24 de ago. de 2009

O compositor Belchior

Belchior - Apenas um Rapaz Latino Americano

Para muitos, as composições de Belchior são identificadas como aquelas que marcaram uma geração de canções de protesto nas décadas de 1960 e 1970. Mas para o próprio compositor, que possui influência dos Beatles e Bob Dylan (daí o que alguns o consideram como o "Bob Dylan brasileiro", em referência a um dos grandes cantores e compositores norte-americanos), sua música busca expressar uma totalidade humana que envolve a fé, a liberdade e a paixão, sem se preocupar com um determinado momento histórico como o período da Ditadura Militar em que viveu.

Independente de sua postura política, Belchior se preocupou muito com sua arte, embora tenha caído no esquecimento por parte da mídia. Em 1983 criou sua própria produtora (Paraíso Discos) e atualmente continua fazendo shows pelo Brasil.


Nota do blog (Atualização em 18/12/2018): Em sua carreira, Belchior teve cerca de 14 discos gravados. Enfrentou problemas pessoais e financeiros nos últimos momentos de sua vida. No dia 30/04/2017, Belchior faleceu aos 70 anos de idade na cidade de Santa Cruz do Sul/RS, em decorrência de um rompimento de uma parede da artéria aorta enquanto dormia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário