29 de ago. de 2009

Clipe da Semana: Davi Moraes e Pedro Baby

Davi Moraes e Pedro Baby - É d'Oxum



Encontro de dois novos talentos da música popular brasileira. Os baianos Davi Moraes (filho de Moraes Moreira) e Pedro Baby (filho de Pepeu Gomes e Baby do Brasil) cantam um dos clássicos da música baiana composta por Gerônimo: É d'Oxum.


28 de ago. de 2009

Momento Flashback: Hall & Oates



Hall and Oates - Maneater

Daryl Hall e John Oates formaram uma dupla de sucesso nos Estados Unidos na década de 1970, embora já se conheciam desde 1968. Buscando mesclar soul music com rock, lançaram seu primeiro disco While Oates, em 1972. Os sucessos dos discos seguintes foram dando maior visibilidade e popularidade na música americana, destacando-se pelos sucessos "Do What You Want", "Be What You Are", "It's a Laugh", "Wait For Me", entre outros.

Na década de 1980, com o lançamento do disco Voices , com produção da própria dupla, a dupla passou a consolidar de vez nas paradas de sucesso, sendo incluida na posição número 1 da Billboard, com a música "Kiss on My List". Mas em 1982, as rádios se rendem a um novo single que foi um dos sucessos absolutos da década de 1980, incluindo também o clipe - "Maneater" - e que vendeu mais de 2 milhões de cópias, distinguindo de tudo o que a dupla já fez ou produziu nos anos anteriores.

Em 1984, foi aclamada como a melhor dupla de todos os tempos pela vendagem dos seus singles. Em 1986, a dupla decide parar com seus trabalhos, retomando dois anos depois com o disco Oh Yeah, que viria a ser um dos seus últimos trabalhos.



Woodstock: 40 Anos

Neste mês de agosto foi comemorado os 40 anos da realização do Festival de Woodstock, nos Estados Unidos. Realizado em um fim de semana entre 15 e 18 de agosto de 1969, estima-se que mais de 400 mil pessoas estiveram presentes no maior evento musical até então feito em todo o mundo.

Com o slogan "3 Dias de Paz e Música", no Woodstock Music & Art Fair se apresentaram grandes artistas como Janis Joplin, Joe Cocker, Jimi Hendrix, Neil Young, The Who, entre outros. Representou mudanças de comportamento e atitude, marcado pela era hippie e a contracultura (movimento marcado pela contestação e mobilização social frente aos valores da cultura ocidental) no final da década de 1960.

Devido a essa comemoração, a gravadora Sony Music acaba de lançar uma coletânea com 5 cds duplos com os artistas que marcaram as apresentações no festival denominado The Woodstock Experience com gravações originais e registros do evento como Santana, Janis Joplin, Johnny Winter, Jefferson Airplane e Sly and the Family Stone.



27 de ago. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - parte 01

Caros leitores deste blog, hoje e toda quinta-feira irei trazer informações relativas à música no Brasil e no mundo. Na verdade, venho explicar o que vem a ser a música, vista como uma das artes mais presentes na vida humana, iniciando aqui a primeira parte das curiosidades, conhecendo um pouco sobre a música no mundo e no Brasil.

Como disse acima, a música é uma arte. Arte que consiste em reunir e/ou combinar todos os sons que chegam aos nossos ouvidos, de forma voluntária ou espontânea. Não sabemos ao certo a origem da música, mas muitos estudiosos buscam remontar aos tempos primitivos para explicar a sua história e seus conceitos. Quando falamos em escrever uma música, estamos nos referindo a um conjunto de caracteres por meio dos quais se traduzem as concepções musicais.

Os músicos, aqueles que estão vinculados à música, têm em Santa Cecília como sua padroeira. Considerada mártir de Roma, na Itália, conta a tradição que, quando foi colocada para morrer asfixiada na câmara de banho turco, não parava de cantar músicas de louvor ao Senhor e depois de longo tempo, os seus executores ficaram furiosos e mandaram que ela fosse decapitada. O soldado encarregado de cortar sua cabeça falhou de maneira inexplicável e Santa Cecília viveu por três dias antes de morrer pelos seus ferimentos em 16 de setembro.

Também é a Santa que tem mais capelas e templos, com seu nome, na Europa. Em Mieres, cidade que fica no famoso caminho para Santiago de Compostela, na Espanha, se celebra uma festa no seu dia com todos os músicos da cidade e dos arredores. É festejada no dia 22 de novembro.

Sobre a música, existem vários tipos como a música dramática, a música clássica, a música cromofômica, a música descritiva, a música litúrgica e muitos outros, mas que nós veremos na próxima semana.

Dois Pra Lá, Dois Pra Cá


Elis Regina - Dois Pra Lá, Dois Pra Cá


Quase todas as composições da dupla João Bosco e Aldir Blanc foram feitas da seguinte maneira: o engenheiro e violonista mineiro João elaborava a melodia, gravava numa fita cassete e entregava para o médico e poeta carioca Aldir colocar a letra. Com um dos maiores sucessos da dupla, "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá", não foi diferente.

Em 1974, João Bosco fez a base musical de um bolero e deixou a fita com Aldir do jeito que este gostava, sem prazo determinado para devolvê-la com letra. Assim, poderia ouvir sem compromisso urgente, sem pegar papel e caneta, deixando a música “entranhar” no letrista, como ele mesmo diz.

Aldir ouviu o bolero de João incansavelmente. Certa noite, voltava do bar para casa de taxi, quando se surpreendeu por começar a cantalorar sem querer uma letra em cima da melodia criada pelo parceiro. Desesperado, procurou dentro do carro algo para anotar, mas não encontrou. Ao chegar em casa, ficou novamente surpreso; lembrou de todas as palavras e “letrou a música por inteiro. Estava pronta 
"Dois Pra Lá, Dois Pra Cá".

Gravada na década de 70 por artistas como João Bosco e Emílio Santiago, seu registro definitivo foi justamente o primeiro, no disco Elis, pela Phonogram. No mesmo álbum, lançado em 1974, havia outro sucesso histórico da dupla João e Aldir, "O Mestre-Sala dos Mares". Faixa número 7 do disco, "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá" teve Elis acompanhada no estúdio por um time e tanto: César Camargo Mariano (piano elétrico e arranjos), Luizão Maia (baixo elétrico), Hélio Delmiro (guitarra), Paulo Braga (bongô) e Toninho Pinheiro (bateria).

A letra foi inspirada nas lembranças e afetos da infância e da época em que Aldir beirava a maioridade. Quando pequeno, ele e os primos aprendiam a dançar bolero com Terezinha, a prima mais velha. Experiente e com uma voz que o acalmava, ela ensinava: “Samba é um pra lá, um pra cá. Bolero são dois pra lá, dois pra cá”. Mas foi da adolescência, época dos bailes, época dos bailes de debutantes, que veio a maior parte das recordações da letra. Certa vez, em uma das festas, Aldir – o menino trêmulo que na canção convida uma garota para dançar – bailava com uma menina quando o salto alto quebrou e ele a amparou e conduziu até a mesa dos pais. Dessa lembrança, surgiram os versos marcantes a talvez mais belos da música: “No dedo um falso brilhante/ Brincos iguais ao colar/ E a ponta de um torturante/ Band-aid no calcanhar”.

No fim de 1975, Elis estreou o histórico espetáculo Falso Brihante (em razão do verso da música citado) no Teatro Bandeirantes, em São Paulo, que registrou o recorde de 257 apresentações e 280 mil aspectadores nos 14 meses que permaneceu em cartaz. No ano seguinte, parte do repertório da apresentação foi gravada em um disco homônimo, com grandes sucessos como "Velha Roupa Colorida" e "Como Nossos Pais", de Belchior, e Tatuagem, de Chico Buarque e Ruy Guerra.

Em 1977, "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá" ganhou uma espécie de continuação feita pela dupla João Bosco e Aldir Blanc, com o título "Falso Brilhante", mas não chegou a ser gravada por Elis.
*****************************************
Fonte: Revista Bravo - 100 Canções Essenciais da Música Popular Brasileira
Colaboração: Fabio Eça.

26 de ago. de 2009

Boca Livre e Roberta Sá - Desenredo


Eleita pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como a melhor cantora do Brasil em 2007, a cantora Roberta Sá é quase uma unanimidade entre a crítica musical hoje. Seu reconhecimento vem crescendo a cada disco e apresentação e ela se firmando como uma das mais talentosas cantoras da nova geração da mpb. No clipe acima, entra como participação especial no show de Boca Livre, cantando "Desenredo", de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro e um dos sucessos do grupo.




Um pouco sobre Roberta


Roberta Sá - Casa Pré-Fabricada


Nascida na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, Roberta Sá vem despertando ótimos elogios por parte da crítica e do público, ganhando vários admiradores pelo seu trabalho. Atualmente morando no Rio de Janeiro desde criança, a cantora define seu estilo musical mais pautado no samba e na mpb.

Na sua carreira profissional, Roberta já participou do Fama, na TV Globo em 2002 (programa destinado a escolher talentos musicais e projetar no país). Não obtendo classificação, a cantora seguiu sua carreira e foi se aprimorando com o passar do tempo contando com ajuda de Felipe Abreu (irmão da cantora Fernanda Abreu que se torna seu preparador vocal) e Rodrigo Campello (que se torna seu produtor musical). No ano seguinte, gravou a música "A Vizinha do Lado", de Dorival Caymmi, para a novela global "Celebridade", do autor Gilberto Braga. Destacando-se como uma das novas intérpretes da música brasileira, Roberta já conta com três discos gravados, um disco de ouro (pelas 50 mil cópias do último disco), além das premiações como melhor cantora e disco. Recentemente lançou novo disco e um dvd ao vivo, onde inclui dois discos da cantora (Braseiro, de 2004 e Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria, de 2007) e inclui as participações de Chico Buarque, Ney Matogrosso, Marcelo D2 e Pedro Luís nos shows e nos vídeos extras.

Se mostrando uma grande pesquisadora musical, Roberta Sá escolhe bem seu repertório ao gravar seus discos, onde inclui tantos intérpretes já consagrados como os da nova geração. Está é a nova intérprete da música popular brasileira que veio para ficar.



REVELAÇÃO MPB: Roberta Sá

Senhoras e senhores, apresento para vocês: Roberta Sá.


25 de ago. de 2009

Belchior - Divina Comédia Humana



Divina Comédia Humana
(Belchior)

Estava mais angustiado que um goleiro na hora do gol
Quando você entrou em mim como um Sol no quintal
Aí um analista amigo meu disse que desse jeito
Não vou ser feliz direito
Porque o amor é uma coisa mais profunda que um encontro casual
Aí um analista amigo meu disse que desse jeito
Não vou viver satisfeito
Porque o amor é uma coisa mais profunda que um transa sensual
Deixando a profundidade de lado
Eu quero é ficar colado à pele dela noite e dia
Fazendo tudo de novo e dizendo sim à paixão morando na filosofia
Eu quero gozar no seu céu, pode ser no seu inferno
Viver a divina comédia humana onde nada é eterno
Ora direis, ouvir estrelas, certo perdeste o senso
Eu vos direi no entanto:
Enquanto houver espaço, corpo e tempo e algum modo de dizer não
Eu canto.


24 de ago. de 2009

Como Nossos Pais



Como Nossos Pais
(Belchior)

Não quero lhe falar, meu grande amor
Das coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo

Viver é melhor que sonhar
E eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei que qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa

Por isso cuidado, meu bem, há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens
Para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz

Você me pergunta pela minha paixão
Digo que estou encantado como uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva do meu coração

Já faz tempo eu vi você na rua cabelo ao vento gente jovem reunida
Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como nossos pais

Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não se enganam, não.
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer que tô por fora ou então que tô inventando
Mas é você que ama o passado é que não vê
É você que ama o passado é que não vê
Que o novo sempre vem
**********************************************


Letra e música de Belchior e imortalizada na voz de Elis Regina, a canção "Como Nossos Pais" foi escrita numa época em que beirava a censura e a intolerância contra a liberdade de expressão, quando a Ditadura Militar se instalou no país entre 1964 a 1985. A própria música não deixa de ser um relato da vida do próprio cantor durante o período conturbado, além de mostrar a luta da juventude contra a opressão dos militares.




O compositor Belchior

Belchior - Apenas um Rapaz Latino Americano

Para muitos, as composições de Belchior são identificadas como aquelas que marcaram uma geração de canções de protesto nas décadas de 1960 e 1970. Mas para o próprio compositor, que possui influência dos Beatles e Bob Dylan (daí o que alguns o consideram como o "Bob Dylan brasileiro", em referência a um dos grandes cantores e compositores norte-americanos), sua música busca expressar uma totalidade humana que envolve a fé, a liberdade e a paixão, sem se preocupar com um determinado momento histórico como o período da Ditadura Militar em que viveu.

Independente de sua postura política, Belchior se preocupou muito com sua arte, embora tenha caído no esquecimento por parte da mídia. Em 1983 criou sua própria produtora (Paraíso Discos) e atualmente continua fazendo shows pelo Brasil.


Nota do blog (Atualização em 18/12/2018): Em sua carreira, Belchior teve cerca de 14 discos gravados. Enfrentou problemas pessoais e financeiros nos últimos momentos de sua vida. No dia 30/04/2017, Belchior faleceu aos 70 anos de idade na cidade de Santa Cruz do Sul/RS, em decorrência de um rompimento de uma parede da artéria aorta enquanto dormia.

Homenageado do Dia: Belchior


Belchior - A Palo Seco

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente Belchior é um cantor e compositor brasileiro nascido na cidade de Sobral, estado do Ceará. Iniciou sua carreira na década de 1960, mas teve seu auge a partir da década seguinte, participando de festivais de música e tendo suas composições reconhecidas através de outros intérpretes brasileiros como Roberto Carlos, Elba Ramalho, Jair Rodrigues, Fagner e, principalmente, Elis Regina que gravou "Mucuripe" (parceria sua com Fagner) e "Como Nossos Pais", um de seus grandes clássicos.

Possui 35 anos de carreira e mais de 15 discos gravados. Belchior também se destacou com suas próprias canções, ganhando popularidade e um lugar cativo na música popular brasileira. Seus grandes sucessos são: "À Palo Seco", "Galos, Noites e Quintais", "Apenas um Rapaz Latino Americano", "Paralelas", "Velha Roupa Colorida", entre outros. Fica aqui minha homenagem do dia a este grande compositor.