31 de mai. de 2013

Momento Flashback: Barbra Streisand


Barbra Streisand - Woman In Love

Barbra Streisand iniciou sua carreira em 1962 com a peça da Broadway "I can get it for you wholesale". Seu primeiro disco, "The Barbra Streisand Album", foi lançado em 1963 e a premiou com dois Prêmios Grammy. 

Barbra possui uma voz poderosa e imprime uma interpretação dramática às músicas que grava, especialmente nas baladas românticas. Ela já fez duo com artistas como Neil Diamond ,Donna Summer, Frank Sinatra, Celine Dion, Bryan Adams e Barry Gibb. 

A estréia no cinema foi em 1968, com o musical "Funny Girl", e sua atuação no mesmo lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. Foi indicada também pelo filme "Nosso Amor de Ontem", em 1973. Ela também ganhou o Oscar de melhor canção original pelo filme "Nasce uma Estrela" em 1976. 

Streisand é uma das poucas estrelas do show business a conquistar prêmios em diversas áreas da arte - Oscar (cinema), Grammy (música), Tony (teatro) e Emmy (televisão). Ela foi também a primeira mulher a simultaneamente produzir, dirigir, escrever e atuar em um filme ("Yentl", de 1983). 

Ela já vendeu 71 milhões de álbuns, tornando-se a cantora que mais vendeu discos e cds nos EUA. Casou-se em 1964 com o ator Elliot Gould com quem teve seu único filho, Jason, mas o divórcio veio logo depois que conquistou o Oscar de melhor atriz. Depois de vários romances, a atriz e cantora se casou em 1998 com o ator e diretor James Brolin.
---------------------------------------------------------------------

30 de mai. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 133


A lira é um instrumento de cordas conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade. As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o instrumento não tivesse origem helênica. O gênero de instrumento a que pertence a lira terá tido o seu alvorecer na Ásia, inferindo-se que terá entrado na Grécia através da Trácia ou da Lídia. Enquanto que os primeiros intérpretes, heróicos, e aqueles a quem se reconhecem melhoramentos no instrumento eram das colônias da Iónia, da Eólia ou da costa adjacente ao império Lídio, os mestres propostos pela mitologia grega eram Trácios: Orfeu, Museu e Tamíris.

A estrutura de uma lira consiste num corpo oco - caixa de ressonância - do qual partem, verticalmente, dois braços (montantes), que, por vezes, também são ocos. Junto ao topo, os braços ficam ligados a uma barra - o jugo - que liga as cordas até outra saliência de madeira transversal - o cavalete - disposta junto à caixa de ressonância e que lhe transmite as vibrações das cordas. As cordas são percutidas com a ajuda de um plectro. O número de cordas variava, geralmente entre seis e oito.

As cordas eram feitas de tripa ou de tendões de boi ou carneiro. Há quem afirme que os braços primitivos deste instrumento eram feitos com chifres de cabra.

No Império Bizantino e na Grécia moderna, liras são instrumentos tocados com arco. Na música tradicional grega viva, há três tipos predominantes de lira: a lira cretense, a lira de Constantinopla (polítiki lyra) e a lira do Ponto (pontiakí lyra). São instrumentos pouco menores do que um violino, com três cordas, que se tocam apoiados no colo. As liras desempenham papel de instrumentos de solo na música grega.
-------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

29 de mai. de 2013

Luciana Carvalho e o samba

A cantora e compositora Luciana Carvalho é o mais novo talento da família de Beth Carvalho.

— Eu sou do samba, vou cantar só samba — garante ela, aos 42 anos, já preparada para futuras comparações com a tia famosa: — Beth é uma deusa. Para mim, ninguém canta como ela. Somos diferentes, mas é claro que há muita influência dela na minha vida.

Foi no período em que morava com a tia que nasceu seu interesse pela música.

— Eu a via dando aulas de violão. Quando eu tinha 10 anos, ela me levou ao Cacique de Ramos. Também conheci Nelson Cavaquinho com ela — lembra.

Não demorou para que Luciana estivesse no palco com a prima Luana Carvalho, também cantora, como backing vocal de Beth.

— Eu estava gravando um álbum, quando engravidei do meu primeiro filho, Rodrigo. Também era bem-sucedida como publicitária. Parei (por uma década) tudo para cuidar dele e voltei a fazer show há um ano — explica a cantora, que teve total apoio da tia para retomar a carreira artística: — Ela me ajudou a escolher o repertório, pediu aos compositores que mandassem músicas para mim.

Luciana, então, recebeu canções de Noca da Portela, Arlindo Cruz e outros. E, sob as bênçãos da madrinha, aposta em seu antigo sonho.

— O samba está na veia dela. Mas sempre digo a Luciana que repertório é fundamental. O show deve começar animado, no meio se canta umas músicas menos fáceis, mas precisa terminar para cima — ensina Beth.

Luciana Carvalho lançou seu primeiro cd intitulado O Samba Que Eu Sei no mês de abril deste ano de 2013, contando com participações especiais de Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Beth Carvalho entre outros.
-------------------------------------------------------
Fonte: Extra Globo (com adaptações).

Lu Carvalho e Beth Carvalho - Samba Rio Carnaval Sem Preconceito


Lu Carvalho e Beth Carvalho gravaram este clipe interpretando uma composição de Arlindo Cruz e Lu Carvalho na véspera da virada do ano 2012/2013.

REVELAÇÃO MPB: Lu Carvalho


Novo nome do samba que surge no cenário nacional. Sobrinha da consagrada sambista Beth Carvalho, a cantora Lu Carvalho é a Revelação MPB desta quarta.

26 de mai. de 2013

Sintonia::: Especial Ed Motta



Playlist com Top 15 com as maiores composições e interpretações de Ed Motta.

A carreira de Ed Motta

Ed Motta - Fora da Lei

Carioca, desde pequeno ouvia música soul e funk, inclinando-se mais tarde para o rock, de que tornou-se profundo conhecedor na época. Participou como vocalista da banda Kabbalah, de hard rock, com influências de Deep Purple, Black Sabbath e outras bandas dos anos 70. 

Ainda na adolescência abandona os estudos para dedicar-se à música, agora fascinado pela música negra. Foi DJ e escreveu um fanzine sobre o assunto, até conhecer, em meados dos anos 80, o guitarrista Comprido, com quem mais tarde formou o Conexão Japeri, e gravou o primeiro disco, em 1988. 

Daí vieram os primeiros sucessos nacionais, "Vamos Dançar" e "Manuel". Logo em seguida desligou-se do grupo e partiu para a carreira solo, em que pôde desenvolver seu próprio estilo, ligado à musicalidade dos sons produzidos pela voz, mesmo sem letras, fugindo do que considera "a ditadura da letra" na música. 

Em 1990 morou em Nova York por um ano. Lá gravou um disco com músicos americanos que ainda não foi lançado. Descobriu os universos da MPB e da música erudita, o que acabou se refletindo na sua concepção musical. 

De volta ao Brasil, compôs algumas músicas em parceria com Aldir Blanc (que tirou seu "trauma" em relação a letras de música), compôs a trilha do filme Pequeno Dicionário Amoroso e excursionou pelo exterior. Em 1997 lançou o CD Manual Prático para Festas, Bailes e Afins, Vol. 1, com repertório dançante, mas não se desvinculou de seu compromisso com o jazz e a música tradicional brasileira, apresentando em 2000 o show Músicas Antigas e Algumas Inéditas

No começo do ano 2002, lança Dwitza, o trabalho mais jazzy e introspectivo de sua carreira, diversificando como poucos sua produção musical. 

Em 2005, Ed Motta lança Aystelum no qual o artista mantém sua marca registrada: experimentação de estilos e a sofisticação harmônica. "Samba Azul", "Awunism" e "Canção em Torno Dele" são alguns dos destaques. 

Agora, Ed Motta se afirma de vez como um dos músicos mais criativos em atividade no Brasil. Seu último trabalho foi lançado neste ano com o cd AOR.
----------------------------------------------------------
Fonte: CliqueMusic (com adaptações).

Ed Motta - Solução


Apresentação de Ed Motta e sua banda ao vivo cantando um de seus grandes sucessos.

Homenageado do Dia: Ed Motta


Ed Motta - Vamos Dançar

Um dos mais expoentes nomes da moderna soul music nacional, Ed Motta é o Homenageado do Dia deste domingo.