13 de abr. de 2012

Momento Flashback: Skid Row


Skid Row - I Remember You

Skid Row é uma banda de heavy metal (para alguns, consideram como hard rock) formada em 1986 em Toms River, estado de Nova Jérsei, Estados Unidos, tendo como integrantes originais: Dave Sabo (guitarra), Rachel Bolan (baixo), Scotti Hill (guitarra), Rob Affuso (bateria) e Matt Fallon (vocais) que foi substituído logo depois por Sebastian Bach.

Nos dois primeiros anos de atividade, realizou diversos shows até conseguir contrato com a gravadora Atlantic Records para gravar seu primeiro disco Skid Row que saiu em 1989, emplacando dois grandes hits: "18 and Life" e "I Remember You". Em alta com a boa receptividade do álbum de estréia, a banda lança mais dois discos: Slave to the Grind, em 1991, e Subhuman Race, em 1995, além de um EP com sucessos de algumas bandas que influenciaram a carreira do Skid Row gravado em 1992.

Após uma bem sucedida turnê no Japão onde grava o disco Subhuman Beings on Tour ao vivo em 1995, vários incidentes marcaram o grupo. No ano seguinte, Bach brigou com os integrantes do grupo ao final de um show no Monsters of Rock Festival, realizado na Inglaterra, e saiu do Skid Row para seguir carreira solo. Em 1998 é lançada uma coletânea que reúne os grandes sucessos do Skid Row.

Com a saída de Bach, o grupo passou por mudanças na sua formação em 2003, sem deixar de lado suas atividades, tendo gravado mais dois discos. O Skid Row, atualmente, conta com Johnny Solinger nos vocais, Dave Sabo e Scotti Hill na guitarra, Rachel Bolan no baixo e Rob Hammersmith na bateria, que substituiu Dave Gara em 2010.

Mesmo com a formação mudada, o Skid Row fez posteriormente Thickskin e Revolutions per Minute. A formação atual, atuando junta desde 2010, compõe-se de: Sabo, Hill, Bolan, Johnny Solinger (vocal) e Rob Hammersmith (bateria).

12 de abr. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 93

Bizet - Carmen

A habanera é uma dança de origem cubana ou afro-cubana, de ritmo binário e sincopado. O ritmo que se popularizou em Havana, capital de Cuba, veio a se tornar conhecido na Europa a partir do século XVII, vindo a sofrer mudanças na sua estrutura, vindo a originar novas variantes como a vanera.

Além disso, a habanera também influenciou outros ritmos como o tango argentino, além de ritmos brasileiros como o vaneirão. Seu auge veio no século XIX quando foi utilizada por grandes compositores como Georges Bizet, Albéniz e Ravel.

11 de abr. de 2012

Biografia de Paula Lima

Paula Lima - Meu Guarda-Chuva

A diva, formada em piano clássico e em Direito pelo Mackenzie, marcou a sua entrada no mundo da música com o grupo Unidade Bop (ex-Unidade Móvel), que teve lançamento pelo selo Eldorado. Logo em seguida, em 1994, fez backing vocal para Jorge Ben Jor no disco 23; cantou no sucesso da dupla de rap Thaíde e DJ Hum ("Senhor Tempo Bom"), integrou o grupo Zomba e por fim caiu no baile do Funk Como Le Gusta, com o qual se destacou com a releitura de "Meu Guarda-Chuva" (composição de Ben Jor quando ainda era só Ben).

Em 2001 lançou seu primeiro cd solo pelo selo Regata Records, o É Isso Aí, recebendo elogios de crítica e público. Com o álbum foi indicada à categoria de revelação pelo Prêmio Multishow. Dois anos depois, foi a vez de gravar o álbum Paula Lima, com o instantâneo sucesso "Gafieira S/A", lançado pela Universal Music. Nesses dois álbuns compôs canções com Seu Jorge, Bernardo Vilhena e Ed Motta.

Em 2003 teve esses dois primeiros álbuns lançados na Europa e Japão, recebendo o É Isso Aí o título de "Diva Paulista". Gravou com a banda japonesa Mondo Grosso, a música "Life", obtendo reconhecimento internacional.

Em dezembro de 2005 foi convidada para representar o Brasil na África do Sul, no principal evento musical do continente – o Kora Awards - que reúne personalidades musicais e políticas.

O cd Sinceramente, lançado em 2006, pela Indie Records, terceiro de sua carreira, teve a primeira tiragem esgotada em menos de um mês. Conceituado por ela, na produção, além da própria, contou com outros dois produtores de primeira, Luís Paulo Serafim e Walmir Borges, este também diretor musical de sua banda. O repertório pesquisado e conduzido por Paula foi feito "sob medida" e conta com composições inéditas de alguns admiradores confessos como Seu Jorge, Ana Carolina, Zélia Duncan, Mart’nália, Arlindo Cruz, Leci Brandão, entre outros consagrados nomes da MPB.

O álbum também foi lançado no Japão e diante do sucesso, Paula foi capa da revista Latina, com 05 páginas sobre seu trabalho.

O cd agora segue rumo à América Latina, iniciando sua entrada pelo México, Estados Unidos e Europa, com turnê agendada para o final de 2008 e início de 2009.

Com o Sinceramente a cantora recebeu duas indicações ao Prêmio Tim de Música, de 2007 e também foi indicada ao Prêmio Toddy como melhor Álbum de MPB. Recebeu ainda o prestigiado Troféu Raça Negra na categoria de melhor cantora.

Ainda no mesmo ano, deixou sua marca no Carnaval de Salvador: fez tremer e levou ao delírio o público presente no Camarote Oceania com seus 05 shows de puro balanço. Como mestre de cerimônia, convidou para participações especiais, três inusitados parceiros: Marcelo D2, Nasi do IRA! e Toni Garrido, mostrando assim um de seus pontos fortes: o livre trajeto e o respeito entre seus parceiros.

Recentemente fez show com um dos grandes parceiros, Seu Jorge, no Projeto "Grandes Encontros", da Rádio Eldorado, evento que teve recorde absoluto de público, ultrapassando o número de oito mil pessoas.

Em setembro de 2007, fez memorável apresentação com o Grupo AfroReggae, na 2ª Edição do Projeto Antídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito, ao lado de Arlindo Cruz, Rappin’ Hood e Olodum.

Faz agora uma nova e surpreendente parceria em shows com Frejat e Toni Garrido, mostrando seu ecletismo.

No final de 2007, recebeu o convite para evento internacional em Angola, o Belas Divas, em homenagem às personalidades femininas que tiveram grande atuação no país. Acompanhada de sua banda, com sua marcante presença envolveu a todos, chegando a fazer um dueto com o presidente, que entoou "isso é problema dela". Foi a única brasileira e "estrangeira" presente e também homenageada.

Voltou este ano para a Bahia convidada pelo Ilê Aiyê para cantar na "29ª festa da Beleza Negra", tendo a apresentação grande repercussão.

Também neste ano foi convidada pelo genial João Donato para com ele cantar no Projeto "Bossasampario".

No percorrer de sua trajetória musical cantou ainda ao lado de outros grandes nomes da música brasileira, entre eles: Jorge Benjor, D. Ivone Lara, Milton Nascimento, Nando Reis, Luiz Melodia, Arlindo Cruz, Zélia Duncan, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Rita Lee entre outros.

Para Jorge Benjor, ela é a sua "Menina dos Olhos" e para D. Ivone Lara, que se encantou também resumiu, "O Samba Precisa Dela".

Para o musicólogo Zuza Homem de Melo, "Paula é uma grata surpresa que encanta com sua bela e potente voz, surgindo para colorir nossa música caminhando com passos firmes entre Ella Fitzgerald e BenJor".

Ainda neste ano, Paula grava seu aguardado DVD, o Sambachic.

Com certeza outras histórias estão por vir da diva de voz, presença e originalidade ímpares, com muita brasilidade, balanço e swing únicos.

"Sou aquela menina que cresceu querendo transformar o mundo e acreditando nele. E tento com a minha música cumprir de coração aberto e com muito prazer minha missão", finaliza Paula Lima.
-----------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial de Paula Lima.

Paula Lima - Quero Ver Você no Baile


Clipe oficial de Paula Lima com um de seus grandes sucessos, que faz parte do dvd Brazilian Beats.

REVELAÇÃO MPB: Paula Lima


Paula Lima - Tive Razão

Cantora e jurada do programa Ídolos, do SBT, Paula Lima é a Revelação MPB desta quarta-feira.

8 de abr. de 2012

Sintonia::: Especial Nelson Cavaquinho



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Nelson do Cavaquinho.

Nelson Cavaquinho, Sucesso e Últimos Anos de Vida

Nelson Cavaquinho - Sempre Mangueira

Boêmio, Nelson Cavaquinho fica dias sem voltar para casa e é preso várias vezes por faltar ao trabalho. Ao pedir baixa da polícia em 1938, passa a viver como pedreiro e une-se a Neli, que seria sua companheira por muitos anos.

Na volta à música, compõe seu primeiro grande sucesso com "Rugas" em 1943, em parceria com Augusto Garcez e Ary Monteiro, que foi gravado pelo cantor Cyro Monteiro três anos depois. Em 1955, começou a compor com Guilherme de Brito que se torna seu maior parceiro musical ao criar sambas antológicos como "Cinzas", "Pranto de Poeta", "A Flor e o Espinho", "Folhas Secas" (que se tornou sucesso na voz de Elis Regina), entre outros.

No começo da década de 1960, é descoberto pelos bossa-novistas que revalorizam o samba de raiz. Nelson Cavaquinho, embora tenha feito várias canções gravadas por outros artistas, só veio a gravar seu primeiro disco como cantor em 1970, intitulado Depoimento do Poeta. Outros discos vieram em 1972 e 1973, e suas composições passam a ser ainda mais populares, a exemplo de "Juízo Final", gravada com sucesso pela cantora Clara Nunes.

Com 4 discos gravados em toda sua carreira, tendo o último com As Flores Em Vida, gravado um ano antes de sua morte no dia 18 de fevereiro de 1986, em razão de um enfisema pulmonar. Em 2011, por ocasião do centenário do nascimento de Nelson Cavaquinho, a Estação Primeira de Mangueira lhe prestou uma homenagem com o samba-enredo "O Filho Fiel, Sempre Mangueira", em referência a um dos sucessos do cantor dedicado à sua escola de coração ("Sempre Mangueira").

Os primeiros anos de Nelson Cavaquinho

Nelson Cavaquinho - Quando Eu Me Chamar Saudade

Nelson Antônio da Silva nasceu no dia 29 de outubro de 1911, no Rio de Janeiro-RJ. Sendo filho de Brás Antônio da Silva, tocador de tuba na banda da Polícia Militar do estado fluminense, Nelson deixa a escola no 3º ano primário para trabalhar numa fábrica de tecidos.

Amigo dos mais famosos malandros da Lapa onde mora desde os 8 anos de idade, Nelson entra em contato com sambistas e chorões. Mostrando-se um jovem autodidata aos 16 anos de idade, se torna conhecido nas rodas de choro como exímio tocador de cavaquinho, instrumento do qual emprestaria o nome ficando conhecido como Nelson Cavaquinho mesmo quando, anos depois, começa a tocar violão.

Por influência do pai, ingressa na Polícia Militar em 1930 e casa-se no ano seguinte, mas o casamento dura pouco. Faz a ronda no morro da Mangueira, que se tornaria sua escola de coração, onde conhece os sambistas locais e começa a compor seus primeiros sambas, entre eles, a música "A Cruz e a Espada".

Nelson Cavaquinho - Folhas Secas


Um dos clássicos do repertório de Nelson Cavaquinho, de sua autoria e regravada por grandes artistas da mpb, Nelson Cavaquinho se apresenta neste programa MPB Especial, da TV Cultura, gravado na década de 1970 e dirigido por Fernando Faro.

Homenageado do Dia: Nelson Cavaquinho



Nelson Cavaquinho - Juízo Final

Um dos grandes mestres do samba brasileiro que completou 100 anos de seu nascimento em outubro do ano passado, Nelson Cavaquinho é o Homenageado do Dia neste domingo.