29 de ago. de 2014

Momento Flashback: Modern English


Modern English - I Melt Wish You

Formado em Colchester (UK) em 1979, o Modern English foi originalmente uma banda punk chamada Lepers. Contando com Robbie Grey (vocais, guitarra), Gary McDowell (guitarra) e Richard Brown (bateria), o Lepers tocava frequentemente em festas. Depois que Mick Conroy (baixo) e Stephen Walker (teclados) foram recrutados para o line-up, mudam o nome da banda Modern English. 

Inspirados pelo estilo sombrio do Bauhaus e da “cold wave”, o Modern English assinou com o selo 4AD e gravou os singles “Swans on Glass” e “Gathering Dust” antes de lançar em 1981 LP Mesh and Lace. O álbum é pouco compreendido pela crítica: alguns gostaram outros ficaram confusos com o que fora apresentado. Um ano mais tarde, o grupo lapidou o seu som, deixando de lado as experimentações “góticas” de lado no álbum After the Snow

“I Melt With You” foi incluída na trilha sonora de Valley Girl (filme de 1983) e a exibição do seu clip foi ampla. Embora “I Melt With You” não tenha alcançado o Top 40 nos EUA, After the Snow vendeu mais de 500.000 cópias. Entretanto, o álbum posterior Ricochet Days (1984) foi um fiasco.

Pressionados pelo selo americano Sire Records para emplacar um novo hit e fazer uma exaustiva tour, o Modern English começou a se despedaçar; Walker e Brown debandam. Grey continuou gravando com outros integrantes. Nos anos 90, “I Melt With You” volta a fazer sucesso devido sua inclusão nos anúncios da rede de fast food Burger King. Em 1995 retornou com novos integrantes e continuando em atividade até hoje.
--------------------------------------------------
Fonte: Lastfm (com adaptações).

28 de ago. de 2014

MPB Instrumental: Leo Gandelman


Leo Gandelman - Sem Destino

Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista Leo Gandelman alcançou um patamar inteiramente único no Brasil – e raro até mesmo mundo afora – é adorado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB. Da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara.

Na verdade, Leo Gandelman ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na musica popular e instrumental.

Saxofonista, arranjador e produtor, Leo Gandelman é hoje um dos mais influentes músicos no Brasil. Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional. Desde então, Leo vem se dedicando intensamente à carreira, tendo participado em mais de oitocentas gravações. Iniciou sua carreira artística solo no ano de 1987 inspirando-se principalmente na música brasileira e no jazz, sempre com clara versatilidade e criatividade.

Estas são marcas registradas que fizeram com que ele fosse eleito durante quinze anos consecutivos o “melhor instrumentista brasileiro” pelo concurso “Diretas na Música” do Jornal do Brasil. Seu trabalho também foi lançado com grande sucesso nos Estados Unidos, onde Leo desenvolveu uma carreira notável, com direito a seis temporadas de casa cheia no Blue Note de Nova Iorque.

Com o trânsito fluente entre o Jazz e o clássico, participou como solista no ano de 2001, dos concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira no Lincoln Center e no Central Park. Voltando ao Brasil, Gandelman também foi solista da Orquestra Sinfônica da Bahia, de Ribeirão Preto, entre outras. Em 2003, se apresentou com a OSESP sob a regência do maestro John Nashling. Em 2004, Leo Gandelman foi convidado pela Orquestra Sinfônica de Brasília para tocar para o presidente Lula e convidados do governo. E em 2006 gravou um CD/DVD com a Orquestra Sinfônica da Petrobrás, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, do Concertino de Radamés Ganattali que foi lançado pela Rádio MEC.

Leo já gravou dez discos ao longo de sua carreira solo, tendo vendido mais de quinhentas mil cópias. Nos últimos anos tem realizado workshops e participado de diversos festivais em todo país. Com o CD Radamés e o Sax, Leo Gandelman ganhou do prêmio TIM 2007 como melhor disco instrumental e melhor produtor. Leo também já fez parcerias com Egberto Gismonti, Toninho Horta, Wagner Tiso , César Camargo Mariano, Chucho Valdez, Bernard Purdie entre outros grandes artistas da música brasileira.

Leo Gandelman também foi, durante quatro anos, curador e diretor musical do Festival Buzios Jazz e Blues. No final de 2008 lançou o CD e DVD Sabe Você, uma linda releitura de baladas brasileiras contando com participações especiais de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro. Em 2009 participou do “Moscow City Jazz Festival” e foi também a Caracas (Venezuela) onde, sob a regência de Issac Karabitchevsky, foi solista convidado da Orquestra Jovem de Caracas.

Em 2010 excursionou pela Espanha, Rússia e Itália com seu quarteto, além de participações em festivais de jazz no Brasil. Em 2011 lançou seu selo independente Saxsamba e o CD Origens, concertos para sax e piano. Em 2012 lançou o CD e DVD autoral Vip Vop, pelo seu selo Saxsamba, que foi também lançado na Europa pelo selo “Far Out recordings”, recebendo ótimas críticas e excelente visibilidade. A música “Vip Vop” foi escolhida como tema da novela “Guerra dos Sexos” da Rede Globo.

No ano de 2013, Leo Gandelman se dedicou à turnê de VIP VOP, a projetos especiais com orquestras e também ao lançamento do disco Ventos do Norte, cujo projeto é uma homenagem aos saxofonistas nordestinos que tiveram importância fundamental na construção da linguagem do saxofone brasileiro. Em 2014, continua os shows de “Vip Vop”, dedica-se aos seus projetos com orquestras e lança do disco Música de Fronteira ao lado do pianista Eduardo Farias.
-------------------------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial.

27 de ago. de 2014

Curiosidades sobre Bee Gees


Bee Gees - Stayin' Alive

O grupo inglês Bee Gees surgiu em 1958 na Ilha de Man, no Reino Unido. A formação que o consagrou era composta pelos irmãos Barry Gibb, o mais velho, e os gêmeos Robin e Maurice. 

Eles lançaram o single "New York Mining Disaster 1941" em 1967 e muita gente achou que os Beatles estavam cantando, o que ajudou a banda. No mesmo ano, o Bee Gees teve sua primeira música de sucesso mesmo – "Massachusetts". Iniciava-se aí uma fase de hits românticos como "To Love Somebody", "Words" e "I Started a Joke"

O trio se afastou na virada para a década de 70, mas logo se reuniu e lançou 2 Years On, com o grande hit "Lonely Days". Em 1975, os Bee Gees compuseram e interpretaram parte das canções de Saturday Night Fever, trilha do filme Os Embalos de Sábado à Noite e um clássico da Era Disco. Com faixas como "Stayin´Alive" e "Night Fever", o álbum se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos. 

Em 2003, Maurice morreu, com apenas 53 anos. Seis anos depois, Barry e Robin voltaram a trabalhar a “marca” Bee Gees. Em sua carreira, ganharam nove prêmios Grammy e é uma das bandas que mais arrecadaram na história da música. São considerados por grande parte da crítica musical a terceira maior banda da história pelo conjunto de sua obra (composições, produções e gravações), perdendo apenas para os Beatles e o Pink Floyd.
-------------------------------------------------------------
Fonte: Música (com adaptações)

24 de ago. de 2014

Sintonia::: Especial Yahoo



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Yahoo.

A banda Yahoo, ontem e hoje

Yahoo e Olívia Heringer - De Volta Pro Amor


Passando o ano de 1991 sem lançar nenhum disco, o Yahoo voltou em 1992 com o álbum Pára-Raio. Em 1994, o álbum Caminhos de Sol deu uma nova alavancada na carreira da banda, que desta vez, já não conta com o guitarrista e tecladista Marcelo Azevedo. 

Em 1996, já sem fôlego e com a popularização de ritmos como axé e sertanejo, a banda sai da grande mídia. Lançam o álbum Arquivo, sem tanta atenção da própria banda, que acaba se desfazendo e voltando suas atividades para seu estúdio de gravação, o Yahoo Studio, um dos mais requisitados estúdios de gravação e produção do Brasil.

Após dez anos sem gravar, em 2006 o Yahoo volta lançando o álbum Versões, que traz os maiores sucessos do hard rock em versões em português. O disco conta com músicas de bandas como Journey, Kiss e Poison. Em 2008, a banda lança um novo disco, Yahoo 20 Anos - Ao Vivo, em comemoração aos 20 anos de carreira. A canção inédita "De Volta Pro Amor" (com participação de Olívia Heringer) foi incluída na trilha sonora da telenovela Negócio da China, da tv Globo. Nesse meio tempo, o Yahoo grava a canção "Alô Menina", versão da música "Hey There Delilah", da banda Plain White T's.

Em 2010, Val Martins e Sergio Knust saem da banda. Em 2012, a banda lançou o CD/DVD Yahoo Flashnight - Ao Vivo com grandes sucessos nacionais e internacionais das décadas de 80 e 90, entre eles músicas compostas ou produzidas pela própria banda, além de músicas consagradas por outros grandes artistas como Creedence Clearwater Revival, Nazareth, Roupa Nova, Titãs, Nenhum de Nós, entre outros. Neste álbum, a banda conta com dois integrantes novos, Rodrigo Novaes e Ricardo Aspira. Desse modo, a banda voltou a ter duas guitarras, dando-lhe uma identidade mais rock. 

Ainda no ano de 2011, o Yahoo gravou a música "Tão Pouco" com a dupla sertaneja Alan e Alex, alcançando um sucesso razoável. Em 2012, O Yahoo lançou o single "500 Dias Juntos", chegando a tocar em algumas rádios do país. O mais recente trabalho da banda intitulado Yahoo 25 foi gravado em 2013, em comemoração aos 25 anos de carreira, sendo o primeiro disco de inéditas em dez anos, incluindo uma nova versão para o sucesso "Mordida de Amor".
----------------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia (com adaptações).

O início da banda Yahoo

Yahoo - Anjo

Inicialmente, Robertinho de Recife já era um artista consagrado no Brasil, reconhecido como um dos maiores guitarristas do país. Depois de fazer sucesso com sua banda de hard rock Metalmania desde 1984, resolveu criar uma nova banda em 1988, contando com os integrantes Zé Henrique (voz e baixo), Marcelo Azevedo (teclado) e Marcelão (bateria). Deu o nome de Yahoo.

O primeiro disco homônimo saiu no mesmo ano e já emplacou o primeiro grande sucesso com "Mordida de Amor", versão da música "Love Bites" da banda Def Leppard, incluída na trilha sonora da novela Bebê a Bordo, exibida pela tv Globo. Destaque também para as músicas "Delicious" e "Pra Você Voltar". Com exceção das versões de sucessos internacionais, Robertinho e Zé Henrique eram os responsáveis pela autoria das canções próprias da banda. 

A partir daí  fizeram várias apresentações nas tvs e com músicas amplamente executadas nas rádios de todo o país. Já reconhecido nacionalmente, a banda Yahoo lançou seu segundo disco em 1989 intitulado Oração da Vitória, com destaque para a música "Anjo", versão do sucesso da banda Aerosmith. A banda já contava com mais um integrante - o tecladista Val Martins - passando agora a ser um quinteto. 

Logo depois do lançamento do disco, Robertinho de Recife saiu da banda. Em 1990, os quatro integrantes remanescentes lançaram o álbum Yahoo 3, que teve como sucessos as músicas "Sonho Encantado", "Miragem" e "Veneno". No mesmo ano, participaram do filme Sonho de Verão, dirigido por  Paulo Sérgio de Almeida e com elenco formado pelos paquitos do Xou da Xuxa (tv Globo), Sérgio Mallando e outros. O guitarrista Serginho Knust, que tocava como músico de apoio, acabou sendo incorporado na formação oficial da banda meses depois.




Perfil de Robertinho de Recife, criador do Yahoo



Robertinho de Recife é um guitarrista, compositor, produtor, multi-instrumentista e arranjador musical brasileiro nascido em Recife, capital de Pernambuco. Por vezes chamado de Robertinho do Recife, seu nome real é Carlos Roberto Cavalcanti de Albuquerque, considerado por muitos como um dos grandes guitarristas do Brasil, sua trajetória no universo da música popular consagra-o como profissional de múltiplos talentos e iniciativas.

Começou a tocar ainda menino, sendo logo apontado como guitarrista prodígio. Aos 12 anos, já considerado virtuose, apresentava-se tocando até com os pés. Ainda como aluno de seminário, estudou música sacra.

No final dos anos 60, acompanhou alguns ídolos da "jovem guarda", como Rosemary e Wanderley Cardoso. Tocou em bandas pop nos Estados Unidos e também em transatlânticos em cruzeiros pela costa brasileira, sendo solicitado em modalidades como o blues, o jazz e o country.

No período em que foi músico de estúdio, tocava estilos radicalmente diversos ao acompanhar artistas como Jane Duboc, Agnaldo Timóteo, The Fevers e Hermeto Pascoal. Outras modalidades que também tocou, incluem o heavy metal e a música infantil (destaque para "O Elefante" ao lado de Emilinha). Na ocasião do lançamento de seu disco Rapsódia Rock, em 1990, apresentava-se vestido de Mozart.

Em 26 de abril de 1985, Robertinho, juntamente com sua banda, o MetalMania, abriu um show para a banda norte-americana Quiet Riot em São Paulo. O mesmo ocorreu no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Em 1988, Robertinho fundou o grupo musical Yahoo, porém deixou a banda um ano e meio após sua fundação, em 1989. Robertinho de Recife teve o auge de sua carreira nos anos 70 e 80 e depois se dedicou a acompanhar artistas como Xuxa, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Raimundo Fagner.

Na atualidade, trabalha também como produtor musical em seu estúdio, o RR Studios, no Rio de Janeiro. Como guitarrista, Robertinho de Recife já participou em shows ou gravou com vários artistas internacionais, tais como: George Martin, Watchpocket, Stanley Clarke, Peter Tosh, Andy Summers (The Police), Deep Purple (quando este esteve no Brasil), Stewart Copeland (The Police), Quiet Riot (quando este esteve no Brasil), Steve Cropper, Miami Sound Machine, Phil Collen (Def Leppard), John Lee Hooker, Simon Kirke (Free), Bonnie Ratt, Arto Lindsay, Taj Mahal, Gilles Martin, Dr. John and the Night Tripper e Candy Shoes String.

Dentre os artistas nacionais com quem gravou destacam-se: Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Raimundo Fagner, Hermeto Pascoal, Sivuca, Elba Ramalho, Amelinha, Luis Melodia, Dominguinhos, Zeca Baleiro, Luís Caldas, Frank Solari, Moraes Moreira, Orlando Morais,Yahoo (no qual foi integrante-fundador), Xuxa, Martinho da Vila, Marisa Monte, Gal Costa, Tânia Alves, Pepeu Gomes, Wagner Tiso, José Augusto, Agnaldo Timóteo, Elymar Santos, entre outros.
----------------------------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial de Robertinho de Recife.

Yahoo - Caminhos de Sol


Última grande canção da banda Yahoo ainda no auge, que fez sucesso em 1994 ao ser incluída na trilha sonora da novela A Viagem, exibida pela tv Globo. Faz parte do disco homônimo lançado no mesmo ano.

Homenageado do Dia: Yahoo

Yahoo - Mordida de Amor

Uma das bandas pops que mais fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 1990, Yahoo é a Homenageada do Dia aqui no blog.