11 de abr. de 2012

Biografia de Paula Lima

Paula Lima - Meu Guarda-Chuva

A diva, formada em piano clássico e em Direito pelo Mackenzie, marcou a sua entrada no mundo da música com o grupo Unidade Bop (ex-Unidade Móvel), que teve lançamento pelo selo Eldorado. Logo em seguida, em 1994, fez backing vocal para Jorge Ben Jor no disco 23; cantou no sucesso da dupla de rap Thaíde e DJ Hum ("Senhor Tempo Bom"), integrou o grupo Zomba e por fim caiu no baile do Funk Como Le Gusta, com o qual se destacou com a releitura de "Meu Guarda-Chuva" (composição de Ben Jor quando ainda era só Ben).

Em 2001 lançou seu primeiro cd solo pelo selo Regata Records, o É Isso Aí, recebendo elogios de crítica e público. Com o álbum foi indicada à categoria de revelação pelo Prêmio Multishow. Dois anos depois, foi a vez de gravar o álbum Paula Lima, com o instantâneo sucesso "Gafieira S/A", lançado pela Universal Music. Nesses dois álbuns compôs canções com Seu Jorge, Bernardo Vilhena e Ed Motta.

Em 2003 teve esses dois primeiros álbuns lançados na Europa e Japão, recebendo o É Isso Aí o título de "Diva Paulista". Gravou com a banda japonesa Mondo Grosso, a música "Life", obtendo reconhecimento internacional.

Em dezembro de 2005 foi convidada para representar o Brasil na África do Sul, no principal evento musical do continente – o Kora Awards - que reúne personalidades musicais e políticas.

O cd Sinceramente, lançado em 2006, pela Indie Records, terceiro de sua carreira, teve a primeira tiragem esgotada em menos de um mês. Conceituado por ela, na produção, além da própria, contou com outros dois produtores de primeira, Luís Paulo Serafim e Walmir Borges, este também diretor musical de sua banda. O repertório pesquisado e conduzido por Paula foi feito "sob medida" e conta com composições inéditas de alguns admiradores confessos como Seu Jorge, Ana Carolina, Zélia Duncan, Mart’nália, Arlindo Cruz, Leci Brandão, entre outros consagrados nomes da MPB.

O álbum também foi lançado no Japão e diante do sucesso, Paula foi capa da revista Latina, com 05 páginas sobre seu trabalho.

O cd agora segue rumo à América Latina, iniciando sua entrada pelo México, Estados Unidos e Europa, com turnê agendada para o final de 2008 e início de 2009.

Com o Sinceramente a cantora recebeu duas indicações ao Prêmio Tim de Música, de 2007 e também foi indicada ao Prêmio Toddy como melhor Álbum de MPB. Recebeu ainda o prestigiado Troféu Raça Negra na categoria de melhor cantora.

Ainda no mesmo ano, deixou sua marca no Carnaval de Salvador: fez tremer e levou ao delírio o público presente no Camarote Oceania com seus 05 shows de puro balanço. Como mestre de cerimônia, convidou para participações especiais, três inusitados parceiros: Marcelo D2, Nasi do IRA! e Toni Garrido, mostrando assim um de seus pontos fortes: o livre trajeto e o respeito entre seus parceiros.

Recentemente fez show com um dos grandes parceiros, Seu Jorge, no Projeto "Grandes Encontros", da Rádio Eldorado, evento que teve recorde absoluto de público, ultrapassando o número de oito mil pessoas.

Em setembro de 2007, fez memorável apresentação com o Grupo AfroReggae, na 2ª Edição do Projeto Antídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito, ao lado de Arlindo Cruz, Rappin’ Hood e Olodum.

Faz agora uma nova e surpreendente parceria em shows com Frejat e Toni Garrido, mostrando seu ecletismo.

No final de 2007, recebeu o convite para evento internacional em Angola, o Belas Divas, em homenagem às personalidades femininas que tiveram grande atuação no país. Acompanhada de sua banda, com sua marcante presença envolveu a todos, chegando a fazer um dueto com o presidente, que entoou "isso é problema dela". Foi a única brasileira e "estrangeira" presente e também homenageada.

Voltou este ano para a Bahia convidada pelo Ilê Aiyê para cantar na "29ª festa da Beleza Negra", tendo a apresentação grande repercussão.

Também neste ano foi convidada pelo genial João Donato para com ele cantar no Projeto "Bossasampario".

No percorrer de sua trajetória musical cantou ainda ao lado de outros grandes nomes da música brasileira, entre eles: Jorge Benjor, D. Ivone Lara, Milton Nascimento, Nando Reis, Luiz Melodia, Arlindo Cruz, Zélia Duncan, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Rita Lee entre outros.

Para Jorge Benjor, ela é a sua "Menina dos Olhos" e para D. Ivone Lara, que se encantou também resumiu, "O Samba Precisa Dela".

Para o musicólogo Zuza Homem de Melo, "Paula é uma grata surpresa que encanta com sua bela e potente voz, surgindo para colorir nossa música caminhando com passos firmes entre Ella Fitzgerald e BenJor".

Ainda neste ano, Paula grava seu aguardado DVD, o Sambachic.

Com certeza outras histórias estão por vir da diva de voz, presença e originalidade ímpares, com muita brasilidade, balanço e swing únicos.

"Sou aquela menina que cresceu querendo transformar o mundo e acreditando nele. E tento com a minha música cumprir de coração aberto e com muito prazer minha missão", finaliza Paula Lima.
-----------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial de Paula Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário