6 de abr. de 2012

Momento Flashback: Peter Cetera


Peter Cetera - Glory of Love

Peter Paul Cetera nasceu na cidade de Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos, no ano de 1944. Na adolescência, aprendeu a tocar guitarra e baixo, e passou a fazer parte de alguns grupos, entre eles, The Exception em 1964 e Chicago em 1967.

Com o Chicago, Peter foi vocalista e baixista, chegando a gravar vários discos e se consolidando como uma das maiores bandas da década de 1970. A popularidade, porém, foi diminuindo em 1978 com a morte do guitarrista Terry Kath, fato que gerou uma crise entre seus integrantes, levando a gravadora a romper o contrato com o grupo.

Em 1981, Peter se preparava pra gravar seu primeiro trabalho solo, embora ainda mantinha vinculado com o grupo. Em razão das divergências de opiniões em torno dos trabalhos paralelos entre ele e o grupo Chicago que passava por mudanças em sua formação, além da superação dos problemas pessoais em relação às drogas, Peter já estava decidido a deixar o grupo que o tornou famoso e partir de vez para a carreira solo, concretizando em 1985.

Neste mesmo ano, Peter Cetera entra em estúdio para gravar e produzir seu segundo álbum solo intitulado Solitude/Solitaire. Durante a gravação, recebe convite dos produtores do filme Karatê Kid II, estrelado pelos atores Pat Morita e Ralph Macchio, para compor uma música para sua trilha sonora. Nasce então a canção "Glory of Love", que se torna um grande sucesso, sendo o principal tema do filme, rendendo indicações ao Grammy e ao Oscar.

Graças a este sucesso, além da música "The Next Time I Fall", gravada em dueto com a cantora Amy Grant, deram prestígio ao trabalho de Peter Cetera que ganhou seu primeiro Disco de Platina pelas vendagens de seu segundo disco. Dois anos depois, grava One More Story, seu terceiro disco, mas não repetindo o sucesso do álbum antecedente.

Com 8 discos gravados, incluindo seu último cd dedicado ao Natal (You Just Gotta Love Christmas, gravado em 2004), Peter Cetera continua cantando e dedicando às suas atividades pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário