27 de ago. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - parte 01

Caros leitores deste blog, hoje e toda quinta-feira irei trazer informações relativas à música no Brasil e no mundo. Na verdade, venho explicar o que vem a ser a música, vista como uma das artes mais presentes na vida humana, iniciando aqui a primeira parte das curiosidades, conhecendo um pouco sobre a música no mundo e no Brasil.

Como disse acima, a música é uma arte. Arte que consiste em reunir e/ou combinar todos os sons que chegam aos nossos ouvidos, de forma voluntária ou espontânea. Não sabemos ao certo a origem da música, mas muitos estudiosos buscam remontar aos tempos primitivos para explicar a sua história e seus conceitos. Quando falamos em escrever uma música, estamos nos referindo a um conjunto de caracteres por meio dos quais se traduzem as concepções musicais.

Os músicos, aqueles que estão vinculados à música, têm em Santa Cecília como sua padroeira. Considerada mártir de Roma, na Itália, conta a tradição que, quando foi colocada para morrer asfixiada na câmara de banho turco, não parava de cantar músicas de louvor ao Senhor e depois de longo tempo, os seus executores ficaram furiosos e mandaram que ela fosse decapitada. O soldado encarregado de cortar sua cabeça falhou de maneira inexplicável e Santa Cecília viveu por três dias antes de morrer pelos seus ferimentos em 16 de setembro.

Também é a Santa que tem mais capelas e templos, com seu nome, na Europa. Em Mieres, cidade que fica no famoso caminho para Santiago de Compostela, na Espanha, se celebra uma festa no seu dia com todos os músicos da cidade e dos arredores. É festejada no dia 22 de novembro.

Sobre a música, existem vários tipos como a música dramática, a música clássica, a música cromofômica, a música descritiva, a música litúrgica e muitos outros, mas que nós veremos na próxima semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

TEREMOS LIÇÕES DE MUSICA COM MAIS RIQUEZA DE DETALHE.
QUE ÓTIMO,PARABENS,J.R.!
ABRAÇOS.

Postar um comentário