6 de abr. de 2012

Momento Flashback: Peter Cetera


Peter Cetera - Glory of Love

Peter Paul Cetera nasceu na cidade de Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos, no ano de 1944. Na adolescência, aprendeu a tocar guitarra e baixo, e passou a fazer parte de alguns grupos, entre eles, The Exception em 1964 e Chicago em 1967.

Com o Chicago, Peter foi vocalista e baixista, chegando a gravar vários discos e se consolidando como uma das maiores bandas da década de 1970. A popularidade, porém, foi diminuindo em 1978 com a morte do guitarrista Terry Kath, fato que gerou uma crise entre seus integrantes, levando a gravadora a romper o contrato com o grupo.

Em 1981, Peter se preparava pra gravar seu primeiro trabalho solo, embora ainda mantinha vinculado com o grupo. Em razão das divergências de opiniões em torno dos trabalhos paralelos entre ele e o grupo Chicago que passava por mudanças em sua formação, além da superação dos problemas pessoais em relação às drogas, Peter já estava decidido a deixar o grupo que o tornou famoso e partir de vez para a carreira solo, concretizando em 1985.

Neste mesmo ano, Peter Cetera entra em estúdio para gravar e produzir seu segundo álbum solo intitulado Solitude/Solitaire. Durante a gravação, recebe convite dos produtores do filme Karatê Kid II, estrelado pelos atores Pat Morita e Ralph Macchio, para compor uma música para sua trilha sonora. Nasce então a canção "Glory of Love", que se torna um grande sucesso, sendo o principal tema do filme, rendendo indicações ao Grammy e ao Oscar.

Graças a este sucesso, além da música "The Next Time I Fall", gravada em dueto com a cantora Amy Grant, deram prestígio ao trabalho de Peter Cetera que ganhou seu primeiro Disco de Platina pelas vendagens de seu segundo disco. Dois anos depois, grava One More Story, seu terceiro disco, mas não repetindo o sucesso do álbum antecedente.

Com 8 discos gravados, incluindo seu último cd dedicado ao Natal (You Just Gotta Love Christmas, gravado em 2004), Peter Cetera continua cantando e dedicando às suas atividades pessoais.

5 de abr. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 92

Technotronic - Pump Up the Jam

O techno surgiu em Detroit, na década de 80. Nasceu da mistura de Kraftwerk, uma das primeiras bandas a fazer música com sintetizadores, com o funk de George Clinton. Antigamente, toda música que era feita exclusivamente pelo computador, era chamada de techno. Depois foram surgindo suas variações e sub estilos. Hoje em dia, o maior evento techno do mundo é a Love Parade, que rola todo ano em Berlim, na Alemanha.

Quanto ao ritmo, sem dúvida é o estilo da música eletrônica mais pesado e agressivo que tem. É o chamado "bate-estaca", por ter batidas repetitivas (sempre 4 x 4, nunca batidas quebradas), mecânicas e não usar nenhum tipo de instrumento ou vocal. Os primeiros DJs e produtores de techno foram Kevin Saunderson, Juan Atkins, e Derrick May. Dentre as vertentes do techno, destacam-se o Acid Techno, que mistura o peso do techno com a progressão do trance; e o Tech-house, o house mais pesado, um techno mais suingado. O techno de Detroit é considerado o mais pesado e acelerado. Não usa vocais, apenas instrumentos analógicos, como o Roland TR-808.
----------------------------------------------------------------
Fonte: Pepsi

4 de abr. de 2012

Um pouco sobre Juliana Kehl

Juliana Kehl - Oiê

Com influências musicais na mpb, Juliana já cantava desde a adolescência, chegando a participar do coral da Escola Rudolf Steiner, em São Paulo, como uma de suas primeiras experiências em palco. Com o coral da escola, Juliana se apresentou no Carnegie Hall, em Nova York nos Estados Unidos, aos 17 anos de idade.

Meses depois, veio a se formar em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes Plásticas - FAAP, sem abandonar a música. Musicando poemas de sua irmã e psicanalista Maria Rita Kehl, Juliana buscou mesclar diversos ritmos pra seguir seu próprio estilo e chamou o amigo, compositor e músico Gustavo Ruiz para produzir e dirigir seu primeiro disco independente que saiu em 2009, além de compor a música "Diadorim: O Sertão É do Lado de Dentro". Além de Gustavo, Juliana ainda contou com as participações do cantor e compositor Junio Barreto e a cantora e instrumentista Karina Buhr neste trabalho.

A partir de 2011, passou a dedicar em novos projetos, inclusive na produção de seu segundo disco que deverá ser lançado em breve.

Juliana Kehl - Rede de Varanda



Clipe da cantora Juliana Kehl com um de seus sucessos.

REVELAÇÃO MPB: Juliana Kehl


Juliana Kehl - Outras Mulheres

Cantora, compositora e artista plástica paulista, Juliana Kehl vem para ser destaque no blog como mais um dos novos talentos da nossa música. É a Revelação MPB desta quarta-feira.

1 de abr. de 2012

Sintonia::: Especial Elis Regina



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Elis Regina.

Elis Regina, Consolidação e triste Fim de uma grande Cantora

Elis Regina - O Bêbado e a Equilibrista

Mesmo durante a Ditadura Militar, Elis foi poupada pelos militares pelas críticas feitas em razão de sua alta popularidade junto ao público. Participou de várias manifestações em que exigiam a anistia aos cantores e amigos exilados neste período. Após gravar o disco Falso Brilhante em 1975, do seu show homônimo de maior sucesso de público e crítica que durou dois anos, Elis aproveitava para contar um pouco de sua vida, sua carreira, sem poupar as críticas em relação ao regime. Deste mesmo disco, trouxe uma das interpretações mais marcantes de sua carreira com a música "Como Nossos Pais", de Belchior.

Em 1979, grava o disco Essa Mulher pela gravadora WEA, após sair da Polygram, que trouxe uma das faixas mais conhecidas na voz de Elis Regina. De João Bosco e Aldir Blanc (de quem já gravou outros sucessos como "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá"), a música "O Bêbado e a Equilbrista" se torna um hino da anistia ao fim do Regime Militar de 1964 e passa a fazer shows pelo exterior.

Após gravar mais dois discos, Elis Regina se separou de seu marido César Camargo Mariano em 1981 e buscou se engajar na política. Porém, no dia 19 de janeiro de 1982, veio a falecer no Hospital das Clínicas aos 36 anos de idade, de overdose de cocaína, no auge de sua carreira, causando enorme comoção popular.

Elis: Carreira e Família

Elis Regina e Tom Jobim - Águas de Março

No dia 07 de dezembro de 1967, Elis Regina casa-se com o compositor e produtor musical Ronaldo Bôscoli, no Rio de Janeiro. Ambos se conheceram no programa apresentado por Elis e Jair e, mais tarde, Ronaldo iria dirigir, com Miéli, um show de Elis no Rio de Janeiro.

No início de 1968, Elis grava a música "Upa, Neguinho", de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri. Em 1970, nasce o primeiro filho do casal: João Marcello Bôscoli. A cantora, então, passa a conciliar a carreira com a família. Já consagrada, preocupa-se em lançar novos compositores na mpb, entre eles, Ivan Lins (de quem gravou "Madalena"), Milton Nascimento (com "Canção da América"), entre outros.

Com uma voz poderosa e um estilo muito pessoal de interpretação, em meados da década de 1970 alcança grande amadurecimento profissional. Em 1972, Elis e Ronaldo se separam e, dois anos depois, a cantora grava novo disco com o cantor e compositor Tom Jobim em Los Angeles, nos Estados Unidos. O disco Elis e Tom, lançado pela Polygram, foi considerado um dos melhores trabalhos da nossa música brasileira de acordo com a crítica musical e trouxe alguns clássicos interpretados por eles como "Só Tinha de Ser Com Você" e "Águas de Março". Foi neste trabalho, que Elis conheceu César Camargo Mariano, um dos arranjadores do disco ao lado de Tom, com quem se casaria meses depois e terão dois filhos: Pedro Mariano e Maria Rita. 


Começo da Carreira de Elis Regina

Elis Regina - Dois Pra Lá, Dois Pra Cá

Elis Regina nasceu no dia 17/03/1945 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Com 11 anos de idade, se apresentou na Rádio Farroupilha, cantando no Programa Clube do Guri, sendo sua primeira experiência como cantora. Em 1959, veio a ser contratada pela Rádio Gaúcha, tornando-se principal atração do Programa Maurício Sobrinho.

Em 1960, Elis Regina se muda para o Rio de Janeiro e gravou seu primeiro compacto, além de fazer algumas apresentações na TV. No ano seguinte veio seu primeiro LP Viva a Brotolândia e, em seguida, regressa a Porto Alegre. Meses depois, retorna ao Rio para gravar mais dois discos. A mudança em definitivo para a capital fluminense veio em março de 1964, onde iria se apresentar nas boites noturnas do Rio de Janeiro.

Em 1965, a TV Excelsior de São Paulo realiza o primeiro Festival de Música Popular Brasileira, onde iriam surgir novos nomes no cenário musical brasileiro. Elis Regina consagra-se nacionalmente como cantora ao vencer o festival, interpretando a música "Arrastão", de Vinícius de Moraes e Edu Lobo. No mesmo ano, faz sua estréia na televisão ao lado do cantor Jair Rodrigues no programa O Fino da Bossa, na TV Record, que fica por dois anos.

Elis, a "Pimentinha"

Elis Regina - Arrastão

"A morte da melhor cantora brasileira provocou um choque nacional, assim que a notícia circulou pelo rádio e pela televisão na manhã da última terça-feira. Cheia de vitalidade nos seus 36 anos, Elis Regina de Carvalho Costa, três filhos, passou metade de sua vida em estúdios, distribuindo uma voz impecavelmente afinada por 27 LPs, 14 compactos simples e 6 duplos, que venderam algo como 4 milhões de cópias. Não é um recorde - Roberto Carlos vendeu quatro vezes mais -, mas a qualidade é tão boa que lhe assegurou uma das mais sólidas reputações da música popular brasileira. Sua morte, no apartamento que ocupava nos Jardins, em São Paulo, foi chorada com lágrimas canções entoadas por 25.000 fãs, amigos e parentes que a visitaram no velório do Teatro Bandeirantes, palco de seu maior sucesso, o show Falso Brilhante, no centro de São Paulo. (...)"

Neste trecho da matéria especial publicada pela Revista Veja, da Editora Abril, em 27 de janeiro de 1982, já traduz um pouco do que foi esta grande estrela da nossa música brasileira que o país perdeu. Marcada pela sua bela voz, elogiada por vários críticos e especialistas, Elis Regina marcou história e inspirou gerações de novas cantoras que buscavam espelhar na sua forma de interpretar.

Mas seu talento era peculiar, não permitindo qualquer tipo de comparação, já que, a cada canção que gravava, mostrava-se uma artista ímpar que conquistou a todos que a conheceram em vida, incluindo o saudoso poeta Vinícius de Moraes que lhe apelidou de "Pimentinha" e a cantora e compositora Rita Lee que lhe dedicou a música "Doce Pimenta".

Elis Regina - Atrás da Porta


Clipe marcante onde Elis faz uma das mais emocionantes interpretações de sua carreira ao cantar o sucesso "Atrás da Porta", de Chico Buarque.

Homenageado do Dia: Elis Regina


Elis Regina - Fascinação

No dia 19 de janeiro de 2012 completaram 30 anos que o Brasil perdeu uma das maiores intérpretes da música popular brasileira: Elis Regina. E neste domingo, o blog traz a primeira Homenageada do Dia deste ano, com informações a todos os leitores e admiradores desta grande artista sobre sua vida e obra.