14 de jun. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 102

Marabaixo - Dança típica do estado do Amapá

Praticado pelos negros no período da escravidão, o Marabaixo é uma dança afro praticada em grupo, numa variedade de ritmos e passos marcados pelo som de tambores que leva o brincante a criar movimentos harmônicos, interagindo consigo mesmo e com os outros.

O movimento representa o orgulho da etnia, que pela sua força simbólica de protesto, de luta e resistência, contribuiu na forma de agir, pensar e ver a cultura afro-brasileira. No Amapá, o Ciclo do Marabaixo é comemorado todos os anos por grupos organizados que trabalham para manter vivas as tradições da raiz herdada dos ancestrais.

O traje dos homens consta de uma camisa branca com bordados, calça branca, chapéu de palha enfeitado com fitas e sandálias de couro, enquanto o traje das mulheres era composto de camisa de renda, saia estampada e rendada, anáguas, arranjos naturais na cabeça (flores) e calçadas com sandálias de couro. O Governo do Amapá incluiu o ciclo do Marabaixo no calendário oficial de festividades do Estado. O ciclo inicia no segundo sábado de abril e encerra em junho.

O marabaixo também consiste no toque de caixas construídas com tronco de árvores e pele de animais, na dança das mulheres em círculo ao redor do salão, com dois ou três homens que tocam as caixas ao centro. Geralmente uma das mulheres ou um tocador "joga" os versos que são respondidos pelas dançadeiras que ao mesmo tempo dançam e fazem o coro ou cantam juntos todo o " ladrão", que são músicas ou trovas populares de autoria dos próprios devotos.
------------------------------------------------------------------
Extraído do Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário