27 de set. de 2013

Momento Flashback: Wet Wet Wet



Wet Wet Wet - Angel Eyes

Os Wet Wet Wet foram uma das mais bem sucedidas bandas britânicas dos anos 80 e 90. Serão sempre relembrados pelo sucesso mundial da versão de “Love Is All Around” (dos Troggs), incluída na banda sonora do filme Quatro Casamentos e Um Funeral.

A banda formou-se em Glasgow, na Escócia, em 1986 e retirou o seu nome de uma canção dos Scritti Politti. Os Wet Wet Wet nasceram da amizade de quatro colegas de escola, Marti Pellow (vocalista), Tommy Cunningham (bateria), Neil Mitchell (guitarra) e Graeme Clark (baixo), aos quais se viria a juntar, esporadicamente, Graeme Duffin (guitarra).

O seu primeiro single, “Wishing I Was Lucky”, editado no início de 1987, valeu-lhes, desde logo, a atenção de todos, chegando ao sexto posto das tabelas britânicas e fazendo crescer as expectativas quanto ao seu álbum de estréia. O disco saiu apenas alguns meses depois, com o título Popped In, Souled Out, e que se tornou num enorme sucesso, assim como os singles dele retirados (“Sweet Little Mystery”“Temptation” e “Angel Eyes”).

Em 1988, regressam com novo álbum, The Memphis Sessions, gravado antes do seu primeiro trabalho e que esteve guardado devido ao impacto de “Popped In, Souled Out”. Ainda nesse ano, a banda chega ao primeiro lugar do top britânico com uma versão do tema dos Beatles “With a Little Help From My Friends”, gravado especialmente para uma campanha de solidariedade.

No ano seguinte, editam Holding Back The River, que se tornou num sucesso quase tão grande como o seu primeiro registro. O disco marca uma ligeira mudança no seu som, de soul-pop para um pop mais puro. Trata-se de um trabalho mais compacto que não inclui tantos hit-singles como o seu antecessor.

Os Wet Wet Wet só voltam aos álbuns com a edição, em 1992, de High On The Happy Side, um trabalho repleto de baladas com passagem assegurada em todas as rádios, principalmente o single “Good Night Girl”.

Em 1994, atingem o pico da sua carreira com o tema “Love Is All Around”. A canção é um sucesso internacional, permanecendo 15 semanas no topo das tabelas britânicas, e ajudando a coletânea Part One a registrar um volume considerável de vendas. Picture This, segue-se, em 1995, mais um álbum bem sucedido a nível comercial, mas de novo sem grandes sucessos.

Aquando do lançamento de 10, em 1997, os Wet Wet Wet já se tinham começado a desmembrar. Cunningham abandonara a banda para formar os Sleeping Giants e, pouco depois do lançamento do álbum, Pellow segue-lhe as pisadas, enveredando por uma carreira a solo.

Apesar disto, os restantes membros do grupo mostraram a sua vontade de prosseguir com o projeto, mas, pelo menos até agora, ainda não a concretizaram com a gravação de um novo álbum. 
--------------------------------------------------------------
Fonte: Last.fm

26 de set. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 141


O trompete é um instrumento musical de sopro e com embocadura, composto de um tubo cilíndrico dobrado sobre si mesmo e que termina em um pavilhão. Os primeiros trompetes eram feitos de um tubo de cana, bambu, madeira ou osso e até conchas, e só mais tarde se fizeram de metal.

Várias evoluções do instrumento foram surgindo a partir do século XV. Contudo, tornou-se definitivamente cromático entre 1815 e 1830, após a adoção dos pistons, inventados por Blühmel e Stölzel.

Dentre os trompetistas mais famosos no mundo vale destacar nomes como Miles Davis, Louis Armstrong, Arturo Sandoval, Wynton Marsalis entre outros.

25 de set. de 2013

Entrevista com Adriano Kamy

Segue uma entrevista com Adriano Kamy feita em abril de 2013 para o Portal MIE:

Kamy, 30 anos, solteiro, nasceu em Três Pontas -MG, atualmente mora na estrada, como faz questão de dizer, por causa do ritmo intenso dos shows que anda fazendo. Pra quem não conhece esse talento, vale ressaltar suas músicas onde sua indentidade é marcante com arranjos modernos e letras poéticas. Seu talento chamou a atenção de grandes feras da música, como Milton Nascimento e Wagner Tiso, onde fizeram participações no seu CD Seja como For.

Kamy, você tem descendência oriental por parte de pai ou mãe?
Por parte de mãe, meu avô era Japonês casado com minha avó que era Portuguesa, sou da terceira geração.

A educação oriental costuma ser rígida. Na sua família qual destaca mais, a oriental ou ocidental?
Como minha mãe que é filha de japonês, minha educaçao foi menos rígida e mais tranquila, ela sim teve uma educação firme, pra mim foi tudo tranquilo, mas como sempre moramos no ocidente esta cultura prevaleceu mais. Sempre tento seguir essa disciplina oriental, ainda mais que meu trabalho exige muita persistência e foco.

Gosta de comida japonesa?
Adoro, se pudesse comia todo dia..rsrsr

Com que idade descobriu seu talento musical?
Comecei a estudar música com 12 anos,  depois montei minha primeira banda chamada Saída de Emergência…lembro como se fosse ontem.. rsrsr… tocávamos em festa da escola e em bares da região, logo após entrei em uma banda de baile para pegar experiência de estrada, tocávamos só covers, depois percebi que queria dizer algo mais, o que realmente sentia…comecei a escrever canções e grava-las em casa…aí bateu a idéia de fazer um trabalho autoral…entrei nessa e estou até hoje..rsrs

Que estilo de música curtia?
Sempre gostei de Rock…

Quem eram seus ídolos musicais no início?
Até hoje são os mesmos, como os Beatles que eu amo e o rock nacional dos anos 80 como Lulu Santos, Paralamas, Cazuza, Legião Urbana, entre outros.

Você tocava com uma banda até pouco tempo?
Sim, mas estou em carreira solo agora… no início comecei com uma banda , mas hoje sigo sozinho.

De onde surgiu o nome Kamy?
Me chamo Adriano Kamizaki e o Kamy vem do meu sobrenome, resolvi abrevia-lo..acho que soa melhor!

Seja como For é o primeiro CD?
Seja como For é a música do meu primeiro CD homônimo que tem as partipações de Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Quem compõe as músicas ?
Sou eu, com a parceria do  meu amigo P.H. Lara.

Nos shows canta somente música suas ou de outros cantores também?
Como esse é meu primeiro CD, não tenho repertório para o show inteiro, então pego canções de outros cantores que gosto, e que tem a ver com meu trabalho e faço uma releitura.

O CD foi produzido pelo  Marcelo Sussekind, veterano do meio musical. Como foi trabalhar com ele?
O Marcelo foi um peça essencial deste trabalho, com a bagagem e experiência que ele tem, me ajudou a clarear bastante as idéias, na escolha do repertório, na escolha dos músicos e na direção do disco…tinha muita coisa em mente, ele organizou e jogou algumas coisas fora…rsrs, também mandou muito bem na mixagem.

Você lançou o CD em um Festival de Música?
Lancei o disco em 2010 no Festival Música do Mundo em Três Pontas, para um público de 5000 pessoas, foi emocionante tocar lá…conhecia muita gente..rsrs

É verdade que antes do lançamento o CD já tinha recebido dois prêmios?
Sim, o primeiro foi no Festival Nacional da Canção, com a música “Passo a passo” eleita a melhor música e também primeiro lugar na etapa Três Pontas, e no ano seguinte outro prêmio com a música “Acabou”, também eleita a melhor música.

O CD teve participações de dois grandes nomes da música brasileira, o Milton Nascimento e Wagner Tiso. Como foi a experiência de compartilhar esse trabalho com essas duas feras?
Tendo meus conterrâneos participando do meu álbum foi emocionante, dois ícones da música mundial, até hoje não caiu a ficha que gravei com eles…rsrs. A voz do Milton entra na alma como um flecha, me emociono toda vez que escuto. Ele é um gênio.

O Milton Nascimento é seu  padrinho musical?
Posso dizer que ele é um grande amigo…rsrsr

Como foi descoberto por ele?
Já conhecia o Milton há uns 10 anos. O conheci quando fui gravar uma releitura que ele fez da música “Paciência” juntamente com o Lenine, a partir daí nos tornamos grandes amigos,  recentemente participei do último CD dele E Gente Sonhando.

O Milton Nascimento e o Wagner Tiso, são os responsáveis  por colocarem a cidade de Três Pontas no mapa musical?
Com certeza! Como eu disse… eles ão ícones em todo mundo, de acordo com a Billboard Três Pontas é a capital da música mundial, lá é um berço de musicalidade, com muitos talentos.

Seu primeiro show  fora de Minas Gerais, foi no Rio de Janeiro?
Foi na Livraria Travessa no Rio de Janeiro, foi bastante legal…

E agora? Como estão os shows?
Muito trabalho…muita estrada para andar. Atualmente estou morando na estrada…rs, mas fico bastante entre São Paulo e Rio, é importante estar nas capitais para divulgar meu trabalho.

Participou do Programa Som Brasil (Globo) Como foi a experiência?
Foi um tributo ao Clube da Esquina, ao lado do próprio Milton Nascimento e o Wagner Tiso, e do Lô Borges que ainda não conhecia pessoalmente, foi um programa genial, com um repertório escolhido a dedo. Quando minha assessora me ligou e disse que tinha sido convidado, fiquei muito feliz. Cantei "Sol de Primavera" de Beto Guedes, interpretar aquela letra foi demais.

Quais os projetos no momento?
Agora estou concentrado na divulgação do CD, em fazer shows, rádio e TV.

Há previsão de um novo CD?
Há sim. Já estou com algumas músicas que não entraram neste CD, e ansioso para esse próximo desafio, acho que no começo de 2014 já tem coisa nova!

Já conhece o Japão?
Ainda não…mas com certeza irei conhecê-lo um dia.

O que acha da cultura japonesa?
Gosto muito, principalmente pelos meu familiares, aprecio bastante esse estilo de vida, ainda tenho muito que aprender. rsrsr

Quem sabe um dia você vem fazer shows para os dekasseguis.
Seria um prazer!

Terminamos por aqui. Arigato Kamy
---------------------------------------------------------------------
Fonte: Portal MIE.

Adriano Kamy - Por Enquanto


Releitura de um dos sucessos da Legião Urbana na voz de Adriano Kamy.

REVELAÇÃO MPB: Adriano Kamy


Kamy - Anjos Normais

Nesta quarta trago um pouco da vida e carreira de mais um novo nome da música brasileira: Adriano Kamy. É a Revelação MPB de hoje.

22 de set. de 2013

Sintonia::: Especial Metrô



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Metrô.

História da banda Metrô

Metrô - Tudo Pode Mudar


Metrô foi uma banda brasileira de new wave, formada na cidade de São Paulo em 1984 por Virginie Boutaud (voz), Alec Haiat (guitarra), Yann Laouenan (teclados), Xavier Leblanc (baixo), Dany Roland (bateria) - todos eles franceses ou filhos de franceses radicados no Brasil. Foi uma das bandas mais importantes da cena BRock da década de 1980.

A banda nasceu com o nome de "A Gota" (depois "A Gota Suspensa") em 1978 (com inúmeras formações, Otavio Fialho, Marcia Montserrath, Marcelo Zimberg, Freddy Haiat, Eli Joory, Mike Reuben, Kuki Stolarski, Deborah Srour, Helcio Muller entre outros) influenciados pelos anos 60 e 70 (Beatles, Tropicália, Novos Baianos, Rita Lee, Pink Floyd etc). Com esse nome, o grupo lançou um LP independente em 1983. Apesar de não obter repercussão comercial, o disco chamou a atenção de varias gravadoras entre elas a CBS Records, que os contratou. A Gota mudou de nome e passou a se chamar "Metrô". O grupo também deixou o rock progressivo e adotou como linguagem o pop rock, influenciados pela "new wave" (Blondie, Talking Heads, Laurie Anderson)

Virginie já foi garota-propaganda da campanha de vacinação contra a poliomielite (com Zé Gotinha) durante o Governo Sarney. Dany Roland também participou da campanha publicitária de uma famosa marca de vestuário; lembram da "Bela camisa Fernandinho". Emplacando grandes hits como "Beat Acelerado" e "Tudo Pode Mudar", do álbum Olhar, de 1985, primeiro e único da banda com a vocalista Virginie, o conjunto alcançou grande sucesso comercial e teve ampla exposição nas emissoras de TV e rádios FMs brasileiras naquele período. No entanto, no ano seguinte, Virginie deixaria o Metrô e tentaria uma carreira-solo, enquanto o restante do grupo lançou A Mão de Mao, um grande fracasso comercial. Depois do LP, a banda se dissolveu.

Embora Virginie, Dany e Yann tenham se reunido em 2002 para gravar e lançar o álbum Déjà-Vu, e ainda feito alguns shows de divulgação, o grupo não voltou a ativa.
---------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.

Metrô - Sândalo de Dândi


Clipe do Metrô cantando um de seus grandes sucessos apresentado no programa Fantástico, em 1985.
--------------------------------------------------------
Crédito: VJ Carlos21

Homenageado do Dia: Metrô


Metrô - Beat Acelerado

Uma das mais marcantes bandas da primeira metade da década de 1980 que fez sucesso na música pop nacional, Metrô é a atração deste domingo como Homenageado do Dia.