20 de ago. de 2010

Momento Flashback: Terence Trent D'Arby


Terence Trent D'Arby - Wishing Well

Terence Trent Howard viria a ser conhecido mundialmente como Terence Trent D'Arby, um cantor e compositor de soul e rhythm blues norte-americano que se destacou na década de 1980. Sendo natural de Manhattan (Nova Iorque), em 15 de março de 1962, aprendeu a tocar diversos instrumentos.

Estando na Europa em serviço militar dos EUA, entrou para uma banda chamada Touch, na Alemanha, sendo início de sua carreira musical que lançaria, em 1984, o disco Love On Time. Mais tarde faria parte da banda The Bojangels, na Inglaterra.

Estando em carreira solo, grava seu primeiro single "If You Let Me Stay" que viria a fazer parte do seu disco Introducing the Hardline According to Terence Trent D'Arby, gravado em 1987 e obtendo grande sucesso. Deste mesmo trabalho também destacaram outros hits nas paradas como "Wishing Well", "Sign Your Name" e "If You All Get To Heaven". Logo depois vieram mais 4 discos sem muita repercussão.

Após um período ausente em boa parte da década de 1990, Terence volta em 2001, adotando o nome Sananda Francesco Maitreya e se mudando para a Europa, lançando novos projetos musicais (como os dois volumes de Angels & Vampires), além de ter atuado no cinema e minisséries para a TV.


19 de ago. de 2010

História da Música - Modo ON

O Sintonia Home Page está de volta, após um período de férias para ajustes de design, manutenção de links e revisão de textos, além de muitas pesquisas e idéias para serem acrescentadas neste retorno.

Consequentemente as seções contidas neste blog permanecerão e a "História da Música" é um deles. Agradeço aos elogios e sugestões em relação ao tema e virão mais textos novos por aqui. Próxima semana irei tratar do samba-de-roda como mais um estilo musical tradicional de nossa terra; e nas próximas irei tratar da música clássica com mais profundidade.

Aguardem até lá!

18 de ago. de 2010

O sucesso de Paula Fernandes


Paula Fernandes - Pássaro de Fogo

Reconhecendo e apostando no talento da cantora mineira, a gravadora Universal Music contrata Paula Fernandes. Pelo novo selo e sob produção de Marcus Viana, ela grava o CD Pássaro de Fogo em 2009, com destaque para as músicas "Meu Eu Em Você" (também gravada pela dupla Victor e Léo) e a faixa-título, além de contar com participações especiais de Almir Sater e da dupla César Menotti e Fabiano.

Paula Fernandes passa a divulgar seu novo trabalho pela internet. O sucesso do novo disco deu maior projeção à carreira de Paula, passando a realizar diversos shows pelo Brasil. No mês de março deste ano, Paula gravou a música "Quando a Chuva Passar" para ser incluída como tema de abertura da novela global "Escrito nas Estrelas".


Nota do blog: (Atualização em 18/07/2012): Em 2011, Paula Fernandes grava seu primeiro cd e dvd ao vivo gravado ao vivo em São Paulo, reunindo seus grandes sucessos, vendendo mais de um milhão de cópias, figurando entre os 10 discos mais vendidos no país. Em 2012, lança seu novo disco Meus Encantos, sendo seu sexto álbum na carreira, com destaque para a parceria com Zezé di Camargo em duas composições.

O pop-sertanejo de Paula Fernandes


Paula Fernandes - Quando a Chuva Passar

A divulgação do seu terceiro disco pela internet fez com que a cantora se tornasse cada vez mais conhecida no meio musical com suas composições sendo interpretadas por outros artistas.

Em 2006 grava o disco Dust In the Wind e teve outra interpretação incluída na trilha sonora da novela global. A versão da música "Dust In the Wind" do Kansas fez parte da novela "Páginas da Vida".

Sendo uma cantora jovem, bonita, Paula sempre gostou de música sertaneja e, com sua voz peculiar, vai conquistando o público jovem com seu carisma e talento junto ao violão que aprendeu a tocar desde a infância.


Sobre Paula Fernandes

Paula Fernandes nasceu na cidade de Sete Lagos, estado de Minas Gerais e desde a infância já cantava. Tanto que, aos 10 anos de idade lançou seu primeiro disco homônimo independente em 1993. A partir daí, passou a se apresentar em emissoras de rádio e televisão, além de se apresentar em sua cidade.

Após sua ida a São Paulo com sua família dois anos depois, sua experiência nos palcos foi crescendo e chega a gravar seu segundo disco Ana Rayo em 1995, inspirado na novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão", exibida na extinta TV Manchete. Com o sucesso do disco, a cantora conhece o músico e produtor musical Marcus Viana que a apresenta para o diretor de novelas Jayme Monjardim que passa a gostar do trabalho de Paula e convida para gravar, mais tarde, uma música para a novela "América" da TV Globo.

Seguindo um repertório que vai do pop, sertanejo, country e mpb, Paula Fernandes vai, aos poucos, conquistando seu público. Seu trabalho começa a amadurecer a cada apresentação feita em seus shows. Tanto que, após o lançamento do terceiro disco Canções do Vento Sul em 2005 lhe rendeu o reconhecimento musical ao ser indicada para o Prêmio Tim de Música no ano seguinte, na categoria de "Melhor Cantora Popular".



Paula Fernandes - Meu Eu Em Você


Neste clipe, Paula Fernandes canta "Meu Eu Em Você", um de seus sucessos.


REVELAÇÃO MPB: Paula Fernandes


Paula Fernandes e Almir Sater - Jeito de Mato

Cantora e compositora mineira que vem se destacando acerca de dois anos e figurando como uma artista de talento da nova geração da música popular brasileira. Aos admiradores de seu trabalho, Paula Fernandes é a Revelação MPB desta quarta-feira.

16 de ago. de 2010

33 Anos sem Elvis Presley

Elvis Presley - Love Me Tender

Elvis Aaron Presley nasceu em Tupelo, estado de Mississippi em 1935. Viria a se tornar um dos grandes ícones da música internacional, conhecido como o "O Rei do Rock" e "Elvis the Pelvis" quando foi descoberto em 1954 e se tornando ídolo da juventude americana. Uma de suas peculiaridades era a voz marcante e sua forma de dançar nas apresentações que fazia nos palcos.

Em 1956, seu LP Heartbreak Hotel vendeu 1,5 milhões de cópias em poucos dias, com destaque para a música "Love Me Tender". Entre seus sucessos musicais podemos destacar "Hound Dog", "Tutti Frutti", "Don't Be Cruel", "All Shook Up", "Teddy Bear", "Can´t Help Falling In Love", entre outros. Também teve destaque como ator, atuando em diversos filmes musicais como "O Prisioneiro do Rock" (de 1957) e "Balada Sangrenta" (de 1959), entre outros.

Realizou, em 1973, um especial pela tv denominado "Aloha from Hawaii" e foi assistido por aproximadamente 1,5 bilhão de telespectadores em todo o mundo. Elvis Presley morreu em Memphis, no dia 16 de agosto de 1977 devido a um colapso fulminante associado à disfunção cardíaca. Após sua morte, foi homenageado por vários fãs e admiradores que cultivaram como uma das lendas do rock e um dos maiores ícones da cultura popular em todo o mundo.



15 de ago. de 2010

Sintonia::: Especial Tim Maia



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Tim Maia.

Últimos momentos de Tim Maia


Tim Maia - Essa Tal Felicidade


No meio de sua carreira, há de destacar algumas peculiaridades de sua vida pessoal que se tornaram públicas como sua irreverência e bom humor de encarar a vida, ao lado dos vícios com bebida e fumo. Também tinha fama de faltar a várias de suas apresentações que fazia, além de criticar abertamente as gravadoras e críticos musicais, de estar envolvido em processos e de ser preso.

Chegou a ganhar o Prêmio Sharp de Música, em 1988, na categoria de "Melhor Cantor". Além da música, Tim chegou a se envolver com política, sendo partidário pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). Os últimos anos de vida se tornaram difíceis para Tim Maia, devido a problemas de saúde relacionados a diabetes e sua obesidade.

Tim Maia veio a falecer em 1998, após início de sua apresentação no Teatro Municipal de Niterói. O cantor deixou dois filhos, sendo que um deles - Leco Maia - segue carreira de cantor. Após sua morte, ganhou homenagem do seu amigo, o jornalista e crítico musical Nelson Motta com uma biografia "Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia", lançada em 2007, pela Editora Objetiva.


O Sucesso de Tim Maia


Tim Maia - Me Dê Motivo

A soul music brasileira iniciada com Tim Maia ganha novos adeptos na década de 1970 como Cassiano, Hyldon e Cláudio Zoli. Marcado com uma voz grave e grande talento em suas apresentações, Tim Maia ainda lançou mais 3 discos e suas músicas caíam no gosto do público que passava a cantar seus grandes sucessos na década de 1970 como "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)", "Você", "Gostava Tanto de Você", "Réu Confesso" e "Sossego".

Mas seu gênio forte e vários descontentamentos com as gravadoras onde passou, logo faria Tim Maia criar sua própria gravadora e lançar seus discos na década de 1980, continuando a emplacar suas músicas no Brasil, especialmente pela capacidade de criar e interpretar baladas românticas, iniciada a partir de 1983 com "Me Dê Motivo", composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas que também assinariam outros sucessos marcantes na voz do cantor como "Leva" e "Um Dia de Domingo", esta em dueto com Gal Costa. Outras músicas de sucesso viriam em seguida como "Amor Verdadeiro", "Bons Momentos", sem deixar de lado o swing e o soul que caracterizaram seu repertório como "O Descobridor dos Sete Mares" e "Do Leme ao Pontal".

Em 1990, grava o disco Dance Bem, com destaque para "Vale Tudo", sendo bem executada nas rádios e pistas de dança daquele ano. A partir daí Tim Maia busca inovar seu repertório na mpb, chegando a interpretar clássicos da bossa nova, jovem guarda, além de regravar sucessos de outros artistas. Em 1992, Tim Maia grava seu primeiro disco ao vivo e recebe o apelido de "Síndico", dado por Jorge Ben Jor em sua música "W/Brasil".



O início da carreira de Tim Maia


Tim Maia - Meu País / Chocolate / Não Quero Dinheiro

Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, bairro da Tijuca, vindo de uma família grande de 19 irmãos e começou a compor ainda criança. Veio a iniciar na música como baterista do grupo Tijucanos do Ritmo. Aprendeu a tocar violão e, em 1957, iria criar o grupo Os Sputniks, onde também faziam parte os integrantes Roberto Carlos, Arlênio Silva, Edson Trindade e Wellington. Dois anos depois se mudou para os Estados Unidos.

Por lá, aprendeu inglês e criou nova banda chamada The Ideals. Conheceu a música americana e conheceu a soul music, ritmo que se identificaria e passaria a cantar com um estilo próprio. Por conta de problemas naquele país, Tim foi deportado de volta ao Brasil. Tempos depois, atuaria como produtor musical para o disco A Onda É o Boogaloo de Eduardo Araújo e passaria a popularizar o soul na mpb.

Algumas composições de Tim já começam a fazer sucesso na segunda metade da década de 1960 como "Não Vou Ficar" (gravada por Roberto Carlos), "Meu País" (incluída em seu primeiro compacto de 1968, lançado pela CBS) e "These are the Songs" (gravada em dueto com Elis Regina). Só em 1970 sairia seu primeiro disco Tim Maia, pela gravadora Polygram, que obteve grande sucesso com destaque para seus primeiros hits de sua carreira: "Azul da Cor do Mar", "Coronel Antônio Bento" (de Luís Wanderley e João do Vale), "Primavera" (de Cassiano) e "Eu Amo Você".



Entrevista: Tim Maia, por ele mesmo



Tim Maia fala de si mesmo e de sua vida, numa entrevista bem humorada e resumida que faz parte de seu último dvd "Tim Maia - Ao Vivo". Para todos os fãs e admiradores do saudoso "síndico".


Homenageado do Dia: Tim Maia



Tim Maia - Vale Tudo

Vindo do Rio de Janeiro, Sebastião Rodrigues Maia iria marcar seu nome na música popular brasileira como um dos maiores representantes do Soul do Brasil. Tim Maia é o Homenageado do Dia que trago neste domingo.