16 de mai. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 131



Instrumento musical descendente das antigas violas de braço, o violino apareceu sob sua forma característica em meados do século XVI.

Sendo provido de um braço, cujas cordas, no total de quatro (sol, ré, lá mi), se ferem com um arco, o violino possui um timbre agudo e estridente, sendo um dos principais instrumentos que regem uma orquestra (o "spalla" é o líder do naipe de primeiros-violinos, sendo o comandante da orquestra depois do maestro). A família dos violinos é composta por: violino propriamente dito, viola, violoncelo e contrabaixo. Há outros tamanhos de violinos de estudo para crianças.

Os primeiros violinos foram construídos em Füssen, na Baviera (Tieffenbrucker), e na Itália, em Bréscia (Gasparo da Salo) e em Cremona (A. e N. Amati). Os mais célebres luthiers foram notadamente os Gagliano, C. F. Gand, A. Guarneri, L. Guersan, A. Stradivari, entre outros. A escola italiana perdeu sua preeminência no século XIX em favor de Paris, na França.

Contudo, foi o compositor e violinista italiano Niccolò Paganini (1782-1840) quem revolucionou a arte de tocar violino, deixando a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário