7 de set. de 2012

Momento Flashback: Living In a Box



Living In a Box - Living In a Box

Banda inglesa criada em 1985 na cidade de Sheffield, estado de South Yorkshire, liderada pelo vocalista e guitarrista Richard Darbyshire que, junto com Marcus Charles Vere (teclados e sintetizadores) e Anthony Critchlow (bateria) completava sua formação.

Seu primeiro grande sucesso foi justamente com o single "Living In a Box", mesmo nome da banda, que ficou entre as 5 primeiras posições das paradas britânicas. A música seria incluída no álbum homônimo lançado em 1987, que também trouxe outro sucesso "Scales of Justice".

Dois anos depois veio o segundo disco Gatecrashing que contou com a participação do guitarrista Brian May, do Queen, na faixa "Blow The House Down". Foi o último trabalho da banda que veio a terminar em 1991.

6 de set. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 108

A chimarrita, também chamada chamarrita ou limpabanco, é uma dança típica do folclore gaúcho. Originária dos Açores e Ilha da Madeira, a chimarrita é uma das danças mais populares do fandango gaúcho. Ela tem como característica o bater de pés e o bater de mãos. Além do Rio Grande do Sul, a chimarrita também é dançada e cantada nos estados de São Paulo e Paraná, ao som de "harmônica" (gaita). Indumentária: traje à moda gaúcha.

Também se encontra a chimarrita no Uruguai, onde é considerada um dos ritmos de raiz mais populares. A coreografia se apresenta sob três formas:
o "Rufado" - simples dança, sem batidas dos pés no chão e das mãos;
o "Valsada" - sem batidas dos pés e das mãos;
o "Rufando" - onde os passos são valsados às batidas ritmadas das palmas e do sapateado.

Os figurantes se dispõem em filas e depois seguem assim, até formarem uma roda, um atrás do outro. O passo é lento e atraente. É um baile cantado, onde há solo e coro. A chimarrita é uma espécie de antiga polca, ou rancheira moderna.
------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

5 de set. de 2012

Um pouco sobre o grupo


Pitanga Em Pé de Amora - Quem Ouvirá

O grupo paulista Pitanga em Pé de Amora foi criado em 2008, quando lançou o primeiro disco homônimo, na internet. É formado pelo amigos Diego Casas (violão e voz), Daniel Altman (violão 7 cordas e voz), Ângelo Ursini (saxofone, clarinete e flauta), Gabriel Setúbal (trompete, violão e voz) e Flora Poppovic (percussão e voz).

Influenciado pelo samba, choro e ouvindo grandes nomes da mpb como Tom Jobim, Chico Buarque e Pixinguinha, é que o grupo resolveu seguir sua carreira. Segundo Diego, que também é responsável pelas composições, os integrantes se conheciam desde a adolescência e ao fazer música, todos gostaram.

Apresentando canções próprias, somado à riqueza musical dos seus instrumentistas com repertório bem variado, o grupo passeia pelo samba, frevo, jazz, choro, marchinha e agradando ao seu público com sua música.

Pitanga Em Pé de Amora - Frevo


Apresentação ao vivo do grupo, neste clipe gravado no Espaço Cachuêra no dia 25/08/2009.

REVELAÇÃO MPB: Pitanga Em Pé de Amora

Pitanga Em Pé de Amora - Meu Caminho

De volta nesta quarta, o blog traz este grupo que está se destacando na nossa música brasileira com um nome bem peculiar. Pitanga Em Pé de Amora é a Revelação MPB de hoje.