22 de set. de 2013

História da banda Metrô

Metrô - Tudo Pode Mudar


Metrô foi uma banda brasileira de new wave, formada na cidade de São Paulo em 1984 por Virginie Boutaud (voz), Alec Haiat (guitarra), Yann Laouenan (teclados), Xavier Leblanc (baixo), Dany Roland (bateria) - todos eles franceses ou filhos de franceses radicados no Brasil. Foi uma das bandas mais importantes da cena BRock da década de 1980.

A banda nasceu com o nome de "A Gota" (depois "A Gota Suspensa") em 1978 (com inúmeras formações, Otavio Fialho, Marcia Montserrath, Marcelo Zimberg, Freddy Haiat, Eli Joory, Mike Reuben, Kuki Stolarski, Deborah Srour, Helcio Muller entre outros) influenciados pelos anos 60 e 70 (Beatles, Tropicália, Novos Baianos, Rita Lee, Pink Floyd etc). Com esse nome, o grupo lançou um LP independente em 1983. Apesar de não obter repercussão comercial, o disco chamou a atenção de varias gravadoras entre elas a CBS Records, que os contratou. A Gota mudou de nome e passou a se chamar "Metrô". O grupo também deixou o rock progressivo e adotou como linguagem o pop rock, influenciados pela "new wave" (Blondie, Talking Heads, Laurie Anderson)

Virginie já foi garota-propaganda da campanha de vacinação contra a poliomielite (com Zé Gotinha) durante o Governo Sarney. Dany Roland também participou da campanha publicitária de uma famosa marca de vestuário; lembram da "Bela camisa Fernandinho". Emplacando grandes hits como "Beat Acelerado" e "Tudo Pode Mudar", do álbum Olhar, de 1985, primeiro e único da banda com a vocalista Virginie, o conjunto alcançou grande sucesso comercial e teve ampla exposição nas emissoras de TV e rádios FMs brasileiras naquele período. No entanto, no ano seguinte, Virginie deixaria o Metrô e tentaria uma carreira-solo, enquanto o restante do grupo lançou A Mão de Mao, um grande fracasso comercial. Depois do LP, a banda se dissolveu.

Embora Virginie, Dany e Yann tenham se reunido em 2002 para gravar e lançar o álbum Déjà-Vu, e ainda feito alguns shows de divulgação, o grupo não voltou a ativa.
---------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário