12 de mai. de 2013

Renato Russo: O Trovador Solitário

Renato Russo - Strani Amori

Músico e compositor carioca radicado em Brasília, nascido no dia 27 de março de 1960, Renato Manfredini Júnior nasceu na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e viveu dos 7 aos 10 anos de idade em Nova York, nos Estados Unidos, para onde seu pai, que é funcionário do Banco do Brasil, foi transferido.

De volta ao Rio de Janeiro, muda-se com a família para Brasília-DF, aos 13 anos. Começa a trabalhar aos 15 anos como professor de inglês na capital federal. Em 1977, Renato conheceu o guitarrista André Pretorius e formam, em 1978, a banda punk chamada Aborto Elétrico tendo, em sua formação: Renato Russo (guitarra e voz), André Pretorius (guitarra) e os irmãos Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo). 

Juntos, realizaram vários shows em Brasília, cantando canções próprias como "Fátima", "Música Urbana", "Que País É Este?" e "Veraneio Vascaína". Em 1980, Renato sai do grupo e é substituído por Ico Ouro-Preto. Em 1982, a banda Aborto Elétrico encerra suas atividades definitivamente com uma apresentação especial de Renato junto com os demais integrantes. 

No mesmo ano, Fê e Flávio se juntam a Dinho Ouro-Preto e formam a banda Capital Inicial meses depois, e Renato Russo, após cantar um período sozinho, cria a banda Legião Urbana junto com Marcelo Bonfá (bateria) e Eduardo Paraná (guitarra), sendo logo substituído por Dado Villa-Lobos. 

Os primeiros meses após a assinatura do contrato com a gravadora EMI foram conturbados com Renato chegando a tentar suicídio ao cortar seus pulsos por conta do fim de um relacionamento. Em 1984, o baixista Renato Rocha entra na formação e preparam a gravação do primeiro disco lançado no mesmo ano, marcando o início da carreira promissora da Legião Urbana. Renato Rocha fica na banda até 1988, meses antes do término das gravações do disco As Quatro Estações. Neste período, Renato relaciona-se com uma modelo com quem tem um filho chamado Giuliano que passa a ser cuidado pela mãe de Renato, após a morte da modelo em um acidente automobilístico quando Giuliano tinha apenas 1 ano de idade.

No ano de 1989, Renato Russo comprova ser portador do vírus HIV, mas nunca tornou pública sua doença e tentou o segundo suicídio. No ano seguinte, declara-se homossexual, surpreendendo os amigos mais íntimos. Em 1994, Renato Russo gravou seu primeiro disco solo intitulado Stonewall Celebration, com a participação do amigo, músico, arranjador e produtor Carlos Trilha, cantado em inglês, e doa metade do que arrecada com as vendas à Campanha Contra a Fome e pela Cidadania, do sociólogo Betinho. O disco solo Equilíbrio Distante, de 1995, também produzido por Carlos Trilha e cantado em italiano, foi considerado brega pela crítica, mas chegou a vender mais de 540 mil cópias.

Com a Legião Urbana, Renato Russo gravou 11 discos, entre eles, A Tempestade, concluído quatro meses antes de sua morte no Rio de Janeiro, aos 36 anos de idade no dia 11 de outubro de 1996. Após sua morte, foi lançado um cd póstumo - O Último Solo - em 1997.

A vida de Renato Russo inspirou o filme "Somos Tão Jovens", de Antônio Carlos da Fontoura, estrelado pelo ator Thiago Mendonça e que estará nas telas dos cinemas nacionais no dia 30 de maio de 2013.




Nenhum comentário:

Postar um comentário