Foi na década de 1950 que suas composições tomaram maior projeção devido a inúmeras regravações pelos artistas da mpb, chegando, inclusive, a lançar alguns no mercado. Exemplo disso foi com a gravação de "Vingança", por Linda Batista em 1951 (composição que o cantor lançaria um ano depois em um compacto) e a regravação de "Se Acaso Você Chegasse", pela Elza Soares em 1959 que revelou a cantora para o Brasil. Porém, quem mais gravou as canções de Lupicínio foram Francisco Alves (com "Nervos de Aço" e "Esses Moços (Pobres Moços)") e Jamelão, que gravou disco totalmente dedicado ao compositor.
Lupicínio também tinha paixão pelos bares, chegando inclusive a dirigir alguns em sua cidade. Chegou a participar ainda do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1969, com a música "Primavera", defendida pela cantora Isaura Garcia. Em sua carreira, gravou dois discos oficiais como Roteiro de um Boêmio (1956) e Dor de Cotovelo (1973), além de compactos lançados anteriormente.
No mesmo ano de sua morte em 1974 em Porto Alegre, sua música "Esses Moços (Pobres Moços)" foi tema do filme "A Estrela Sobe", de Bruno Barreto. Além da música que veio a deixar mais de 100 composições, Lupicínio ainda chegou a ocupar cargos no Serviço de Defesa do Direito Autoral (SDDA) e na Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (SBACEM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário