4 de set. de 2011

Tears For Fears: O Começo

Tears For Fears - Pale Shelter

Podemos dizer que o início dos Tears For Fears se deu muito cedo quando Roland Jaime Orzabal de la Quintana (ou Roland Orzabal) e Curt Smith já se conheciam ainda na infância aos 13 anos (ambos nasceram em 1961) através de um amigo em comum, na cidade de Bath, na Inglaterra.

O gosto pela música fez com que os dois participassem de um grupo musical chamado Graduate com seus colegas de universidade na década de 1970. Roland já demonstrava seu talento como compositor ao escrever algumas canções, enquanto que Smith era o instrumentista do grupo, tocando baixo.

Logo depois, Roland e Smith resolveram sair do grupo em 1979 e criar um trabalho juntos, diante da afinidade e sintonia musical que apresentavam. A primeira investida era dar um nome para a sua banda e buscar seguir o caminho do sucesso. Começaram como History Of Headaches, mudando logo depois para Tears For Fears em 1981, tendo Orzabal na guitarra e voz e Smith no baixo e voz. O nome surgiu como sugestão de Curt Smith após uma leitura do livro "Primal Revolution", de Arthur Janov.

Como o movimento new wave estava fortalecendo na primeira década de 1980, Orzabal ficou fascinado com o uso dos sintetizadores que resolveu adotar na sonoridade dos Tears For Fears. Por indicação de David Lord, amigo de Smith, o tecladista Ian Stanley foi apresentado à dupla para participar nas gravações e futuros shows. O baterista Manny Elias entrou logo depois.

As gravações de seu primeiro trabalho ocorrem no ano seguinte pela gravadora Mercury-Phonogram e só no ano seguinte lançariam o disco The Hurting, que emplacou dois singles: "Pale Shelter" e "Mad World". Era o início da fama e da carreira dos Tears For Fears.


Nenhum comentário:

Postar um comentário