19 de abr. de 2013

Momento Flashback: A Flock of Seagulls


A Flock of Seagulls - I Ran (So Far Away)

A Flock of Seagulls é uma banda new wave britânica formada em Liverpool, Inglaterra, em 1979 por Michael Score (Mike) e o seu irmão Ali Score. Frank Maudsley e Paul Reynolds vieram a entrar logo em seguida. Ganhou popularidade na Europa e nos Estados Unidos no início da década de 1980, chegando a tocar em diversos clubes até surgir a chance de gravar seus primeiros singles.

Após conseguir contrato com a gravadora Jive Records, eles gravam seu primeiro EP Telecommunication, com duas faixas. Porém, foi em 1982, com o terceiro single "I Ran (So Far Away)" que a banda se tornou conhecida mundialmente. O sucesso da música foi imediato que entrou no LP A Flock of Seagulls lançado no mesmo ano, com destaque também para "DNA" e "Space Age Love Song"

Logo vieram os discos Listen (1983), The Story of a Young Heart (1984) e Dream Come True (1986), apresentando técnicas de produção eficazes, tornando a banda como uma das mais influentes da década. Logo depois veio a encerrar suas atividades, retornando em 1995 com novo disco The Light at the End of the World, com destaque para o single "Magic". Ainda continua em atividade, realizando algumas apresentações em emissoras de tv e nos palcos dos Estados Unidos e na Europa. 




18 de abr. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 127


A balalaica é um instrumento musical típico russo de três cordas dedilhadas, de sessenta centímetros (balalaica prima) a um metro e setenta (balalaica baixo) de comprimento, com um corpo triangular (nos séculos XVIII e XIX também oval) levemente curvado e feito de madeira. A balalaica é um dos instrumentos (ao lado do garmon, e, em menor extensão, a jaleica) que são símbolos da música russa. 

A família da balalaica inclui cinco instrumentos, do mais agudo ao mais grave: a balalaica piccolo (muito rara), a prima balalaica, segunda balalaica, balalaica alto, balalaica baixo e balalaica contrabaixo. A balalaica prima é tocada com os dedos, a segunda e a alto com o dedo ou palheta, dependendo da música a ser tocada, enquanto as balalaicas baixo e contrabaixo (que possuem uma extensão que serve de apoio no chão) são sempre tocadas com uma palheta de couro.

Até a transformação da balalaica em um instrumento de concerto ao fim do século XIX por Vassili Andreev, ela não possuía uma forma constante e universalmente disseminada. Cada músico afinava o instrumento de acordo com sua maneira própria de executar ou a tradição local.

A forma introduzida por Andreev (duas cordas uníssonas em “mi” e a outra uma quarta acima em “lá”, esquema de afinação similar ao do bandolim e a do cavaquinho) foi preferida para as balalaicas de concerto, e foi chamada de acadêmica. Há também a afinação dita “popular”, com a primeira corda em sol, a segunda em mi e a terceira em dó.

Nas orquestras russas de instrumentos populares atuais geralmente se usam os cinco tipos: a prima, a segunda, a alto, a baixo e a contrabaixo. Apenas a prima é usada em solos, a segunda e a alto são usadas para acompanhamento, enquanto a baixo e a contrabaixo fazem, evidentemente, a função de baixo.

Antes de Andreev, as representações mais antigas da balalaica mostram o instrumento com de duas a seis cordas e lembrando instrumentos orientais. Os trastes eram feitos de tripa de animal e amarrados no braço do instrumento, e podiam ser movidos de acordo com o desejo do músico (similar ao saz turco). No século XIX, ela adquiriu a forma triangular e o braço mais curto do que os seus parentes asiáticos. A balalaica sempre foi muito popular nas pequenas vilas da Rússia, principalmente entre músicos que faziam canções satíricas.

Devemos a forma e afinação atual das balalaicas usadas em orquestras de música folclórica a Andreev, que junto com o luthier Ivanov, desenvolveu a forma padrão. Mais tarde, o artesão Paserbsky fez a balalaica com os trastes cromáticos e desenvolveu a família com os tamanhos e afinações análogas às dos instrumentos clássicos da orquestra erudita. Andreev também fez arranjos de várias músicas populares russas e também compôs músicas próprias para as orquestras de balalaicas, formadas com outros instrumentos populares também. Essas orquestras se tornaram muito populares durante a revolução socialista, que as disseminou muito devido ao seu caráter progressista e sua ligação à cultura popular do camponês.
----------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.

17 de abr. de 2013

Um pouco sobre Jussara Silveira

Jussara Silveira - O Anjo da Noite

Natural da cidade de Nanuque, Minas Gerais, Jussara Silveira mudou-se com sua família para a Bahia onde veio a seguir carreira artística, cantando em bares e casas de shows. Sua primeira gravação veio no disco Outras Palavras, de Caetano Veloso, gravado em 1981.

Sua estréia profissional se deu em 1989 no Teatro Castro Alves, em Salvador. Depois chegou a se apresentar em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades do país. Em 1995 grava "Dama do Cassino", de Caetano Veloso, para o cd Elas Cantam Caetano, reunindo várias cantoras homenageando a obra do cantor e compositor baiano. No ano seguinte, sagrou-se vencedora do Prêmio Copene de Cultura e Arte (atualmente conhecido como Prêmio Braskem). Em 1997 grava seu primeiro disco Jussara Silveira.

Com o segundo cd Canções de Caymmi gravado em 1998, Jussara ganhou reconhecimento nacional ao ter seu disco eleito um dos melhores do ano pela crítica especializada do Jornal O Globo. Chegou também a fazer participação nos trabalhos de outros artistas.

Com sete discos no currículo, sendo seu último cd Flor Bailarina lançado em 2012, Jussara ainda fez parte do projeto musical Três Meninas do Brasil em 2008, ao lado das cantoras Rita Ribeiro e Teresa Cristina, chegando a apresentar juntas pelo Brasil, e, em 2011, gravou ao lado de Rita Ribeiro e Ná Ozzetti uma canção para o espetáculo "Sem Mim", do Grupo Corpo. Em 2013 lançou o cd Água Lusa.

Jussara Silveira - Ludo Real


Clipe onde Jussara Silveira canta uma composição de Chico Buarque e Vinícius Cantuária.

REVELAÇÃO MPB: Jussara Silveira


Jussara Silveira (part. de Luiz Brasil) - Argila

Uma das grandes intérpretes da nova geração da música brasileira, sendo mineira radicada na Bahia, Jussara Silveira é a Revelação MPB desta quarta-feira. 

14 de abr. de 2013

Sintonia::: Especial Little Richard



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Little Richard.

Little Richard, ontem e hoje.

Little Richard - Lucille

O primeiro disco intitulado Here's Little Richard foi lançado em 1957 e trouxe dois de seus grandes sucessos: "Tutti Frutti" e "Long Tall Sally". Já popularmente conhecido pelo público, o cantor grava seu segundo disco no ano seguinte, com as faixas "Keep a Knockin", "Ooh! My Soul" e "Lucille", marcando o auge da carreira de Richard. O terceiro disco The Fabulous Little Richard não repetiu o sucesso dos álbuns anteriores sendo lançado 17 meses depois de deixar a gravadora Specialty Records.

O início da década de 1960 marca uma mudança na carreira de Richard, ao concluir o curso de Teologia pela Oakwood Collage Seminary School, no estado de Alabama, nos Estados Unidos, retornando à música gospel ao gravar dois volumes do disco Pray Along With Little Richard e The King of the Gospel Singers até 1964 quando retoma suas atividades no rock'n'roll com Little Richard Is Back (And There's A Whole Lotta Shakin' Goin' On!). A música "A Whole Lotta Shakin' Goin' On" foi um dos destaques deste álbum.

Em 1965, Little Richard lança Great Hits que reúne grandes sucessos de sua carreira, além de músicas inéditas. Chegou a excursionar em várias cidades nos Estados Unidos, Europa e na Austrália, onde foi considerado o primeiro cantor a introduzir o rock naquele país, mas só em 1969 é que seu nome voltou a ser lembrado.

A década de 1970 também não foi bem para Richard, apesar de ter lançado novos discos e chegou a assumir sua homossexualidade. Em 1986 atua no filme "Down And Out In Beverly Hills" e lançou seu novo single "Great Gosh A' Mighty", lançado no disco Lifetime Friend. Ainda no mesmo ano teve seu nome incluído na Calçada da Fama do Rock'n'Roll.

Atualmente com 80 anos de idade, Little Richard ainda permanece na ativa realizando shows. Em sua trajetória musical foram gravados mais de 20 discos, incluindo coletâneas e álbuns voltados à música gospel. Seu último disco lançado em 1992 foi Shake It All About, dedicado ao público infantil.


Quem é Little Richard?

Little Richard - Tutti Frutti

Richard Wayne Penniman nasceu no dia 5 de dezembro de 1932 em Macon, estado de Georgia, Estados Unidos. Vindo de uma família religiosa conservadora e se apresentava, desde a infância, em corais de igrejas evangélicas e pentecostais. Foi aí que despertou sua vontade de cantar, tendo a cantora gospel Sister Rosetta Tharpe, como uma de suas maiores influências musicais.

Como cantor e pianista, o "pequeno" Richard iniciou sua carreira musical a partir de 1951 na música gospel, chegando a ter sua própria banda criada em 1953 chamada The Upsetters. Breve, teria seu lugar cativo na história do rock'n'roll como dos seus pioneiros ao lado de Chuck Berry e um dos maiores nomes de todos os tempos, além de seu jeito peculiar de apresentação nos palcos. Seu primeiro sucesso comercial foi com a música "Tutti Frutti", composta por ele em 1955.

Sua postura cênica, seu confrontamento radical aos tabus raciais e sexuais, o ritmo selvagem e primitivo de sua música, seu estilo de vida, seu jeito de vestir-se, falar e dançar o transformaram-no perante a juventude, num símbolo da rejeição aos valores da classe média.
-----------------------------------
Extraído do site http://pegacifras.uol.com.br/biografia/ (com adaptações).

Little Richard - Whole Lotta Shakin' Goin' On


Apresentação ao vivo de Little Richard cantando um dos seus grandes sucessos.

Homenageado do Dia: Little Richard


Little Richard - Long Tall Sally

Uma das lendas do rock internacional e considerado um dos maiores cantores de todos os tempos, Little Richard é o Homenageado do Dia deste domingo.