, interagindo consigo mesmo e com os outros.

O movimento representa o orgulho da etnia, que pela sua força simbólica de protesto, de luta e resistência, contribuiu na forma de agir, pensar e ver a cultura afro-brasileira. No Amapá, o Ciclo do Marabaixo é comemorado todos os anos por grupos organizados que trabalham para manter vivas as tradições da raiz herdada dos ancestrais.

O traje dos homens consta de uma camisa branca com bordados, calça branca, chapéu de palha enfeitado com fitas e sandálias de couro, enquanto o traje das mulheres era composto de camisa de renda, saia estampada e rendada, anáguas, arranjos naturais na cabeça (flores) e calçadas com sandálias de couro. O Governo do Amapá incluiu o ciclo do Marabaixo no calendário oficial de festividades do Estado. O ciclo inicia no segundo sábado de abril e encerra em junho.

O marabaixo também consiste no toque de caixas construídas com tronco de árvores e pele de animais, na dança das mulheres em círculo ao redor do salão, com dois ou três homens que tocam as caixas ao centro. Geralmente uma das mulheres ou um tocador "joga" os versos que são respondidos pelas dançadeiras que ao mesmo tempo dançam e fazem o coro ou cantam juntos todo o " ladrão", que são músicas ou trovas populares de autoria dos próprios devotos.
------------------------------------------------------------------
Extraído do Wikipédia.

13 de jun. de 2012

Sobre o grupo Rabo de Lagartixa

Rabo de Lagartixa - A Lenda do Caboclo

Grupo de choro formado nos anos 90 por jovens instrumentistas (Daniela Spielmann, sopros; Marcello Gonçalves, violão de sete cordas; Alessandro Valente, cavaquinho; e Alexandre Brasil, contrabaixo), com a proposta de mesclar elementos rítmicos tradicionais da música brasileira e concepções harmônicas e melódicas contemporâneas.

Em 1998 o conjunto lançou seu primeiro CD, Rabo de Lagartixa, incluindo composições de integrantes do grupo e de autores consagrados como Jacob do Bandolim ("Diabinho Maluco"), Villa-Lobos ("Melodia Sentimental") e Dori Caymmi ("Alegre Menina").



Nota do blog: O grupo ainda gravou os discos Quebra-Queixo (gravadora Kuarup, em 1998), Compasso Samba e Choro (dois cds, pela gravadora Biscoito Fino, em 2001) e O Papagaio do Moleque - A Música de Villa-Lobos (gravadora Biscoito Fino, em 2009).
-------------------------------------------------------
Fonte: CliqueMusic

Grupo Rabo de Lagartixa - Formosa


Apresentação do grupo Rabo de Lagartixa na Festa da Música em Belo Horizonte-MG, em 2010, interpretando "Formosa", de Heitor Villa-Lobos.

REVELAÇÃO MPB: Rabo de Lagartixa


Rabo de Lagartixa - Paranoá

Grupo de choro formado no Rio de Janeiro em 1992, Rabo de Lagartixa é a Revelação MPB desta quarta.

10 de jun. de 2012

Sintonia::: Especial Dulce Quental



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Dulce Quental.

Mais sobre Dulce Quental

Dulce Quental - Voz Azul

Ex-vocalista da banda Sempre Livre no início da década de 1980, em 1985 Dulce lança o primeiro disco solo, Délica, fundindo os estilos pop, jazz e bossa nova. Em 1987, lançou Voz Azul, produzido por Herbert Vianna (que lhe presenteia com a música "Caleidoscópio").

Em 1988 o terceiro disco solo, Dulce Quental, com composições de Arnaldo Antunes e Roberto Frejat ("Onde Mora o Amor"), Arrigo Barnabé ("Numa Praia do Brasil"), Itamar Assumpção ("Mulher Dividida"), Cazuza e George Israel ("A Inocência do Prazer") e Humberto Gessinger ("Terra de Gigantes").

Como compositora, compôs para artistas como Nico Rezende, Leila Pinheiro, Capital Inicial, Daúde, entre outros. Depois de 15 anos longe dos palcos e sem gravar discos, a cantora lança o CD Beleza Roubada, elogiado pela crítica.
---------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

Dulce e a carreira solo

Sempre Livre - Esse Seu Jeito Sexy de Ser

Juntamente com a Sempre Livre, Dulce Quental passou a realizar diversos shows em São Paulo. Com o sucesso do compacto "Eu Sou Free" que se tornou um grande hit nas rádios fms de todo o país e da balada "Esse Seu Jeito Sexy de Ser", os shows se intensificaram e a agenda da banda vivia sempre cheia. Ainda assim, o bom momento da carreira não deixava a vocalista feliz.

Em 1985, Dulce resolve dar os primeiros passos para sua carreira solo: sai da banda e, no seu lugar entra a vocalista Tônia Schubert que não chega a durar por muito tempo e a banda se dissolve em 1986, mesmo ano em que Dulce resolve fazer aulas de canto e gravar as primeiras músicas para seu álbum de estréia. O LP Délica ainda contou com as participações de Cazuza, Titãs, João Donato e Celso Fonseca.

O começo do sucesso de Dulce Quental

Sempre Livre - Eu Sou Free

Natural do Rio de Janeiro-RJ, Dulce Maria Rossi Quental tomou gosto pela música quando era adolescente a partir do gosto de seu pai que adorava ouvir jazz. Tomou aulas de canto e entrou para a faculdade de Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde ficou por um ano. Em seguida, foi morar em Paris, na França.

Em 1981, resolveu cursar Filosofia na mesma universidade, mas a música falou mais alto e ingressou numa banda pop-rock formada somente por mulheres, entrando na moda do new wave que estava no auge nesta época. Com a banda Sempre Livre formada por Dulce Quental (voz e guitarra), Lucia Lopes (bateria), Flavia Cavaca (baixo), Lelete (teclado) e Márcia (guitarra), veio o contrato com a gravadora RCA Victor para lançar seu primeiro disco em 1984 intitulado Avião de Combate, que trouxe o primeiro sucesso de Dulce: "Eu Sou Free", composta por Ruban (que também produziu o disco) e Patrícia Travassos.

Dulce Quental - Caleidoscópio


Composição feita por Herbert Vianna, vocalista dos Paralamas do Sucesso, que foi cedida para Dulce Quental regravá-la que fez sucesso no início da década de 1990.

Homenageada do Dia: Dulce Quental


Dulce Quental - Natureza Humana

Cantora, compositora e guitarrista que foi destaque na década de 1980 no cenário pop-rock nacional, Dulce Quental é a Homenageada do Dia deste domingo.