15 de ago. de 2010

O início da carreira de Tim Maia


Tim Maia - Meu País / Chocolate / Não Quero Dinheiro

Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, bairro da Tijuca, vindo de uma família grande de 19 irmãos e começou a compor ainda criança. Veio a iniciar na música como baterista do grupo Tijucanos do Ritmo. Aprendeu a tocar violão e, em 1957, iria criar o grupo Os Sputniks, onde também faziam parte os integrantes Roberto Carlos, Arlênio Silva, Edson Trindade e Wellington. Dois anos depois se mudou para os Estados Unidos.

Por lá, aprendeu inglês e criou nova banda chamada The Ideals. Conheceu a música americana e conheceu a soul music, ritmo que se identificaria e passaria a cantar com um estilo próprio. Por conta de problemas naquele país, Tim foi deportado de volta ao Brasil. Tempos depois, atuaria como produtor musical para o disco A Onda É o Boogaloo de Eduardo Araújo e passaria a popularizar o soul na mpb.

Algumas composições de Tim já começam a fazer sucesso na segunda metade da década de 1960 como "Não Vou Ficar" (gravada por Roberto Carlos), "Meu País" (incluída em seu primeiro compacto de 1968, lançado pela CBS) e "These are the Songs" (gravada em dueto com Elis Regina). Só em 1970 sairia seu primeiro disco Tim Maia, pela gravadora Polygram, que obteve grande sucesso com destaque para seus primeiros hits de sua carreira: "Azul da Cor do Mar", "Coronel Antônio Bento" (de Luís Wanderley e João do Vale), "Primavera" (de Cassiano) e "Eu Amo Você".



Nenhum comentário:

Postar um comentário