20 de mai. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 31

Em relação ao bolero, trata-se de uma dança espanhola em três quartos, sendo variante do fandango, de estilo nobre e executada com o acompanhamento de cantos, castanholas, guitarras e tamborim.

Também é uma canção e dança de ritmo binário, conhecidas como bolero mexicano, mas cultivada progressivamente em toda a América Latina, incluindo o Brasil. Foi difundida a partir da década de 1920 pela fábrica de discos do México, que visava atingir todo o mercado latino-americano.

O primeiro bolero foi feito em 1883, na voz do cubano José Sanchéz, posteriormente adotado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina. Porém, o mais famoso bolero mexicano é "Besame Mucho", composto por Consuelo Velásquez, e que já foi gravado por vários artistas em todo o mundo. Aqui no Brasil, o bolero foi bem representado por Altemar Dutra e pelo Trio Irakitan, embora teve influência grande na mpb, sendo gravada e composta por grandes nomes da nossa música.

Próxima semana será a vez do tango ocupar este espaço histórico da música. Até lá!



2 comentários:

carlos frança disse...

PARABENS CARA...
BELO TRABALHO!!!
VC. SENDO DA BOA TERRA,BAHIA, CARA DETESTO O TAL DE AXÉ ETC...
GOSTO MUITO DO SAMBA DE RODA DA BAHIA, TENHO UM CD. DE D.IVETE DO PRATO,FANTASTICO,RIACHÃO,BATATINHA, PODERIA CRIAR UM LINK,SO COM ESTAS BELAS MUSICAS DA BAHIA.
ABRAÇÃO JUNIOR
CARLOS FRANÇA/RIO
faefranca@gmail.com

Junior Bastos disse...

Obrigado pelo comentário Carlos, anotada sua sugestão. Um abraço!

Postar um comentário