21 de set. de 2012

Momento Flashback: Talk Talk


Talk Talk - It's My Life

Catalogados junto do movimento da new wave, os Talk Talk construíram, ao longo de pouco mais de dez anos de carreira, incursões criativas constantemente distintas, inspiradas por gêneros tão diferentes como a música clássica ou o jazz. A banda britânica formou-se em Londres, em 1981, depois de Mark Hollis (voz, guitarra) ter conhecido o baixista Paul Webb, o baterista Lee Harris e ainda Simon Brenner (teclados). As primeiras gravações em estúdio aconteceram pouco depois, e meses antes da assinatura de um contrato com a editora EMI. The Party's Over, o álbum de estréia lançado em 1982, revelou a capacidade dos Talk Talk em irem além das simples composições apoiadas em sons monitorizados de teclas, ao criarem um disco com o melhor estilo pop.

Dois anos depois foi a vez de It's My Life, um disco editado já depois da saída de Simon Brenner. Foi ainda durante esse período que se iniciou a frutuosa colaboração entre o produtor Tim Friese-Green e o colectivo britânico, que acabou por ficar ligado aos Talk até ao fim da carreira da banda londrina.

The Colour of Spring, o terceiro conjunto de originais, editado em 1986, marcou uma vez mais a evolução criativa dos Talk Talk, então a recusarem em definitivo as conotações com os mais plastificados sons da pop de finais dos anos 80. O registo conseguiu resultados surpreendentes, e ainda durante esse ano a banda inglesa realizou a sua primeira digressão mundial.

Durante o ano que se seguiu, iniciou-se a preparação do novo álbum, Spirit of Eden. O disco acabou por chegar às lojas somente um ano mais tarde, contrariando os desejos e pressões da editora. O êxito considerável junto da crítica não teve a necessária correspondência em termos de vendas, e pronunciou o fim da relação com a EMI, que se consumou pouco depois, ainda antes de Paul Webb decidir abandonar o colectivo.

Laughing Stock, o primeiro álbum lançado no catálogo da Polydor, em 1991, continuou o êxito do registo anterior, mas ditou ao mesmo tempo o fim da banda. O último registo chegou em 1999, London 1986, o único disco gravado ao vivo pelos Talk Talk, em Londres.
----------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

20 de set. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 110

O espontão é uma dança típica do estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. É vista principalmente na região do Seridó, durante a coroação dos reis e rainhas, que faz parte da festa de Nossa Senhora do Rosário, em Caicó, Parelhas e Jardim do Seridó. 

Trata-se de uma dança de conjunto realizada por homens negros que usam pequenas lanças (espontões), simulando uma guerra, acompanhados apenas por uma batida rítmica de tambores, sem cantos, dançando pelas ruas. O chefe dos homens carrega a maior lança, considerado o capitão. As coreografias mais usadas são recuos de defesa, saltos de ataque, acenos de guerreiro e ainda existem os passos improvisados.

19 de set. de 2012

Cogumelo Plutão: Perfil


Cogumelo Plutão - Uma Vez Mais

Formado em 1994, inicialmente influenciado pela música punk, o Cogumelo Plutão conta hoje com o vocalista e compositor Blanch van Gogh, Cristiano Lima (na guitarra), Duda Bittencourt (nos teclados e guitarra acústica), Roney Bass (no baixo) e Kavera (na bateria). O tecladista Felipe Portilho que estava no início da formação, saiu para integrar a banda Colina.

Embora realizava alguns shows na capital federal, o grupo só começou a despontar no ano 2000 quando entregou uma gravação demo para o produtor musical Paulo Ivanovitch, da gravadora BMG-Ariola que apostou no sucesso dos integrantes. Assim, viria o primeiro sucesso do Cogumelo Plutão com "Esperando na Janela", incluída na trilha sonora da novela Laços de Família, exibida na TV Globo, em 2001. No mesmo ano é lançado o primeiro disco intitulado Biblioteca dos Sonhos.

Dois anos depois, o grupo entra em pausa nas suas atividades quando o vocalista Blanch descobriu que estava com problemas de saúde e resolveu se tratar. Neste período, Blanch lançou o projeto Coquetel Diamante, lançado pela Indie Records, com destaque para a faixa "Uma Vez Mais", regravada por Ivo Pessoa.

Em 2007, o grupo volta a se reunir para iniciar gravações de seu novo disco. O novo cd Mais do Que Ontem e Menos do Que Amanhã foi gravado no Estúdio Boom Records, no Rio de Janeiro em 2010, também produzido por Paulo Ivanovich. Neste trabalho, destacam as faixas "Adormecendo" e "Uma Vez Mais". Uma curiosidade sobre suas músicas é o hit "Beijar na Boca", de autoria de Blanch, que foi gravado com enorme sucesso pela cantora Claudia Leitte.

Cogumelo Plutão - Esperando na Janela


Clipe oficial exibido pela MTV de um dos grandes sucessos do grupo Cogumelo Plutão, incluído no disco Biblioteca dos Sonhos.

REVELAÇÃO MPB: Cogumelo Plutão



Cogumelo Plutão - Adormecendo

Banda formada em Brasília-DF e que já vem chamando atenção no cenário musical brasileiro. O grupo Cogumelo Plutão é a Revelação MPB desta quarta-feira aqui no blog.

16 de set. de 2012

Sintonia::: Especial Orlando Morais



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Orlando Morais.

O sucesso de Orlando Morais


Orlando Morais - Cruzando Raios

Em 1991, veio o segundo e melhor disco do cantor com A Rota do Indivíduo, demonstrando maior amadurecimento em seu trabalho, seja como compositor ou arranjador, com a faixa título composta em parceria com Djavan. Outro grande sucesso deste disco foi a música "Logrador", parceria com Antônio Cícero, incluída na novela O Dono do Mundo, da TV Globo e regravada por Maria Bethânia.

A cantora, por sua vez, aceita o convite do cantor para participar da faixa "A Montanha e a Chuva", incluída no disco Abismo Zen, de 1995, que destacou também pelo sucesso "O Que Vem a Ser Felicidade". Além dos seus trabalhos como cantor, Orlando também compôs trilhas para minisséries na tv e alguns filmes, além de participar de algumas produções internacionais, chegando a investir em sua carreira internacional.

Em 1999, grava o disco Sete Vidas onde mostra seu lado intérprete ao cantar versões de sucessos de Lulu Santos, Cidade Negra, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cazuza, entre outros. Deste trabalho, Orlando Morais gravou um show no Canecão, dirigido por Roberto Talma, em que só viria a ser registrado em 2011 em dvd intitulado Pelas Sete Vidas Que Pertencem à Gente Pela Solidão Contida em Nosso Canto.

Tendo completado 50 anos de idade em janeiro deste ano, 22 anos de carreira, além de 20 anos de casamento com Glória Pires, Orlando Morais vive um bom momento de sua vida profissional com 10 discos gravados em sua carreira, morando atualmente em Paris, na França com sua família e atuando também como apresentador no programa Lá, exibido no Canal Brasil.


O começo da carreira de Orlando Morais


Orlando Morais - Divinamente Nua a Lua

Orlando de Morais Filho nasceu em Goiânia, capital de Goiás, em 1962. Ainda cedo, apresentou-se em um recital em Brasília-DF e, com 17 anos de idade, foi morar no Rio de Janeiro para estudar Direito, porém chegou a cursar Artes Cênicas pela Faculdade Cândido Mendes, inspirando-se em sua mãe que é artista plástica.

Neste período, Orlando participou de um concurso no Conservatório de Música, classificando-se em primeiro lugar e, a partir daí, resolveu dedicar-se definitivamente à música, trancando seu curso na faculdade.

No início da década de 1980, chegou a morar na Europa. Ao voltar, montou sua própria banda e veio a conhecer a atriz Glória Pires, com quem se casa. Deste casamento nasceram 3 filhos.

Em 1990, Orlando Morais lança seu primeiro disco de sua carreira, apresentando suas próprias canções e parcerias com Cazuza (com "Oriental"), Caetano Veloso (com "Divinamente Nua a Lua", entrando na trilha da novela Pantanal, da TV Manchete), Toni Costa (com a faixa "Cruzando Raios"), entre outros. A boa receptividade do disco lhe rendeu indicação ao Prêmio Sharp de Música, na categoria pop-rock.

Orlando Morais - A Montanha e a Chuva


Videoclip original da música "A Montanha e a Chuva", de Orlando Morais, extraído do Youtube e que fez parte da trilha sonora da novela Explode Coração, exibida na TV Globo em 1995.

Homenageado do Dia: Orlando Morais



Orlando Morais - Na Paz

A todos os fãs e admiradores de seu trabalho, trago um pouco da vida e carreira de Orlando Morais que é o Homenageado do Dia deste domingo.