21 de mai. de 2010

Momento Flashback: Gerard Joling


Gerard Joling - No More Boleros

O cantor Gerard Jan Joling nasceu em 1960 na cidade de Alkmaar, localizada nos Países Baixos, a Noroeste de Amsterdam, capital da Holanda.

Iniciou sua carreira em 1985 e foi destaque na década de 1980 com as músicas "Ticket to the Tropics", "Love is in your Eyes" e, principalmente, pelo grande sucesso "No More Boleros", que foi uma das mais tocadas em todo o mundo.

Destacou também como apresentador de televisão. Após ficar longo tempo ausente da música, retornou em 2007 fazendo apresentações na tv.



20 de mai. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 31

Em relação ao bolero, trata-se de uma dança espanhola em três quartos, sendo variante do fandango, de estilo nobre e executada com o acompanhamento de cantos, castanholas, guitarras e tamborim.

Também é uma canção e dança de ritmo binário, conhecidas como bolero mexicano, mas cultivada progressivamente em toda a América Latina, incluindo o Brasil. Foi difundida a partir da década de 1920 pela fábrica de discos do México, que visava atingir todo o mercado latino-americano.

O primeiro bolero foi feito em 1883, na voz do cubano José Sanchéz, posteriormente adotado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina. Porém, o mais famoso bolero mexicano é "Besame Mucho", composto por Consuelo Velásquez, e que já foi gravado por vários artistas em todo o mundo. Aqui no Brasil, o bolero foi bem representado por Altemar Dutra e pelo Trio Irakitan, embora teve influência grande na mpb, sendo gravada e composta por grandes nomes da nossa música.

Próxima semana será a vez do tango ocupar este espaço histórico da música. Até lá!



19 de mai. de 2010

Sobre Thaís Gulin


Thaís Gulin - De Boteco em Boteco

Thaís Gulin nasceu em Curitiba, capital do estado do Paraná e, desde a infância, tomou gosto pela música. Na adolescência, fez curso de canto no Conservatório de Música de Curitiba.

Chegou a fazer apresentação ao lado de alguns artistas da música brasileira e, após conhecer o músico, compositor e produtor Fernando Moura, descobriu seu dom musical e resolveu seguir uma carreira profissional. Fernando, então, se dispôs a ajudá-la na produção de seu primeiro disco.

Com três anos de muita pesquisa de repertório, Thaís Gulin gravou seu primeiro cd homônimo de sua carreira, em 2007, contando com um repertório variado de mpb, com músicas próprias e interpretações de cantores consagrados como Chico Buarque, Tom Zé, Zé Ramalho, Nelson Sargento, entre outros.

No ano seguinte, foi indicada ao Prêmio Rival BR de Música Brasileira, na categoria "Cantora Revelação". Foi reconhecida como uma das grandes revelações do ano por críticos especializados de música, pela sua voz afinada e bom repertório. Recentemente foi convidada pela TV Globo para sua primeira apresentação na tv no programa Som Brasil, em homenagem a Edu Lobo.



Thaís Gulin - Garoto de Aluguel


Thaís Gulin, em apresentação no SESC Pompéia em 2007, na cidade de São Paulo, cantando um dos grandes sucessos de Zé Ramalho: "Garoto de Aluguel".


REVELAÇÃO MPB: Thaís Gulin


Thais Gulin - Bloco da Solidão

Cantora vinda de Curitiba, estado do Paraná para figurar na turma dos novos talentos em atividade na música popular brasileira. Thaís Gulin é a Revelação MPB desta quarta-feira.


16 de mai. de 2010

Sintonia::: Especial Adoniran Barbosa



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Adoniran Barbosa.

Melhores momentos de Adoniran Barbosa


Trechos do DVD Ensaio de Adoniran Barbosa. Acervo do site www.ziriguidum.com.


Adoniran e seu reconhecimento musical


Adoniran Barbosa e Elis Regina - Tiro ao Álvaro

Adoniran sempre costumava a frequentar os bares e botecos do bairro do Bixiga onde morava, em São Paulo, onde saíam boa parte de suas composições e que o faziam conhecido entre os boêmios como um grande contador de estórias. Sua voz rouca caracterizava o jeito de cantar e interpretar suas músicas, consagrando Adoniran como um dos criadores do samba paulista e o mais fiel intérprete de tipos e da fala popular paulistana.

Em 1964 compõe uma de suas célebres e mais famosas composições - "Trem das Onze" - que viria a ser gravada pelo grupo Demônios da Garoa no ano seguinte, recebendo premiação no concurso de músicas do carnaval em comemoração dos 100 anos da Fundação do Rio de Janeiro.

Apesar de compor há um bom tempo, Adoniran somente veio a gravar seu primeiro disco em 1974 e apresentando-se, ocasionalmente, em shows realizados no estado de São Paulo. Além do grupo Demônios da Garoa (que o cantor também fez parte), Adoniran também foi gravado por outros intérpretes como Elis Regina, Clara Nunes, Beth Carvalho, entre outros. Mesmo tendo passado por dificuldades financeiras, Adoniran continuava compondo e cantando seus sambas. Faleceu em 1982, vítima de uma parada cardíaca, deixando algumas músicas inéditas e canções que ficaram imortalizadas em sua carreira como "Joga a Chave", "Bom Dia Tristeza", "Tiro ao Álvaro", entre outros.

Atualmente, seu nome encontra registrado em vários cantos da capital paulista, onde está localizado o Museu Adoniran Barbosa; a Rua Adoniran Barbosa, no bairro do Bixiga; uma rua em Jaçanã que leva o nome de sua famosa composição "Trem das Onze"; além de um busto do cantor levantado na Praça Don Orione. Também vem sendo realizado vários shows em comemoração ao seu centenário de nascimento comemorado no último dia 13 de maio deste ano.



Os primeiros sucessos de Adoniran


Adoniran Barbosa - Samba do Arnesto

Adoniran ainda chegou a trabalhar na TV Record na década de 1940 e foi casado duas vezes, sendo a primeira com Olga (que durou pouco tempo, tendo sua única filha), e a segunda com Matilde, cujo casamento durou mais de 30 anos. É com esta última que compõe os sucessos "A Garoa Vem Descendo" e "Pra Que Chorar?". Também chega a atuar no cinema, seja como ator ou como intérprete de suas músicas, como também em novelas, atuando na TV Tupi.

Os primeiros trabalhos gravados por Adoniran foram os compactos lançados entre 1951 e 1955 que destacam dois dos grandes sucessos de sua carreira: "Samba do Arnesto" e "Saudosa Maloca". Algumas de suas músicas chegaram a ganhar prêmios em concursos carnavalescos de São Paulo.

Na cidade de São Paulo, morou no bairro do Bixiga (abrangida no distrito paulistano de Bela Vista), símbolo da boemia paulistana, onde inspirou a sua música "Um Samba no Bixiga".


Quem é Adoniran?


Adoniran Barbosa - Iracema

Adoniran Barbosa é o pseudônimo adotado por João Rubinato, dado por amigos de boêmia, nascido na cidade de Valinhos, estado de São Paulo, em 1910. Sendo filho de imigrantes italianos, vindos da província de Veneza, abandonou cedo seus estudos e, na década de 1940, atuou como locutor de rádio, humorista e ator.

Chegou a criar e interpretar personagens populares, inspiradas por cada situação vivida por ele, adotando um linguajar e estilo que, mais tarde, seriam aproveitados em suas composições.

Trabalhou cedo em várias ocupações, inclusive como entregador de marmitas. Quando iniciou na música, Adoniran cantava seus sambas que faziam sucesso na primeira metade do século XX, como Noel Rosa, Ismael Silva, entre outros. A vida profissional de Adoniran Barbosa se desenvolve a partir das interpretações de outros compositores. Embora a composição não o atraia muito, a primeira a ser gravada é "Dona Boa", na voz de Raul Torres.

Após várias tentativas sem êxito, é com o uso das linguagens e falas paulistanas, que irá conquistar o público para cantar o samba paulista através de suas composições, sempre inspiradas no convívio social. O primeiro sucesso composto por Adoniran, inicia o seu reconhecimento na música brasileira com "Iracema", inspirada numa notícia tirada em jornal sobre a vida de uma mulher que morreu atropelada na Avenida São João, em São Paulo, sendo gravada inicialmente a partir de 1951. Mais tarde seria regravada pelo grupo Demônios da Garoa, grupo de samba paulista e principal divulgador da obra de Adoniran, criado em 1943.


Homenageado do Dia: Adoniran Barbosa


Adoniran Barbosa - Saudosa Maloca

13 de Maio de 2010. Se vivo fosse, teria completado 100 anos o talentoso ADONIRAN BARBOSA, autor de grande sucessos do samba brasileiro e um dos grandes compositores da música popular brasileira. Portanto, Adoniran Barbosa é o Homenageado do Dia deste domingo.