29 de out. de 2010

Momento Flashback: The Human League


The Human League - Don't You Want Me

Banda de new wave e synthpop formada em 1977, sendo uma das pioneiras do gênero, criada e liderada pelo cantor e compositor Philip Oakey. Completava a formação: Ian Craig Marsh, Martyn Ware, Philip Adrian Wright, Jo Callis e Philip Adrian Wright. Os dois primeiros ficaram até 1980 e foram substituídos pelas vocalistas Joanne Catherall e Susan Ann Sulley.

Inicialmente, a banda lançou alguns singles, sendo o primeiro trabalhado pela banda foi "Being Boiled", que saiu no disco Reproduction em 1979. Mas foi com o disco Darem lançado em 1981 que The Human League alcançou grande sucesso, ganhando Disco de Platina e embalado pelos hits "Boys and Girls", "Don't You Want Me", "Open Your Heart" e "Love Action (I Believe in Love)".

Dois anos depois, ganha reconhecimento nos Estados Unidos ao ser indicado ao Grammy Awards como Melhor Artista do Ano. Até 1987, a banda reduziu sua formação ficando apenas Joanne Catherall, Philip Oakey e Susan Ann Sulley, continuando com suas atividades até hoje. The Human League conta com 10 discos, sendo o último - Credo - lançado neste ano.


28 de out. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 45


Schumann - Kinderszenen, Op. 15 - 07 - Dreaming (por Horowitz)

Robert Schumann, ou simplesmente Schumann, foi um compositor e músico alemão nascido em Zwickau, na Saxônia em 1810. Desde a infância, demonstrou, a princípio, igual pendor para a música e a literatura, admirando o romantismo de Byron e Jean-Paul.

Estudou Direito e tomou aulas de piano com Friedrich Wieck, além de ter aulas de composição e harmonia com Heinrich Dom e só em 1828 é que passou a dedicar-se completamente à música. Em 1834, fundou a Nova Escola Musical, mas não abandonou a literatura e prosseguiu com suas composições, influenciadas pela música de Mozart, Schubert e Beethoven.

Apaixonou-se pela jovem pianista Clara Wieck e, durante cinco anos, ambos lutaram para obter o consentimento do pai da noiva e o casamento realizou-se em 1840. Ela foi uma excelente intérprete das obras de Schumann e se consagrou na edição das obras do marido. Já ele também foi por algum tempo professor do Conservatório de Leipzig e, depois, diretor de concertos em Düsseldorf em 1850.

A obra instrumental de Schumman compreende as sinfonias ("Sinfonia nº 3 - Remana", de 1850); concertos para piano; músicas de câmara (quinteto para piano e cordas feito em 1842); o melodrama "Manfred" sobre o texto de Byron feito em 1849; a obra coral "Cenas do Fausto de Goethe" (1844-1853); duas óperas ("Genoveva" e "O Corsário", esta inacabada); entre outros. Seu gosto literário e seu lirismo inspiram-lhe a criação de 240 lieder, dos mais importantes no repertório da canção artística como o "Ciclo das Canções" sobre os textos de Eichendorff (1840); "Myrthen" sobre os textos de Goethe, Burns, Heine, etc.; entre outros.

As obras para piano de Schumann colocam-no em posição de destaque entre os compositores românticos para este instrumento como os "Estudos Sinfônicos", de 1834; "Carnaval", de 1834 e 1835; "Fantasia Em Dó", de 1836; "Kinderszenne" (Cenas Infantis), de 1838; três sonatas, entre outros. Imprimiu, sobretudo, às pequenas peças pianísticas de grande simplicidade melódica, valorizada por linguagem expressiva e íntima.

Schumann foi crítico musical, revelando-se frequentemente através da conversa de três personagens que são o desdobramento de sua própria personalidade: Eusebius, o sonhador; Florestan, o enérgico; e um personagem moderador. Sua saúde delicada perdeu-se pouco a pouco numa neurastenia crescente e o compositor findou seus dias numa clínica para doenças mentais e veio a morrer em 1856 em Endenich, perto de Bonn, na Alemanha.

Semana que vem, iremos conhecer a vida e a obra de Strauss. Até lá!


27 de out. de 2010

Perfil de Cláudia Rezende

Em seu primeiro trabalho, a cantora paulistana Cláudia Rezende apresenta um passeio entre a MPB e o pop, com músicas de Earth, Wind and Fire, Al Green, Joyce, Ed Motta, Jair Oliveira, Jorge Vercilo e Nico Rezende. Tudo misturado ao brasileiríssimo acento da bossa nova, sua grande influência, ao lado da música erudita (estudou canto lírico na Universidade livre de música, em São Paulo, integrando o grupo de jovens cantores da ULM, apresentando árias de ópera diversas).

O disco, produzido e arranjado por Nico Rezende, conta com participações muito especiais, como Milton Guedes, tocando gaita em "Signo de Ar" e "O Fim do Verão", Léo Gandelman, tocando flauta em "September" e "Movimentos Raros" e sax com seu filho, Miguel Gandelman no remix do samba de Jair Oliveira, "Café Com Leite", com a presença do próprio Jair dividindo os vocais com Cláudia e a mixagem prá lá de especial de Alex Moreira, do bossa cuca nova, além de Alberto Continentino (baixo), Allen Pontes (bateria) e Sidinho Moreira na percussão e Nico Rezende, que toca piano e violão em todas as faixas.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.claudiarezende.com/release.php

Cláudia Rezende no Programa do Jô


Apresentação de Cláudia Rezende em julho de 2009 no Programa do Jô, cantando a música "September", do seu disco de estréia Movimentos Raros.


REVELAÇÃO MPB: Cláudia Rezende



Cláudia Rezende, Revelação MPB de hoje, nas palavras de Nico Rezende:
"Cláudia Rezende, minha irmã caçula, mostra que cantar, independente de qualquer estudo, é um dom. Sua voz suave transita por todas as escalas, do grave ao agudo, com a mesma naturalidade e precisão, sem falar da afinação irretocável.
Ela surpreende com improvisos e solos vocais que vão do Jazz ao Soul, da MPB ao Pop, como se todos fossem um só estilo. Num belo dueto com flauta, na faixa título, Movimentos Raros, os 2 instrumentos, flauta e voz, se confundem e sobem às alturas, sem o menor esforço.
Esses são alguns dos ingredientes que tornam seu primeiro CD imprescindível aos ouvidos mais atentos. Música de excelente qualidade para um público exigente. É com prazer que apresento e recomendo.
Com vocês, Cláudia Rezende."
------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.myspace.com/claudiarezende#ixzz13WCz2PfG


24 de out. de 2010

Sintonia::: Especial Lupicínio Rodrigues



Disco com as maiores composições e sucessos de Lupicínio Rodrigues.

O sucesso de Lupicínio

Foi na década de 1950 que suas composições tomaram maior projeção devido a inúmeras regravações pelos artistas da mpb, chegando, inclusive, a lançar alguns no mercado. Exemplo disso foi com a gravação de "Vingança", por Linda Batista em 1951 (composição que o cantor lançaria um ano depois em um compacto) e a regravação de "Se Acaso Você Chegasse", pela Elza Soares em 1959 que revelou a cantora para o Brasil. Porém, quem mais gravou as canções de Lupicínio foram Francisco Alves (com "Nervos de Aço" e "Esses Moços (Pobres Moços)") e Jamelão, que gravou disco totalmente dedicado ao compositor.

Lupicínio também tinha paixão pelos bares, chegando inclusive a dirigir alguns em sua cidade. Chegou a participar ainda do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1969, com a música "Primavera", defendida pela cantora Isaura Garcia. Em sua carreira, gravou dois discos oficiais como Roteiro de um Boêmio (1956) e Dor de Cotovelo (1973), além de compactos lançados anteriormente.

No mesmo ano de sua morte em 1974 em Porto Alegre, sua música "Esses Moços (Pobres Moços)" foi tema do filme "A Estrela Sobe", de Bruno Barreto. Além da música que veio a deixar mais de 100 composições, Lupicínio ainda chegou a ocupar cargos no Serviço de Defesa do Direito Autoral (SDDA) e na Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (SBACEM).


Que foi Lupicínio Rodrigues?

Lupicínio Rodrigues - Loucura

Em setembro de 1914, nascia no bairro da Ilhota (atual cidade baixa) em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, o cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, de família humilde. Desde jovem, conhecido como Lupi, já tinha o gosto pela música, mais ainda pelo samba-canção, chegando a compor  pela primeira vez aos 14 anos com a música "Carnaval". Chegou a trabalhar como bedel na Faculdade de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir de 1935.

Em 1938 compõe seu primeiro grande sucesso "Se Acaso Você Chegasse" em parceria com Felisberto Martins e que seria gravado pelo cantor Ciro Monteiro. Chegou a ir no Rio de Janeiro a partir de 1939, vindo a consolidar sua carreira já como cantor profissional e notabilizou-se, sobretudo, como o poeta da boemia, dos amores traídos e fracassados.

A partir da década de 1940, suas músicas passaram a ser gravadas por vários intérpretes da música popular brasileira como Orlando Silva, Francisco Alves, Linda Batista, Dalva de Oliveira, Jamelão, Elza Soares, entre outros. De volta a Porto Alegre onde era torcedor do Grêmio, time que dedicou grande admiração, chegando a compor o hino oficial para o clube, em 1953.



Lupicínio Rodrigues - Vingança


Em memorável apresentação no programa Ensaio da TV Cultura em 1972, Lupicínio Rodrigues canta um de seus grandes sucessos.


Lupicínio Rodrigues: Homenageado do Dia

Lupicínio Rodrigues - Esses Moços (Pobres Moços)

Gaúcho de Porto Alegre e um dos grandes nomes da música popular brasileira, Lupicínio Rodrigues é o Homenageado do Dia de hoje.