17 de mai. de 2013

Momento Flashback: Ray Parker Jr.


Ray Parker Jr. - Ghostbusters

Cantor, compositor, guitarrista e produtor norte-americano natural da cidade de Detroit, estado de Michigan, Ray Parker Jr. se tornou conhecido no final da década de 1960 ao fazer parte de uma banda numa conhecida boite local. Após ser descoberto por um produtor musical, foi contratado como músico para tocar em um estúdio.

Em 1972 foi convidado para tocar com Stevie Wonder e, um ano depois, fazer parte da banda do saudoso cantor Barry White. Em 1977 criou a banda Raydio junto com Vincent Bohnam, Jerry Cavaleiro e Arnell Carmichael, chegando a emplacar com o primeiro sucesso "Jack e Jill" em 1978. A banda durou até 1981, tendo gravado 4 discos.

Em carreira solo, compôs três grandes sucessos que o consagraram como cantor: "The Other Woman" (do 1° disco homônimo de 1982), "I Still Can't Get Over Loving You" (do disco Woman Out of Control, de 1983) e "Ghostbusters" (do disco Chartbusters, tema do filme Os Caça-Fantasmas, de 1984). Além de compor trilhas para filmes e seriados de tv, também produziu discos de alguns artistas como a banda New Edition, Cheryl Lynn e Diana Ross.

Em sua vida pessoal, Harry Parker Jr. é casado e tem 4 filhos. Em sua trajetória musical gravou 6 discos de estúdio e 9 compilações. Ainda continua na ativa.

16 de mai. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 131



Instrumento musical descendente das antigas violas de braço, o violino apareceu sob sua forma característica em meados do século XVI.

Sendo provido de um braço, cujas cordas, no total de quatro (sol, ré, lá mi), se ferem com um arco, o violino possui um timbre agudo e estridente, sendo um dos principais instrumentos que regem uma orquestra (o "spalla" é o líder do naipe de primeiros-violinos, sendo o comandante da orquestra depois do maestro). A família dos violinos é composta por: violino propriamente dito, viola, violoncelo e contrabaixo. Há outros tamanhos de violinos de estudo para crianças.

Os primeiros violinos foram construídos em Füssen, na Baviera (Tieffenbrucker), e na Itália, em Bréscia (Gasparo da Salo) e em Cremona (A. e N. Amati). Os mais célebres luthiers foram notadamente os Gagliano, C. F. Gand, A. Guarneri, L. Guersan, A. Stradivari, entre outros. A escola italiana perdeu sua preeminência no século XIX em favor de Paris, na França.

Contudo, foi o compositor e violinista italiano Niccolò Paganini (1782-1840) quem revolucionou a arte de tocar violino, deixando a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino.

15 de mai. de 2013

Um pouco sobre Dani Carmesim


Seu nome completo é Daniella Fernandes de Souza, pernambucana de Recife, e desde criança sempre dizia que queria ser artista, mas sem nenhuma noção de que enveredaria para o mundo da música, embora, a brincadeira preferida fosse cantar, dublar cantores famosos e fazer suas próprias letras com o ritmo da música de terceiros.

Foi aos 14 anos que teve certeza que eram letras de músicas, então, decidiu comprar aquelas revistas de violão e aprender sozinha a tocar. Aos vinte, resolveu montar uma banda com os amigos de bairro chamada “Efeito Carmesim”, que durou 4 anos e a única coisa que restou dela foi o nome “Carmesim” e a aprendizagem que valeu para toda a vida. 

Hoje, aos 27 anos, Dani Carmesim já tem mais de 300 músicas de estilos e temas variados. Em 2011 lançou o EP Devaneios e em 2012 seu segundo trabalho Tratamento de Choque, com lançamento pela internet, divulgado através de redes sociais.
---------------------------------------------------------------
Fonte: SoundCloud (com adaptações)

Dani Carmesim - Tratamento de Choque


Clipe oficial da música "Tratamento de Choque", título do primeiro EP de Dani Carmesim.

REVELAÇÃO MPB: Dani Carmesim

Dani Carmesim - O Tempo, a Vida, a Traça

Mais um novo nome na música brasileira trago nesta quarta. vamos conhecer um pouco sobre Dani Carmesim que é a Revelação MPB de hoje.

12 de mai. de 2013

Sintonia::: Especial Legião Urbana



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Renato Russo e Legião Urbana.

Legião Urbana e a década de 1990

Legião Urbana - Giz

A Legião Urbana volta aos estúdios para gravar o disco V, lançado em 1991, tido como o disco mais melancólico da banda e que trouxe sucessos como "Teatro dos Vampiros", "Vento no Litoral" e "Sereníssima", meses depois de Renato Russo passar por um momento complicado em sua vida pessoal, por conta do alcoolismo, por ter declarado que era soropositivo e assumir sua homossexualidade.

Dois anos depois, após o início do tratamento contra a dependência química, Renato Russo volta a gravar com a banda um novo disco sendo bem elogiado pela crítica: O Descobrimento do Brasil. O álbum trouxe a música "Perfeição", sendo uma crítica social ao Brasil, além da canção "Giz", uma das preferidas de Renato. Nos meses seguintes, a Legião vem diminuindo suas apresentações nos palcos por conta dos problemas de saúde de Renato. Sua última apresentação aconteceu na cidade de Santos, estado de São Paulo, no dia 14 de janeiro de 1995.

Em 1996 foi lançado o último disco da Legião Urbana intitulado A Tempestade Ou o Livro dos Dias e contou com a participação de Carlos Trilha. Com a morte de Renato Russo no mesmo ano, algumas canções que ficaram de fora do último disco foram selecionadas e, do material inédito, originou o álbum póstumo Uma Outra Estação, lançado em 1997, que marcaria o fim da Legião Urbana.

Várias homenagens e tributos à Renato Russo e à Legião Urbana foram feitas em discos e livros, além de shows. A MTV lançou um cd acústico da apresentação da Legião Urbana gravado em 1992. Atualmente, a Legião Urbana ainda é lembrada como uma das bandas mais expressivas e influentes do rock brasileiro.

Legião Urbana e a década de 1980

Legião Urbana - Pais e Filhos

O ano de 1984 foi marcado pela fase de transição histórica que culminaria com o fim da Ditadura Militar,  vigente há 20 anos, até as manifestações políticas conhecidas como "Diretas Já" que reivindicavam o retorno da ordem democrática, a promulgação de uma nova Constituição e as eleições diretas. No meio dessas mobilizações, surgiriam importantes nomes do rock brasileiro em Brasília e nos outros estados nacionais.

Com a Legião Urbana não foi diferente. Apresentando letras fortes de Renato Russo, em parceria com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, a banda foi ganhando projeção a partir do primeiro disco lançado em 1984 pela gravadora EMI, com destaque para as faixas "Geração Coca-Cola" (primeira música gravada pela Legião), "Será?", "Ainda É Cedo" e "Por Enquanto". O segundo LP Legião Urbana Dois veio em 1986 e chegou a vender mais de um milhão de cópias, aproximando a banda junto ao público formado, principalmente, por jovens.

O terceiro disco Que País É Este? 1978/1987 trouxe composições da época da banda Aborto Elétrico, na qual Renato Russo fez parte, da carreira solo ("Faroeste Caboclo", composta em 1979) além de músicas novas. Durante a turnê de lançamento do disco, uma tragédia abalou a banda no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, onde vários fãs se exaltaram e houve um tumulto generalizado durante a apresentação devido às falhas de segurança no local.

O quarto disco As Quatro Estações lançado em 1989 marca uma mudança na sonoridade da Legião Urbana, após o incidente em Brasília e a saída de Renato Rocha da banda. Destaque para as faixas "Há Tempos", "Meninos e Meninas" e "Pais e Filhos".

Renato Russo: O Trovador Solitário

Renato Russo - Strani Amori

Músico e compositor carioca radicado em Brasília, nascido no dia 27 de março de 1960, Renato Manfredini Júnior nasceu na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e viveu dos 7 aos 10 anos de idade em Nova York, nos Estados Unidos, para onde seu pai, que é funcionário do Banco do Brasil, foi transferido.

De volta ao Rio de Janeiro, muda-se com a família para Brasília-DF, aos 13 anos. Começa a trabalhar aos 15 anos como professor de inglês na capital federal. Em 1977, Renato conheceu o guitarrista André Pretorius e formam, em 1978, a banda punk chamada Aborto Elétrico tendo, em sua formação: Renato Russo (guitarra e voz), André Pretorius (guitarra) e os irmãos Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo). 

Juntos, realizaram vários shows em Brasília, cantando canções próprias como "Fátima", "Música Urbana", "Que País É Este?" e "Veraneio Vascaína". Em 1980, Renato sai do grupo e é substituído por Ico Ouro-Preto. Em 1982, a banda Aborto Elétrico encerra suas atividades definitivamente com uma apresentação especial de Renato junto com os demais integrantes. 

No mesmo ano, Fê e Flávio se juntam a Dinho Ouro-Preto e formam a banda Capital Inicial meses depois, e Renato Russo, após cantar um período sozinho, cria a banda Legião Urbana junto com Marcelo Bonfá (bateria) e Eduardo Paraná (guitarra), sendo logo substituído por Dado Villa-Lobos. 

Os primeiros meses após a assinatura do contrato com a gravadora EMI foram conturbados com Renato chegando a tentar suicídio ao cortar seus pulsos por conta do fim de um relacionamento. Em 1984, o baixista Renato Rocha entra na formação e preparam a gravação do primeiro disco lançado no mesmo ano, marcando o início da carreira promissora da Legião Urbana. Renato Rocha fica na banda até 1988, meses antes do término das gravações do disco As Quatro Estações. Neste período, Renato relaciona-se com uma modelo com quem tem um filho chamado Giuliano que passa a ser cuidado pela mãe de Renato, após a morte da modelo em um acidente automobilístico quando Giuliano tinha apenas 1 ano de idade.

No ano de 1989, Renato Russo comprova ser portador do vírus HIV, mas nunca tornou pública sua doença e tentou o segundo suicídio. No ano seguinte, declara-se homossexual, surpreendendo os amigos mais íntimos. Em 1994, Renato Russo gravou seu primeiro disco solo intitulado Stonewall Celebration, com a participação do amigo, músico, arranjador e produtor Carlos Trilha, cantado em inglês, e doa metade do que arrecada com as vendas à Campanha Contra a Fome e pela Cidadania, do sociólogo Betinho. O disco solo Equilíbrio Distante, de 1995, também produzido por Carlos Trilha e cantado em italiano, foi considerado brega pela crítica, mas chegou a vender mais de 540 mil cópias.

Com a Legião Urbana, Renato Russo gravou 11 discos, entre eles, A Tempestade, concluído quatro meses antes de sua morte no Rio de Janeiro, aos 36 anos de idade no dia 11 de outubro de 1996. Após sua morte, foi lançado um cd póstumo - O Último Solo - em 1997.

A vida de Renato Russo inspirou o filme "Somos Tão Jovens", de Antônio Carlos da Fontoura, estrelado pelo ator Thiago Mendonça e que estará nas telas dos cinemas nacionais no dia 30 de maio de 2013.




Legião Urbana - Faroeste Caboclo


Clipe da apresentação no Acústico MTV com um dos clássicos da Legião Urbana. A estória de João de Santo Cristo retratada em mais de 9 minutos da canção "Faroeste Caboclo", que faz parte do disco Que País É Este?, de 1987.

A música "Faroeste Caboclo" virou tema para o filme homônimo dirigido por René Sampaio e que vai estrear nas telas do cinema em todo o país no dia 30 de maio de 2013, estrelado e protagonizado pelos atores Fabrício Boliveira e Ísis Valverde.

Homenageado do Dia: Legião Urbana


Legião Urbana - Geração Coca-Cola

Uma das maiores e mais influentes bandas de rock nacionais surgidas na década de 1980 e que marcou uma geração da juventude brasileira pelas suas canções. Legião Urbana é a Homenageada do Dia deste domingo.