9 de set. de 2011

Momento Flashback: George McCrae


George McCrae - Nice and Slow

Cantor de soul norte-americano que nasceu na cidade de West Palm Beach, estado da Flórida em 1944. Começou a cantar em 1963 no grupo chamado Jivin' Jets onde viria a conhecer sua futura esposa e cantora Gwen Mosley (atual Gwen McCrae) com que iria fazer uma dupla.

Descoberto pela cantora Betty Wright, George teria sua chance como cantor profissional em 1967 e gravar seu primeiro disco. E foi em 1974 que obtém seu reconhecimento com o single "Rock Your Baby", que vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo e ainda ganhou o Grammy na categoria Melhor Vocalista R&B Masculino. Logo vieram novos sucessos como "I Can't Leave You Alone" e "It's Been So Long".

Após divorciar-se de sua esposa em 1976, George continuou a gravar novos discos. Na década de 1980 lança mais 3 discos, entre eles o álbum I Feel Love For You, com destaque para "Nice and Slow" que, no Brasil, entrou na trilha sonora da novela global O Salvador da Pátria, de Lauro César Muniz. Em 1989 casa-se novamente com Yvonne Bergsma, sua atual esposa.

George gravou mais de 10 discos e vários singles de sucesso, embora sem a mesma projeção do hit "Rock Your Baby", de 1974. Seu último trabalho foi lançado em 2009 com Time For a Change.





8 de set. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 75

Mozart - Pequena Serenata Noturna

A origem da peça musical "Pequena Serenata Noturna, K. 525" ("Eine kleine Nachtmusik"), de Wolfang Amadeus Mozart, ainda é desconhecida, como também, não se sabe a quem foi dedicada.

Composta no verão de 1787 em Viena, na Áustria, ao mesmo tempo em que trabalhava no segundo ato da peça "Don Giovanni". A serenata contava com 5 movimentos, mas que por razões desconhecidas foi resumida a 4 movimentos. O 1º um Allegro, com movimento rápido com forma de sonata e que se tornou um dos mais conhecidos em todo o mundo; o 2º é um Romance Andante (Romanza) onde se encontra as melodias mais famosas de Mozart; o 3º é um Minueto, uma dança em compasso de 3/4; o 4º é um Rondó, composição musical seccionada e estruturada a partir de um tema principal juntamente com vários temas secundários intercalados.

A "Pequena Serenata Noturna" foi escrita originalmente para orquestra de cordas, mas se também se tornou uma redução para piano em tom de Sol Maior.

7 de set. de 2011

Quem é Luísa Maita?

Luísa Maita - Amor e Paz

Luísa Maita, cantora e compositora radicada em São Paulo, é filha de Amado Maita, músico e compositor que teve seu único álbum considerado o “holy greal” entre colecionadores no mundo, e de Myriam Taubkin (produtora cultural). Luisa teve contato direto com o samba jazz e o meio musical desde a infância. Conviveu com grandes músicos como Sizão Machado, Moacir Santos, Naná Vasconcelos, Paulinho da Viola, Lenine, Guilherme Vergueiro, entre muitos outros.

Mostrou sua capacidade de composição tendo dois sambas gravados por Virgínia Rosa e uma música por Mariana Aydar, "Beleza" eleita pela revista Rolling Stone como a 12ª melhor música do ano de 2009. Desde então teve matérias publicadas nos principais jornais e revistas do país chamando atenção de críticos da Veja, Folha/Ilustrada, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, O Globo, Bravo, Rolling Stone.

Luísa Maita também trabalhou com grandes produtores no Brasil como Antonio Pinto, Beto Villares e Bid. Teve destaque como cantora nos vídeos das olimpíadas Rio 2016 dirigidos por Fernando Meirelles, apresentados em Copenhagen e veiculados no mundo todo.

Em 2010, inicia seu trabalho solo também como cantora, indo muito alem do samba e da MPB, pesquisando uma estética diferente para o pop na musica brasileira. Seu primeiro álbum Lero-Lero foi lançado no Brasil pelo selo Oi Música e no mundo todo pela Cumbancha/Putumayo.

Após o lançamento nos EUA, o programa “All Things Considered” da NPR disse que Luísa é a "Nova Voz do Brasil" e salientou que "se continuar fazendo discos como este, pode muito bem estar no caminho para o estrelato internacional".

Em novembro de 2010, Luísa fez sua primeira turnê pelos EUA e Canada recebendo ótimas críticas do The New York Times, The Washington Post e Boston Globe.

Em julho de 2011, Luísa recebe o prêmio de Artista Revelação do Ano na vigésima segunda edição do conceituado Prêmio da Música Brasileira, além de se apresentar na festa de entrega ao lado de Lenine.
--------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

Luísa Maita - Alento


Clipe oficial da música "Alento", cantora Luísa Maita, e que faz parte do disco Lero-Lero, de 2010.

REVELAÇÃO MPB: Luísa Maita


Luísa Maita - Lero-Lero

Cantora e compositora paulistana que surge no novo rol do cenário musical brasileiro. Luísa Maita é a Revelação MPB desta quarta-feira.

4 de set. de 2011

Sintonia::: Especial Tears For Fears



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Tears For Fears.

Tears For Fears: Ontem e Hoje

Tears For Fears - Break It Down Again

Devido a divergências crescentes entre Roland e Curt, com relação ao andamento do grupo, e como cada vez Curt participa menos na composição e nos vocais, a dupla se separa e, através de uma decisão judicial, Roland pode seguir com o nome da dupla. Logo após, é lançada a coletânea Laid So Low Tears Roll Down (Greatest Hits 1982-1992).

Pelo Tears for Fears, Roland lança em 1993 o álbum Elemental, que ainda conseguiu relativo sucesso com "Break it Down Again", e Curt lança em carreira solo o fracassado Soul On Board. Seguem-se ainda Raoul and the Kings of Spain (1995, por Orzabal, ainda mantendo o nome Tears for Fears) e Saturnine Martial & Lunatic em 1996. Com as fracas vendas do último disco, Roland lança em carreira solo o disco Tomcats Screaming Outside, em 2001.

A dupla se reencontra em 2003 com a intenção de obter novamente o sucesso, com o álbum Everybody Loves a Happy Ending.
-------------------------------------------------------------------
Extraído do Wikipédia.

O sucesso dos Tears For Fears

Tears For Fears - Woman In Chains

O auge dos Tears For Fears ocorre em 1985 quando vem ao mundo o segundo álbum Songs From the Big Chair, considerado seu melhor trabalho e o mais vendido em sua carreira, tanto nos Estados Unidos como na Europa, graças às belas canções de Orzabal e ao sucesso dos singles "Shout", "Head Over Heels" e, especialmente, "Everybody Wants to Rule the World", considerada umas das melhores músicas de todos os tempos.

A partir daí, eles partem para uma promissora turnê mundial que dura cerca de quatro anos até a gravação do terceiro disco The Seeds of Love em 1989, com destaque para "Sowing the Seeds of Love", "Advice For the Young At Heart" e a balada de cunho crítico social "Woman In Chains" que foi uma das mais tocadas naquele ano em vários países. Neste álbum ainda contou com a participação de Phil Collins na bateria.

Este disco também marca a despedida de Ian Stanley e Manny Elias da banda, que passa a contar na imagem da dupla Roland Orzabal e Curt Smith como os Tears For Fears.

Tears For Fears: O Começo

Tears For Fears - Pale Shelter

Podemos dizer que o início dos Tears For Fears se deu muito cedo quando Roland Jaime Orzabal de la Quintana (ou Roland Orzabal) e Curt Smith já se conheciam ainda na infância aos 13 anos (ambos nasceram em 1961) através de um amigo em comum, na cidade de Bath, na Inglaterra.

O gosto pela música fez com que os dois participassem de um grupo musical chamado Graduate com seus colegas de universidade na década de 1970. Roland já demonstrava seu talento como compositor ao escrever algumas canções, enquanto que Smith era o instrumentista do grupo, tocando baixo.

Logo depois, Roland e Smith resolveram sair do grupo em 1979 e criar um trabalho juntos, diante da afinidade e sintonia musical que apresentavam. A primeira investida era dar um nome para a sua banda e buscar seguir o caminho do sucesso. Começaram como History Of Headaches, mudando logo depois para Tears For Fears em 1981, tendo Orzabal na guitarra e voz e Smith no baixo e voz. O nome surgiu como sugestão de Curt Smith após uma leitura do livro "Primal Revolution", de Arthur Janov.

Como o movimento new wave estava fortalecendo na primeira década de 1980, Orzabal ficou fascinado com o uso dos sintetizadores que resolveu adotar na sonoridade dos Tears For Fears. Por indicação de David Lord, amigo de Smith, o tecladista Ian Stanley foi apresentado à dupla para participar nas gravações e futuros shows. O baterista Manny Elias entrou logo depois.

As gravações de seu primeiro trabalho ocorrem no ano seguinte pela gravadora Mercury-Phonogram e só no ano seguinte lançariam o disco The Hurting, que emplacou dois singles: "Pale Shelter" e "Mad World". Era o início da fama e da carreira dos Tears For Fears.


Tears For Fears - Sowing the Seeds of Love


Clipe oficial do primeiro single dos Tears For Fears e uma das principais faixas do terceiro álbum The Seeds of Love de 1989, que possui fortes influências do blues e jazz nas suas composições.

Homenageado do Dia: Tears For Fears


Tears For Fears - Everybody Wants To Rule the World

Esta dupla de rock britânica fez muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990, vendendo mais de 30 milhões de discos em sua carreira. Os Tears For Fears são os Homenageados do Dia deste domingo.